Contribuintes podem apoiar projetos sociais na hora de declarar o Imposto de Renda

O período de entrega da declaração do Imposto de Renda já começou e até a data final, em 29 de abril, pessoas físicas de todo o país podem destinar até 3% do imposto aos FIAs (Fundos da Infância e do Adolescente) no momento da declaração. Mesmo quem destinou parte do imposto até o final de 2015 ainda pode contribuir, complementando o teto real de 6%.

Com essa destinação, os contribuintes estão apoiando políticas públicas, voltadas para crianças e adolescentes.

Para ajudar crianças e adolescentes, o contribuinte deve procurar o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de seu município, para ter acesso aos projetos que podem receber a contribuição.

Cabem aos Fundos financiar programas e ações com o objetivo de assegurar os direitos sociais dessas pessoas e criar condições de autonomia, integração e participação na sociedade.

O Sistema Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade (CFC/CRCs) realiza o Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que conta com profissionais contábeis voluntários cadastrados em todo o país. Esses profissionais estão comprometidos com questões sociais e com a disseminação de dados sobre a destinação do Imposto de Renda e a orientação de entidades do Terceiro Setor sobre como receber os recursos. A orientação aos contribuintes é uma das formas da classe contábil atuar voluntariamente.

Passo a passo para destinação

1- No programa da Receita Federal, acesse a aba “Resumo da Declaração”, selecione “Doações Diretamente na Declaração – ECA” e clique em “Novo”.

2- Clique na opção “Municipal”, em UF selecione “ES – E. Santo” e em município role a lista e clique no município de sua escolha.

3- Verifique o “Valor disponível para doação” e copie o número para o campo “Valor” acima. Clique “Ok”

4- Após registrar a doação, vá para aba “Imprimir” selecione “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”.

5- Clique duas vezes no item que irá aparecer na tela, imprima DARF e efetue o pagamento antes de 29 de abril de 2016.

Assim você fará a diferença!

Notícia relacionada: Destine seu Imposto de Renda para o FIA e contribua com projetos Sociais

Informações: Roberto Schulze – vice-presidente de Fiscalização do CRCES

chat