Artigo: 22 de setembro, Dia do Contador

Jair Gomes de Araujo - Crédito_Andreia Naomi.

Jair Gomes de Araújo

Há exatamente 70 anos, o dia 22 de setembro foi instituído como o Dia do Contador, por ter sido criado, nesta data, o curso de graduação em Ciências Contábeis. De lá pra cá, muita coisa mudou, mas um fato é certo: celebrar o Dia do Contador é uma enorme honra neste momento tão especial para a profissão que está em plena ascensão devido, principalmente, ao advento do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped, bem como do surgimento acelerado das micro e pequenas empresas em todo o território nacional.

Hoje a profissão é vista como um instrumento de controle do patrimônio das empresas e dos órgãos governamentais. Literalmente, a Contabilidade se tornou a alma da empresa, independentemente do porte ou segmento.

Com as normas internacionais de contabilidade (International  Financial Reporting Standards – IFRS e o Sped, que veio, literalmente, para revolucionar a forma de prestação de contas, não deixando mais espaços para o famoso jeitinho brasileiro, houve uma verdadeira reviravolta na profissão, afinal ambas estimularam profissionais e aspirantes à profissão a estudarem e se atualizarem sobre o assunto, se adaptando o mais rápido possível para conscientizar os empresários a modificarem os procedimentos operacionais internos que influenciam no processo de contabilização.

No ano passado, uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half apontou que a área de Contabilidade está em alta no mercado brasileiro. Portanto, não restam dúvidas de que os profissionais da área têm que olhar para o presente e, principalmente, para o futuro, já que a globalização dos mercados, a formação dos blocos econômicos e a tecnologia trouxeram grande leque de oportunidades para todos nós.

Hoje, nenhum profissional da Contabilidade pode se dar ao luxo de observar ao seu redor e acreditar que basta fazer uma Contabilidade voltada somente para o lado regional. Muito pelo contrário: é de praxe ampliar os horizontes e pensamentos, uma vez que as mudanças dos conhecimentos e informações contábeis têm acontecido numa velocidade assustadora e os fiscos das três esferas de poder editam e publicam, quase que diariamente, Medidas Provisórias, Leis, Decretos, Instruções Normativas, Resoluções, Portarias, Atos Declaratórios, entre outras legislações que estão sempre na rotina profissional destes trabalhadores.

Diante de tantas novidades e adaptações, nós, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, acreditamos no potencial da Contabilidade e, principalmente, do contador brasileiro, na garra, na ética, no dinamismo e na força de vontade dos profissionais contábeis. Não é a toa que a área tem evoluído de forma considerável, mesmo em tempos difíceis como esses que estamos vivenciando neste ano, o que muito nos orgulha, já que todas as nossas ações e projetos, na Entidade, são direcionados aos colegas contabilistas, sempre com o propósito de aprimorar e desenvolver a profissão. Parabéns pelo dia 22 de setembro, parabéns contador que participa do processo de construção de um Brasil melhor.

* Por Jair Gomes de Araújo – presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP.

chat