CRC-ES já é um Ponto de Coleta Seletiva em Vitória

FONTE: ASSESSORIA CRC-ES

Por Fernanda Rossi

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) firmou um termo de compromisso com a Prefeitura Municipal de Vitória para ser um dos Postos de Entrega Voluntária (PEVs) de Coleta Seletiva da capital.

O coletor de materiais recicláveis já está localizado na garagem do Conselho, desde o dia 1º de agosto, mas, por enquanto, será utilizado apenas pelos funcionários, conselheiros e delegados e, posteriormente, poderá receber os recicláveis da comunidade do entorno.

A coleta seletiva fará parte da rotina dos colaboradores do CRC, portanto cada setor do Regional recebeu lixeiras para separação do lixo úmido e do lixo seco, sendo que este último, ao final do dia, terá como destino o coletor.

A Prefeitura de Vitória recolherá os materiais recicláveis, inicialmente, toda quinta-feira e encaminhará para associações de catadores de material reciclável que, por sua vez, farão uma separação mais detalhada do material para que ele possa ser reciclado.

Saiba mais: diferenças entre lixo seco e lixo úmido

Lixo seco (materiais recicláveis)

– Papéis: branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimento e líquidos, embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos. 

– Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimento.

– Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimentos.

– Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquidos.

Importante: não devem ser colocados em depósitos de lixo seco os seguintes materiais: pilhas, baterias, lâmpadas, recipientes ou copos com líquidos ou resíduos de alimentos e resíduos dos sanitários (papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis, absorventes).

Lixo úmido (resíduos de alimentos e dos sanitários)

Papel higiênico, resíduos de alimentos, embalagem de marmitex com resíduos de alimentos, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palitos de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.

Atenção

Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. O lixo seco contaminado (sujo, com restos de alimento) não pode ser reciclado e, por isso, acaba sendo descartado. Você pode lavar com água e secar as embalagens de líquido que podem ser recicladas, como, por exemplo, uma garrafa plástica de iogurte.

Para mais informações sobre coleta seletiva acesse o site da Prefeitura de Vitória: www.vitoria.es.gov.br

chat