CRCES e Secretaria de Estado de Controle e Transparência firmam parceria

DSCF0770

O presidente do CRCES, Haroldo Santos filho, e o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, tiveram um encontro, no dia 1º de março, em que importantes parcerias foram firmadas. Também participou da reunião a subsecretária, Simony Pedrini Nunes Rátis, que também é Conselheira do CRCES.

Entre as ações, serão organizados seminário e workshops para que as ideias do Governo e do CRCES em prol de uma administração pública proba e transparente sejam multiplicadas e socializadas. Além disso, é plano, também, implantar um ranking de Prefeituras e Câmaras Municipais quanto a dois aspectos; em especial, aplicação da lei anticorrupção e cumprimento dos preceitos básicos quanto à boa prática da contabilidade pública.

TransparênciaS0590684 (2)

O presidente do CRCES, Haroldo Santos Filhos, apresentou as ações positivas que quer implantar para melhorar o processo de transparência. “Se o contador é o profissional responsável por orientar e direcionar, praticamente, toda a arrecadação tributária direta do país, nada mais justo que seja ele também aquele a acompanhar a aplicação desses recursos públicos”, disse Haroldo.

Para Marcelo Zenkner, muitas ações serão executadas a partir da conversa inicial com o CRCES. “Tivemos carta branca para implantar um ranking de Prefeituras e Câmaras Municipais quanto a dois aspectos; em especial, aplicação da lei anticorrupção e cumprimento dos preceitos básicos quanto à boa prática da contabilidade pública. Para tanto, serão utilizados dados públicos disponibilizados pelos próprios órgãos, analisando-os sob o olhar crítico com base nos critérios pré-estabelecidos pela Comissão de Contabilidade Pública de nossa autarquia. Mas, de maneira alguma, temos o objetivo de fazer um caça às bruxas”, explicou.

Segundo o secretário, a implantação do ranking será uma estratégia para estabelecer uma relação entre os entes públicos e o CRCES que, certamente, passará a ser referência como órgão regulador e orientador, auxiliando na importante missão de fomento à melhoria das informações públicas, bem como do uso responsável dos recursos oriundos da arrecadação pública. “Vamos ocupar um lugar que, embora estivesse vazio, sempre esteve reservado para nós contadores”, concluiu o presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho.

chat