Dia do Contador: Presidente do CRCES parabeniza e reconhece

Leia o artigo de parabenização do presidente do CRCES, em virtude do Dia do Contador:

22 de setembro – Dia do Contador

Momento de parabenização e de reconhecimento

O Sistema CFC/CRCs comemora duas datas importantes todo ano: 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, cujos homenageados são os contadores e os técnicos em contabilidade, e o dia 22 de setembro, Dia do Contador.

Apesar de sabermos que os profissionais merecem reconhecimento e parabenização ao longo de todo ano, pelos trabalhos desempenhados no auxílio da gestão das empresas e no funcionamento do Estado, é preciso que saibam que são importantes, por isso, essas datas são momentos oportunos para expressarmos nosso reconhecimento.

Não obstante, esses momentos também são importantes para refletirmos como estamos atuando perante a sociedade e perante os nossos pares, já que a finalidade do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo (CRCES) é registrar e fiscalizar os profissionais e, com isso, garantir que a sociedade seja atendida por contadores ou técnicos em contabilidade habilitados para os serviços, que devem ser baseados observando-se as Normas Brasileiras de Contabilidade.

É importante destacar também que além de registrar e fiscalizar os profissionais, o CRCES possui o objetivo de oportunizar educação continuada aos profissionais, visando a sua atualização e capacitação, frente às mudanças constantes na legislação. Por isso estamos realizando muitas capacitações voltadas para o Sped, o eSocial e, mais recentemente, a Escrituração Contábil Digital e Fiscal (ECD e ECF), cujo prazo para envio de informações, deste último, por parte das empresas, encerra-se dia 30 de setembro.

Por outro lado, assim como acontece com as eleições municipais, estaduais e federais, neste ano serão realizadas, nos dias 17 e 18 de novembro, eleições no Sistema CFC/CRCs, para escolher 1/3 (um terço) dos Conselheiros que farão parte da gestão do Órgão e que desempenham suas funções de forma voluntária. Assim, mais do que uma obrigação, o profissional em situação regular perante o CRCES tem um direito garantido, que é o de votar e poder escolher os destinos da classe contábil capixaba.

Por fim, agora que já explicamos para que o CRCES existe – registrar, fiscalizar e promover a educação continuada – e por que trabalhamos em prol da sociedade, ficou claro que somos uma autarquia com funções diferentes dos sindicatos e das associações de contabilidade, que, de modo geral, existem para defender os interesses da classe contábil, tais como piso salarial, convênios para promoção de descontos para a classe, entre outros. Mas, vale lembrar que, apesar de funções distintas, tanto o CRCES, quanto associações e sindicatos de contabilidade realizam diversas ações em parceria, visando como objetivo comum: a valorização do Profissional de Contabilidade.

Mais uma vez parabenizo, em nome do CRCES, os contadores pelo seu dia e pela ética com que conduzem seu trabalho no estado.

 

Carlos Barcellos Damasceno – Contador, empresário e presidente do CRCES

chat