CACHOEIRO MARCA PRESENÇA NA XVII BIENAL INTERNACIONAL DO RIO 2015

Os gestores públicos, de ONGs e outras entidades do terceiro setor e ainda os profissionais da administração pública, bem como os cidadãos já podem contar com um manual para entender o orçamento público. Foi publicado em Cachoeiro de Itapemirim livro intitulado Classificação Econômica da Despesa Pública – Manual Comentado, Compilado e Anotado. “É importante observar que o livro completa-se em duas seções distintas. Uma parte explicativa sobre o orçamento público – explicando o que é, como funciona e como dirige as ações do governo. E uma segunda parte voltada aos profissionais contábeis e a todos aqueles que elaboram ou executam o orçamento público e que necessitam de um material detalhando cada conta de despesa” – explica um dos autores, Gecileno Luiz de Oliveira.

Marco Antonio Poubel da Silva, outro autor da obra, esclarece: “A amplitude da obra pode ser estendida também a pesquisadores e estudantes universitário, já que possuem referências e apontamentos sobre leis e normas que regem os trabalhos de orçamento na administração pública”.

“O livro parte da experiência profissional do dia-a-dia” – explica Luciano Morisco Ribeiro, também autor da obra. “As contas orçamentárias explicadas na obra foram amplamente pesquisadas e seu caráter de aplicação foi verificado em situações práticas. O laboratório de experiências foi, de fato, o trabalho exercido na profissão dos autores” – completa.

Impresso em formato 21×28, o livro conta com linguagem acessível e fluida ao leitor, conduzindo o pensamento de forma natural para entendimento do orçamento público e sua importância para o governo e a sociedade. Conta ainda, em sua segunda parte, com tabelas explicativas de contas orçamentárias, facilitando a consulta aos elementos de despesa que compõem a linguagem dos anexos do orçamento. Por isso, torna-se ferramenta de uso cotidiano a servidores envolvidos em processos de construção e operacionalização do orçamento, gestores e demais agentes que desejam ou necessitam realizar consultas ao orçamento público – tais como agentes sociais, culturais e filantrópicos.

A obra participa da XVII Bienal Internacional do Livro do Rio em 2015. O evento acontecerá de 03 a 13 de setembro de 2015 e configura-se como o maior evento literário do país. Para se ter uma ideia da amplitude do evento, 660 mil pessoas visitaram a Bienal durante os onze dias da edição de 2013.

Para o ano de 2015, a décima sétima edição terá aumento no investimento, na programação cultural e contará com maior espaço para a circulação do público. A edição bateu recordes de inscrição para visitação escolar, com preenchimento de 145 mil vagas para alunos das redes públicas e particular em apenas uma hora – conforme informa o sítio oficial do evento.

“Para nós é uma satisfação muito grande participar da Bienal e uma honra estar levando e elevando o nome de nossa região para um evento internacional” – comemoram os autores. “Também a oportunidade de difusão do conhecimento contábil, notadamente o aplicado ao setor público enriquece esta experiência” – completam os mesmos.

Todos os autores trabalham no Município de Cachoeiro de Itapemirim e contam com ampla experiência profissional na área. A obra, já disponível ao público, pode ser consultada pelo endereço www.facebook.com/gecileno ou adquirida diretamente do “site” da editora, acessando a seção de Contabilidade pelo endereço www.perse.com.br ou clicando no “banner” da Bienal Internacional do Rio 2015. Pode ainda ser adquirida na Livraria Cia do Saber no Edifício Primus, no centro de cidade.

Outras informações:

www.facebook.com/gecileno

http://gecileno.wix.com/gecileno

http://www.perse.com.br/novoprojetoperse/bienal-rio-2015-confirmados.aspx

 

Fonte: RELEASE JORNAL FATO – Cachoeiro de Itapemirimn

chat