Mulheres são destaque no evento Elas nas Profissões

Seminário foi organizado pelos Conselhos Profissionais para o Dia Internacional da Mulher

Não faz muito tempo em que as mulheres não podiam votar, nem escolher a própria profissão no Brasil. Agora, em pleno século XXI, as lutas feministas permitiram tantas conquistas que elas precisam de equilíbrio para conciliar as vidas pessoal e profissional.  O Seminário Elas nas Profissões, organizado pelos Conselhos de Contabilidade, Economia, Administração, Engenharia, Química, Fisioterapia, Corretores de Imóveis e a Ordem dos Advogados, discutiu esse e outros dilemas das profissionais capixabas.

O evento foi iniciado com o painel “Como Gerenciar Vida Pessoal e Profissional de Forma Eficiente”, em que duas mulheres capixabas de destaque compartilharam suas experiências: a desembargadora da Justiça do Trabalho Ana Paula Taucedo Branco e a delegada-chefe da Polícia Civil do Espírito Santo Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno.

As duas mulheres poderosas e bem-sucedidas confessaram que não existe uma fórmula para conciliar uma carreira que exige tanto, com o desejo de ter uma família ou o cuidado com marido e os filhos. É, na verdade, um aprendizado diário em que vão desenvolvendo maneiras de organizar seu tempo, sem abrir mão dos próprios sonhos.

“Já tive que ser esposa, mãe, professora, comentarista, advogada e magistrada. Tudo isso traz muito desgaste, mas vale a pena porque são coisas que gosto de fazer, que me completam”, disse a desembargadora Ana Paula. E completou: “Sei o meu tamanho, mas também sei que sozinha eu não me basto. Aprendi isso com a família e com a igreja. Eu me realizo com meu trabalho, mas não me realizo completamente se não estiver com o outro, se não estiver com a minha família”, refletiu a desembargadora.  A fala serviu de alerta para que o desejo profissional da mulher não faça com que ela se isole e abra mão da vida emocional.

Já a delegada-chefe da Polícia Civil Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno lembrou que, no passado, uma mulher não podia escolher sua profissão e, para que houvesse mudanças, foi preciso muita luta. “O dia 8 de março marca também o dia de uma tragédia em que mulheres foram mortas. Se temos liberdade hoje, outras  prepararam nosso caminho antes”, disse.

 

Atração

A palestra motivacional de Leila Navarro foi a grande atração do evento, realizado no Vitória Gran Hall – em Vitória.  Há mais de 17 anos no mercado de palestras, não foi por acaso que Leila conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior, e se tornou a palestrante mulher de maior sucesso no país.

Com alegria e irreverência, Leila contou casos de sua vida para ensinar que é preciso sempre manter o otimismo e pensar grande, “sair da caixinha”, com ela disse. A palestra “Como virar o jogo e ser feliz na vida pessoal e profissional” uniu conteúdo, informação, humor inteligente e irreverência em um verdadeiro show voltado para mulheres que anseiam por autodesenvolvimento e melhoria do seu desempenho na vida pessoal, no trabalho, nos negócios, na carreira e nos relacionamentos.

 

Homenagens

Diversas profissionais das áreas de Contabilidade, Economia, Administração, Engenharia, Química, Fisioterapia e Direito foram homenageadas no Seminário “Elas nas Profissões”. Na área de Contabilidade, a representante do CRCES, conselheira Raquel Cristina Barbosa fez a homenagem a profissional Tereza Cristiana Brunelli.

Presidentes de Conselhos também marcaram presença como Eduardo Reis Araújo, do Conselho de Economia – Coren. “A cada dia vemos mulheres assumindo postos de liderança, e os homens precisam estar mais preparados para lidar com isso”, disse.  Também esteve presente o presidente do Conselho Regional de Química, Alexandre Vás Castro. Segundo ele, há 20 anos, as mulheres constituíam 20% do total de profissionais no Estado, número que dobrou em duas décadas.

chat