Outubro Rosa: CRCES sedia palestra sobre prevenção do câncer

Nesta terça-feira, 06, a enfermeira Sinara Teixeira, que trabalha na ala de quimioterapia do Hospital Santa Rita, ministrou a palestra “Prevenção ao Câncer de Mama”, no Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES).

Cerca de 20 pessoas, a maioria funcionárias do CRCES, prestigiaram a palestra e aproveitaram o momento para tirar dúvidas sobre a doença e dividir depoimentos sobre casos de parentes e de conhecidos que tiveram câncer. A palestra também foi prestigiada pela conselheira do CRCES Jane Elcione Rissi.

 

DSCF7401_1024x768

Participantes da palestra

 

Segundo Sinara, a doença é, em seu estágio inicial, silenciosa, por isso a importância da prevenção. A enfermeira destacou ainda que muitas pessoas, em especial no interior, não têm acesso à informação e acabam procurando o médico quando o câncer já está em estágio avançado e não há mais tratamento para a cura, mas um paliativo para aumentar a vida do paciente.

Essa procura tardia aumenta o mito de que o diagnóstico de câncer é uma sentença de morte, o que não é verdade, já que dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 90% dos casos de câncer, quando diagnosticados no início, tem cura.

O câncer é considerado, hoje, uma epidemia mundial (INCA) e há vários fatores que podem aumentar a aparição da doença como a má alimentação, o sedentarismo, o tabagismo, entre muitos outros.

Para levar informação a todos sobre a importância da prevenção dos diversos tipos de câncer, em especial do de mama, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) divulga durante todo o mês de outubro a Campanha Outubro Rosa.

O CRCES apoia a campanha Outubro Rosa!

Por Fernanda Rossi – Assessora de Comunicação CRCES

chat