Reunião Pública do CRCES foi altamente prestigiada

CACA0874

A classe contábil capixaba se reuniu, com seus representantes e formadores de opinião, na noite de quinta-feira (12), para um inédito encontro: a Reunião Pública do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo, que se prestou a apresentar o Plano de Trabalho, baseado em seu planejamento estratégico, bem como a diretoria eleita para a gestão do biênio 2016/2017. O evento contou com a presença de importantes autoridades, como o governador Paulo Hartung; o deputado federal Lelo Coimbra; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade(CFC), José Martonio Alves Coelho; e a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, o presidente da Fenacon, Mário Elmir Berti e tantos outros.

Discursos

O presidente eleito, Haroldo Santos Filho, fez um discurso empolgante destacando a importância da Contabilidade para a transparência, combate à corrupção e para o desenvolvimento socioeconômico do país. Só no Espírito Santo, segundo o presidente, são cerca 1,5 mil organizações contábeis que empregam mais de 30 mil pessoas, direta e indiretamente.

Para Haroldo, os desafios a serem enfrentados são vários, entre eles, melhorar o controle social da entidade, atuar para que os profissionais tenham um maior escopo de atuação, além de ter uma participação mais decisiva nos rumos políticos e econômicos do estado e mesmo do País. Ao rechaçar qualquer nova possibilidade de aumento na carga tributária brasileira, disse: “Chega de Tributos! O recolhimento tributário no Brasil gira em torno R$ 2 trilhões e, mesmo assim, não temos direitos ao básico que garante a Constituição como Educação e Saúde. Temos que atuar no sentido de fiscalizar as contas públicas e mostrar que gestor bom é o que reduz o gasto público”, afirmou.

Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, por sua vez, expressou sua alegria em estar no Espírito Santo e de participar da posse. “Parabenizo o novo presidente, sua Diretoria e os novos Conselheiros. Tenho certeza de que todos estão trabalhando juntos para o desenvolvimento da categoria. Espero que alcancem mais êxitos”.

Já o governador Paulo Hartung lembrou que, como filho de contador, se sentia “em casa” num evento que reúne a categoria contábil. Hartung fez um agradecimento aos profissionais que atuam na área pública, mas também pediu ajuda ao CRCES com ideias e sugestões para melhorias dos órgãos públicos, como a Junta Comercial e a Secretaria de Fazenda. “Contamos com os profissionais da Contabilidade nesse tempo de reconstrução do País e das contas públicas. Não acredito em obra solitária, mas no trabalho coletivo e de equipe”, reforçou o governador.

Presenças Ilustres

Também participaram do evento o ex-presidente do CRCES, Gestão 2014/2015, Contador Carlos Barcellos Damasceno, a secretária da Fazenda do Estado do Espírito Santo, Ana Paula Vescovi; a presidente do SESCON – ES, Dolores de Fátima Zamperline; o presidente do Sindicato dos Contabilistas do Espírito Santo, Gilberto Rosa; o Conselheiro decano, João Adoris Pandolfi, e o detentor da Comenda Contabilista Emérito Elmo Lopes da Cunha (1998), o senhor João Valdir Stelzer.

 

A Reunião Pública, que foi realizada no Itamaraty Hall, em Vitória, foi aberta pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Camerata Sesi, que também fez a execução do Hino Nacional. Após solenidade de posse e dos discursos das autoridades, foi servido um coquetel.

 

 



chat