CFC abre audiência pública para três Normas Brasileiras de Contabilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) pôs em audiência pública a atualização de três normas relativas à auditoria e à asseguração. Elas foram revisadas pela Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), entidade responsável por editar as normas internacionais de auditoria (Isas, na sigla em inglês). O Brasil, desde 2010, adotou as normas internacionais e, por isso, precisa promover sua atualização ao mesmo tempo em que a Ifac a realiza. Os textos modificados foram os da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria Estrutura Conceitual (NBC TA – Estrutura Conceitual), da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3000 (NBC TO 3000) e da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Asseguração 3420 (NBC TO 3420).

De acordo com a vice-presidente técnica do CFC, Verônica Souto Maior, as mudanças não são de conteúdo, buscam em sua grande maioria melhorar a apresentação dos temas. “Detalhamos os itens para torná-los de fácil identificação pelos profissionais”, explica. Ela esclarece ainda que a atualização da NBC TO 3420 se fez necessária apenas para se adequar às alterações realizadas nas duas outras normas.

A NBC TA – Estrutura Conceitual traz referências sobre o que deve estar contido em trabalhos de auditoria, revisão e asseguração. A NBC TO 3000 trata dos trabalhos de asseguração que são diferentes dos de auditoria e de revisão de informações financeiras históricas. Nessa revisão, foi incluído, como trabalho de asseguração, o de atestação. A NBC TO 3420 trata da compilação de informações financeiras pro forma.

Os textos estão disponíveis no site do CFC, no banner Audiência Pública, e podem ser consultados em http://migre.me/rjX2P. As sugestões devem ser enviadas até 23 de setembro de 2015, para o e-mail ap.nbc@cfc.org.br.

 

Fonte: CFC Conselho federal de contabilidade

chat