XXII Convenção dos Contabilistas do ES promove Educação Continuada e exalta a Valorização Profissional

FONTE: ASSESSORIA CRC-ES

Atualização Profissional da classe contábil capixaba foi um dos objetivos da Convenção.

 

foto+materia+convencao

 

Texto: Fernanda Rossi

 

Entre os dias 17 e 19 de julho, Vitória sediou o maior evento da contabilidade do estado, a XXII Convenção dos Contabilistas do ES. Com aproximadamente 400 participantes, o evento teve como tema central “O papel da Contabilidade no processo de sustentabilidade”.

 

Simultaneamente à Convenção, foram realizados mais três eventos: o VII Encontro da Mulher Contabilistas do ES, o VI Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e VIII Encontro de Auditores e Peritos do ES.

 

O evento aconteceu no segundo andar do Centro de Convenções de Vitória, onde foi montada também a feira de negócios, da qual participaram mais de 10 empresas e instituições.

 

No primeiro dia foi realizado o Encontro da Mulher Contabilista, em que foi apresentado o Talk Show “Violência contra a Mulher”, mediado pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-ES, a contadora Carla Cristina Tasso, e que teve como convidadas a coordenadora da Comissão Estadual da Mulher Contabilista, a contadora Ana Rita Nico, e a representante do movimento “Chega de violência contra a mulher”, da cidade de Linhares/ES, Juliana Almeida de Souza Ferreira.

 

Logo depois, foi realizada a Solenidade de abertura do evento, com a presença das seguintes autoridades na mesa de honra: o anfitrião do evento, o Presidente da Associação dos Contabilistas de Vitória, Gabriel Brunoro; o Conselheiro do CFC, o contador Paulo Vieira Pinto, representando o presidente do CFC, o contador Juarez Domingues Carneiro; a presidente do CRC-ES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni; e a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC-ES, a contadora Carla Cristina Tasso.

 

Também fizeram parte da mesa principal o deputado federal Lelo Coimbra; o presidente do SindContábil-ES, Gilberto dos Santos Rosa; o presidente do Sescon-ES,  Jacintho Soella; o Controlador Geral do município de Vitória, Luiz Fernando Mendonça Alves, representando o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; o secretário de desenvolvimento econômico do município de Vila Velha, Edson Silva Ferreira, representando o prefeito da cidade Rodney Miranda; e o vice-presidente da Federação das Indústrias do ES, Sebastião Constantino Dadalto.

 

A solenidade brilhou com a voz da cantora lírica Adalgisa Rosa, que interpretou canção de Heitor Vila Lobos e emocionou ao cantar o Hino Nacional Brasileiro. Após, as autoridades iniciaram suas falas, momento em que o anfitrião da noite, Gabriel Brunoro, felicitou a todos os participantes e chamou atenção para a valorização profissional, dizendo que este é o ano da Contabilidade e que os profissionais precisam saber o seu verdadeiro valor.

 

Já a presidente do CRC-ES, Cristina Langoni, enfatizou a importância crescente dos profissionais no atual cenário de mudanças, destacando que o Conselho Regional foi convidado pela OAB do estado para participar da auditoria de um contrato estadual, que está sendo conduzida pelo Ministério Público. No fim de sua fala, a presidente convidou todos os profissionais a participarem ativamente da campanha nacional “2013: Ano da Contabilidade”.

 

Na sequência o deputado federal Lelo Coimbra cumprimentou os presentes na mesa da solenidade e parabenizou o evento, destacando o esforço e o empenho, além do aprimoramento, com que foi realizado. Enfatizou que, a cada momento da vida moderna, as demandas e preocupações precisam de reflexão e eventos do tipo têm sido muito importantes e muito relevantes para os profissionais.

 

Após as falas dois ex-presidentes do CRC-ES, Paulo Vieira Pinto e Walter Alves Noronha, foram homenageados pelo CRC-ES, que presenteou os contadores com placas em aço escovado felicitando-os pelos trabalhos em prol dos profissionais capixabas e pela luta para garantir a valorização profissional, que é a proposta da campanha “2013: Ano da Contabilidade”.

 

Para Walter Noronha a homenagem foi uma surpresa muito gratificante: “�? muito bom ser homenageado, especialmente em vida”, destacou.

 

Também estiveram presentes na solenidade conselheiros e diretores de outros Regionais. Ao final foi servido coquetel aos participantes, que se deliciaram com um variado cardápio gastronômico, que continha opções para todos os gostos.

 

Dia 18

 

No segundo dia do evento foram realizados quatro painéis, com os seguintes temas: “Simples Nacional: Opção como evasão ou elisão fiscal e simplificação das normas da contabilidade ITG 1000”, “O futuro da contabilidade diante do novo cenário: Como atender ao mercado com tantas mudanças”, “O conhecimento na era virtual” e “Auditoria das demonstrações contábeis das Fundações no ES”.

 

Também foram apresentadas 11 palestras, que abordaram temas como: Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade; Passivos ambientais; Plano de contas do TCE/ES para municípios capixabas; Mecanismos de utilização da fonte; Desafios para implantação do Sistema de Controle Interno; Contabilidade dos contratos de construção; Testes de recuperabilidade do ativo; Prova e perícia no mundo pós SPED; e Auditoria dos processos eletrônicos.

 

Além dessas, os participantes puderam se descontrair com a palestra “A arte de realizar sonhos”, ministrada pelo professor Pachecão. Ao som de música e com alto astral o professor contou sua trajetória de vida para o auditório lotado, de onde ecoaram palmas inflamadas e muitas gargalhadas.

 

O dia de evento terminou com o baile Dom Américo. Ao som de músicas dos mais variados ritmos, os presentes puderam extravasar na pista de dança. Também foram servidas comidas típicas mineiras e de festejos juninos.

 

Dia 19

 

No último dia do evento os participantes participar de duas palestras: “�?tica responsável e responsabilidade civil do Contador” e “A defesa dos direitos e prerrogativas do profissional contábil e das entidades contábeis”.

 

O encerramento aconteceu por volta das 12h e contou com sorteio de brindes para os participantes e com falas de agradecimento do anfitrião do evento, Gabriel Brunoro, da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Carla Tasso, e da presidente do CRC-ES, Cristina Langoni.

 

Confira as fotos deste evento na nossa galeria de fotos.

 

chat