Tudo pronto para o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista

Brasília –  Começa na próxima quarta-feira (12) um dos mais aguardados eventos já realizados para os profissionais da contabilidade do País: o Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). Com o lema “Mulher: energia, conhecimento e arte”, o evento reunirá cerca de dois mil participantes, que discutirão, de 12 a 14 de agosto, temas relevantes com análises do cenário contábil mundial.

Para a coordenadora nacional do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, Maria Clara Cavalcante Bugarim, “nesses 24 anos de engajamento e amor à profissão, chegamos nesta edição com a certeza de que estamos trilhando um caminho de muitas conquistas”.

Maria Clara revela, ainda, que foi com o projeto Mulher Contabilista, idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que o movimento ganhou força ao destacar o papel e a importância da mulher no contexto social. “Tanto as mulheres quanto os homens são responsáveis pelo sucesso do Encontro. O que faz a diferença é o nosso orgulho em discutir temas tão importantes que impactam no dia a dia de muitos profissionais”, revela.

Além do local privilegiado, ao lado das Cataratas do Iguaçu, o evento também conta com o destaque de uma aprimorada programação. Alguns exemplos são a palestra “Mulheres são Líderes Geradoras de Saúde e Felicidade”, o com cirurgião cardiovascular Fernando Lucchese; e o painel “Governança e Sucessão em Empresas Familiares”, que terá como painelistas Ana María Elorrieta, membro do Board da International Federation of Accountants (Ifac), e Sâmia Msadek, diretora de Governança Global de Prática do Banco Mundial. Outros nomes que podem ser destacados são Olivia Kirtley, presidente da Ifac; Svetlana Klimenco, especialista em Gestão Financeira do Banco Mundial; e Sônia Guimarães, professora doutora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outros.

Segundo a organização do encontro, ainda há vagas disponíveis. Informações sobre inscrição e programação podem ser obtidas no site www.encontromulher.com.br.

Presença feminina na contabilidade cresce a cada ano

No Brasil a presença feminina na contabilidade deu um salto nos últimos 11 anos. Em 2004 elas representavam 29% dos profissionais da contabilidade; hoje já são 42%. “Em breve deveremos ser maioria da categoria, visto que em 2012 58% das inscrições nos cursos de bacharel em contabilidade eram do sexo feminino, segundo dados do Ministério da Educação”, conta Maria Clara Cavalcante Bugarim.

Aplicativo para smartphone

Nesta edição, os participantes do encontro contarão com uma iniciativa inédita: um aplicativo compatível com o sistema operacional Android. O app traz informações importantes, como o local do evento, programação, quem são os palestrantes e as rotas de transportes. “O app tem o objetivo de facilitar o acesso às informações e, certamente, trará mais conforto aos participantes do ENMC”, avalia Maria Clara.

O aplicativo está disponível na Google Play  e no site do encontro www.encontromulher.com.br.

 

Por Fabrício Santos – Comunicação CFC

chat