DELEGAÇÃO CAPIXABA FOI PRESENÇA MACIÇA NO 20º CBC EM FORTALEZA

O Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), considerado o maior evento da área contábil do País, acontece a cada quatro anos. Neste ano de 2016, a 20ª edição teve como lema “Contabilidade: Transparência para o Controle Social”, sendo realizada em Fortaleza, que, além de capital do Ceará, recebeu o título carinhoso de cidade do “Saber Contábil”.

Durante os dias 11 a 14 de setembro, os congressistas, cerca de 8 mil entre profissionais e estudantes, tiveram a oportunidade de participar de palestras, painéis, fóruns, workshops, encontro e até de um talk show. Como forma de atualização e capacitação profissional, sempre capitaneados por renomados profissionais da área contábil nacional e internacional, foram apresentados temas relevantes e de interesse para a classe contábil.

11set16_20_cbc_abertura-116     11set16_20_cbc_abertura-54

11set16_20_cbc_abertura-92      11set16_20_cbc_abertura-207

11set16_20_cbc_abertura-154      11set16_20_cbc_abertura-194

11set16_20_cbc_abertura-189      11set16_20_cbc_abertura-210

11set16_20_cbc_abertura-228

14set16_20_cbc-111      13set16_ph_20_cbc-118

11set16_20_cbc_abertura-245

dscf0710

14set16_20_cbc-129   14set16_20_cbc-114

O 20º CBC promoveu espaço propício para o intercâmbio de experiências e para construção de networking entre autoridades da contabilidade, empresários e profissionais. E, para os acadêmicos e estudantes, não faltou foco no conhecimento e na pesquisa, sendo apresentado o que há de mais novo no cenário contábil.

academia    raf_6030

Para fomentar a interação entre os participantes, a Feira de Negócios e Oportunidades do 20º CBC foi um espaço estratégico, local em que empresas prestadoras de serviços para área contábil estiveram presentes, junto com os estandes dos Conselhos Regionais, proporcionando a troca de ideias e experiências com o público. No mesmo ambiente, aconteceram momentos culturais e de lazer. Os receptivos dos estandes atuavam como “Relações Públicas”, dialogando e estabelecendo de forma descontraída novas relações profissionais e de amizade.   .

14set16_20_cbc-22    12set16_20_cbc_stand-22

14set16_20_cbc-18

PARTICIPAÇÃO CAPIXABA

A delegação capixaba se fez presente nas diversas atividades do Congresso. Foram 147 inscrições entre profissionais e alunos do Curso de Ciências Contábeis. Também participaram 16 Conselheiros, 4 delegados, 1 profissional sorteado no concurso e 11 funcionários.

O Espírito Santo não teve a maior delegação no evento, título que ficou para o estado do Pará, com o maior número de inscritos. Mas, certamente, sempre havia pelo menos um congressista capixaba em uma das 190 Atividades Técnicas e Científicas ou atuando como agente integrador no pavilhão da feira.

dscf0669

13set16_20_cbc_stand_moqueca-6     13set16_20_cbc_stand_moqueca-9

dscf0677

13set16_20_cbc_stand_moqueca-48     13set16_20_cbc_stand_moqueca-49

13set16_20_cbc_stand_moqueca-12   12set16_20_cbc_stand-55

13set16_20_cbc_stand_moqueca-54     13set16_20_cbc_stand_moqueca-32

13set16_20_cbc_stand_moqueca-40     13set16_20_cbc_stand_moqueca-60

Com generoso espaço físico e estrategicamente posicionado o estande do CRCES esteve lotado por várias vezes. Todos queriam experimentar a moqueca capixaba e ver as belas imagens de praias e montanhas do Espírito Santo. Cordialidade e simpatia foram as marcas do staff, que recepcionou e fez do estande um ponto de encontro de outras delegações.

Um enorme backdrop com mais de quatro metros de altura ostentava a beleza natural de Pedra Azul e anuncia a XXIV Convenção do CRCES. Estrategicamente, serviu de fundo para diversos registros fotográficos. Muita gente aproveitou para ficar um pouco mais e degustar novamente uma porção da moqueca capixaba.

1   3

2

4   6

7

8

5   13set16_20_cbc_stand_moqueca-5

9

FENÔMENO

Subindo as escadas rolantes em direção ao mezanino, a movimentação era intensa: muitos congressistas querendo se apropriar do conhecimento. As salas abrigavam até 500 congressistas cada, com novos ouvintes chegando a todo momento. Foi numa dessas salas que, no dia 12 de setembro (segunda-feira), o contador e palestrante Haroldo Santos Filho apresentaria o Workshop – Técnicas de Elaboração de Contrato de Prestação de Serviços Contábeis: como Blindar seu Negócio e ser Feliz.

Mais de 500 congressistas sentados, em pé e até espalhados pelo chão acompanhavam as dicas práticas de como blindar seu negócio e ser feliz, ministradas pelo presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho. Usando a gíria carioca: o espaço ficou “crowdeado”, ou seja, lotadaço, cheio de gente até a tampa.

1

2

3    67

5     4 8

Mesmo assim a apresentação foi conduzida de forma dinâmica. Interagindo com a plateia a todo momento, o palestrante usou os recursos audiovisuais para demonstrar aspectos práticos do “Contrato Consumerista” e usando o lúdico reforçou o conceito de que um contrato robusto é fundamental para blindagem de um negócio e importante para que o profissional não se responsabilize por algo a mais do que ele não gostaria de se responsabilizar. “O resultado prático é a blindagem do negócio e a manutenção do cliente”, afirmou Haroldo.

Cumprindo rigorosamente o tempo estabelecido para sua apresentação e notoriamente entregando um conteúdo de valor ao público presente, o coordenador do Workshop fez a entrega do certificado e finalizou o evento. Imediatamente, o presidente palestrante foi cercado pelo público presente que ansiava por parabenizá-lo e obter um registro fotográfico junto àquele que conseguiu reunir tantos profissionais ávidos por aprofundar um tema tão relevante.

2   3

4

5   6

2a

O palestrante Haroldo atendeu a todos, cordialmente, além de receber convites para ministrar palestras e workshops em outros CRC’s.

2   3 4

Além da marcante presença capixaba no estante do CRCES e da palestra disputada do presidente Haroldo Santos Filho, o Estado foi destaque também com a presença influente do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung no painel “Controle e Transparência no Combate à Corrupção”.

ph1   ph2

Reconhecido no cenário nacional por conduzir uma gestão fiscal austera e competente, o Governador encerrou o painel falando como o governo do Espírito Santo estuda propostas para regulamentar algumas normas para tornar mais rígido o controle das contas públicas. Objetivando dar condições ao gestor público de fazer os ajustes nas despesas conforme a variação das receitas. Os congressistas que assistiram ao painel, na maioria delegações de outros estados fizeram fila para congratular o capixaba Paulo Hartung e registrar sua selfie.

ph3   13set16_ph_20_cbc-132

13set16_ph_20_cbc-152__e

Outros capixabas deram prosseguimento ao merecido destaque do ES no congresso. O Presidente-Fundador da Fucape Business School, prof. Dr. Aridelmo Teixeira, foi o coordenador do concorrido Painel: Cidadania e Contas Públicas, que discutiu o papel da sociedade no exercício do controle social sobre as contas públicas no Brasil.

painel-aridelmo

Já o notável conselheiro do CFC, João Alfredo de Souza Ramos, que atualmente é o Coordenador-Adjunto da Câmara Técnica do CFC, fez a coordenação do Workshop: Custos no Setor Público. Tema: Sistema de Custos no Setor Público: Avanço, Desafios e Gestão.

joao-alfredo

CONTROLADORIA

Para debater sobre a importância da controladoria nas organizações brasileiras e internacionais, seus reflexos e melhorias para a gestão das empresas, o capixaba Paulo Wanick – Chief Financial Officer e Head de Riscos & Compliance da ArcelorMittal Brasil e Diretor-Presidente da Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil, foi painelista na tarde de terça-feira (13/09) com o tema A Crescente Importância da Controladoria nas Organizações.

controladoria

Membro do Conselho Editorial da RBC, o conterrâneo José Elias Feres de Almeida, doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP é professor adjunto da UFES do Departamento de Ciências Contábeis. Ele apresentou os resultados de uma pesquisa que realizou e que foi publicada na RBC n.º 206. O propósito da pesquisa, segundo o professor, foi levantar os pontos fracos dos artigos submetidos à RBC para proporcionar reflexão crítica ao trabalho de autores e pesquisadores antes da submissão. O trabalho de José Elias está disponível no endereço: http://rbc.cfc.org.br/index.php/ rbc/article/view/1146

joseelias

Como Editor da Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA), José Elias Feres de Almeida, também fez a coordenação do Workshop, Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA). Apresentado pelo professor, Ph.D e diretor da Escola Steed de Contabilidade da Universidade de Oklahoma, Ervin Black. Uma das principais discussões foi a melhoria qualitativa das publicações científicas e técnicas realizadas pelos pesquisadores brasileiros na área da contabilidade internacional.

O coordenador do painel, José Elias, destacou a importância da participação de docentes e acadêmicos nestes eventos.

jose-elias-2

 

O Jornal O POVO, de Fortaleza (CE), publicou no domingo (11/09) um Caderno Especial sobre o 20º CBC. No tema Educação, o destaque ficou para o “Momento Acadêmico”, com número recorde de trabalhos inscrições junto ao Comitê Científico do 20º CBC. A seguir, entrevista com o coordenador do Comitê, Prof. Valcemiro Nossa.

jornal-walcemiro

 

Para discutir o papel dos programas de pós-graduação na formação dos contadores e sua contribuição para a profissão e para a evolução do conhecimento na área foi convocado o Prof. Valcemiro Nossa, – Coordenador do Comitê Científico do 20º CBC.

wal-1   wal-2

O Painel: Desmistificando o Mestrado e Doutorado contou com uma plateia atenta e participativa, devido ao caráter elucidativo do tema. O coordenador do painel quebrou o protocolo e encaminhou algumas perguntas que foram prontamente respondidas pelos painelistas.

Na oportunidade, houve a premiação do Concurso Resgate da Memória da Contabilidade e o lançamento do livro com o mesmo tema em que o Espírito Santo se fez presente através do artigo elaborado pelo Conselheiro Valim e equipe de professores da UFES.

1

PREMIAÇÃO

No palco principal, antes da cerimônia do encerramento, mais um destaque para o Espírito Santo! Um não, dois destaques! O Comitê Científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade divulgou os trabalhos vencedores nas categorias: Científico e Técnico. E os representantes capixabas premiados foram: Gilmar Hartwig (Fucape Business School), autor do Trabalho Técnico: ADOÇÃO DOS NOVOS PADRÕES DE CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SOB A PERSPECTIVA DO ATIVO IMOBILIZADO: ESTUDO DE CASO DO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Gilmar foi premiado com o 2º LUGAR na categoria Trabalhos Técnicos.

1a-2   2

Presente, o autor agora premiado, Gilmar Hartwig, subiu ao palco e recebeu do Coordenador do Comitê Científico do 20º CBC, Valcemiro Nossa, sua premiação e o certificado.

Já na Categoria Trabalhos Científicos a premiação do 2º LUGAR foi para Carlos Roberto dos Santos Filho (Fucape Business School), autor do Trabalho Científico: HABILIDADES RELEVANTES PARA A PERÍCIA CONTÁBIL CRIMINAL: A PERCEPÇÃO DOS PERITOS E DELEGADOS DA POLÍCIA FEDERAL.Na ausência do premiado, o presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho, representou o autor e recebeu das mãos do Coordenador do Comitê Científico do 20º CBC, Valcemiro Nossa, a premiação. Um cheque de R$ 6.000,00 e o certificado.

3

5   4

9

A expressiva e atuante participação da delegação capixaba no 20º CBC foi importante. Mostra que a classe contábil do nosso Estado está motivada para progredir e inovar, constantemente, apurando a capacidade técnica do profissional de Contabilidade. A Contabilidade nos serviços públicos está em destaque e mais transparente. Claramente o 20º CBC contribuiu oferecendo diversas atividades, ganhando alta relevância sobre o tema.

O conhecimento compartilhado durante o evento vai impactar no fazer contábil dos profissionais que têm o protagonismo em momentos cruciais para sociedade, mantendo a sustentabilidade dos negócios existentes e viabilizando desenvolvimento de novos empreendimentos.

9a

Mais uma vez fizemos bonito. Parabéns Delegação Capixaba!

chat