Curso promovido em parceria CRCES e TCEES com apoio do CFC foi sucesso total

De 14 a 16 de agosto aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES), o curso “Novas Normas Contábeis Aplicáveis ao Setor Público”, uma iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) e do TCEES, com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Diariamente de 08h30 às 18 horas, o curso teve como objetivo difundir as novas normas e orientar os profissionais atuantes no setor público quanto a sua correta aplicação.

No primeiro dia do curso, segunda-feira (14/08), o presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho e o presidente do TCEES, Sérgio Aboudib Ferreira Pinto, participaram da abertura falando sobre a Estrutura Conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil de propósito geral pelas entidades do Setor Público.

 

Presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho e o presidente do TCEES, Sérgio Aboudib Ferreira Pinto

 

Leonardo Silveira do Nascimento foi o palestrante na segunda-feira e tratou de temas como “Contextualização da convergências e os próximos passos e desafios”, e ” ‘NBC TSP’ Estrutura Conceitual”. Leonardo é analista de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional (Ministério da Fazenda), onde exerce o cargo de Coordenador Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação.

Leonardo Silveira do Nascimento, palestrante

 

 

Na terça-feira, segundo dia do curso, Diego Rodrigues Boente foi o palestrante. Diego é Auditor Federal de Finanças e Controle e Gerente de Normas e Procedimentos Contábeis (GENOC) da Coordenação-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/MF) e membro do grupo assessor das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os temas das palestras foram: NBC TSP 01 – Receita de Transação sem contraprestação e NBC TSP 02 – Receita de Transação com Contraprestação.

Diego Rodrigues Boente, palestrante

O último dia (16/08), quarta-feira, e o terceiro dia de curso. Desta vez a palestra foi com o Bruno Ramos Mangualde, Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN/MF), onde atua como Coordenador de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF). Os temas ministrados por Bruno foram: NBC TSP 03 – Provisões, Ativos e Passivos Contingentes, NBC TSP 04 – Estoques, e  NBC TSP 05 – Concessões.

Bruno Ramos Mangualde, palestrante

Foram mais de 298 inscritos que participaram do evento. Os profissionais da contabilidade pública marcaram presença e reforçaram a importância da iniciativa do CRCES junto com os parceiros na realização do evento.

O curso foi gravado e transmitido através do site do TCEES, e também poderá ser visualizado pelo link: https://www.tce.es.gov.br/sessoes/ao-vivo/ 



chat