PARCERIA CRCES E SEBRAE-ES IRÁ PROMOVER CONTEÚDOS PARA CLASSE CONTÁBIL

Com o intuito de debater, estudar e sugerir melhorias em diversos assuntos de interesse das entidades o presidente do CRCES, Roberto Schulze e o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, juntamente com os demais membros da Diretoria, reuniram-se na segunda-feira (4/6), na nova sede do Sebrae-ES, na Enseada do Suá, em Vitória.

Um dos temas em pauta foi a implantação do eSocial e o impacto na geração do fluxo de informação. A segunda etapa terá início em julho e abrangerá os demais empregadores, incluindo micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs), levando a uma série de implicações nas rotinas trabalhistas, previdenciárias e tributárias das mesmas, resultando numa nova forma de lidar com esses assuntos no seu dia a dia. Em relação aos MEIs, é importante esclarecer que o eSocial será destinado apenas àqueles que possuam empregados.

Em parceria, o CRCES e o Sebrae-ES irão realizar ações com o objetivo de orientar e dar ampla divulgação sobre os procedimentos para adequação ao sistema.

O diretor de Atendimento do Sebrae-ES, Ruy Dias de Souza reconhece que a qualidade do trabalho contábil, depende da informação e, por isso, vai colocar em ação uma capacitação para formação dos agentes de Desenvolvimento Social (ADS), que atuam nos 11 escritórios instalados no ES, estes serão capacitados para esclarecer as dúvidas e orientar sobre o eSocial, o grupo reunido apresentou uma proposta para criação de uma central de atendimento exclusiva para o eSocial.

Micro e pequenas empresas e seus contadores mais preparados, contribuem significativamente para melhoria na qualidade da gestão nas empresas.

O Contador tem um papel fundamental para todas as empresas, no entanto, quando se trata de micro e pequenas empresas, “O contador é um parceiro estratégico do empreendedor”, afirmou Ruy Dias.

A reunião também encontrou consenso para reedição do curso “Contabilizando o Sucesso”, que será totalmente reestruturado para atender as novas demandas da era digital.

O curso tem como objetivo ampliar, qualitativamente e quantitativamente, a atuação de profissionais de contabilidade no universo das micro e pequenas empresas através da capacitação profissional.

O responsável pela Unidade de Capacitação Empresarial no Sebrae-ES, João Vicente Moreira informou que já está em fase de finalização um e-book e um folder sobre o eSocial.

O eSocial faz parte do Sped Fiscal e abrange toda a relação trabalhista existente entre a empresa e a mão de obra contratada, com ou sem vínculo empregatício; daí a importância das micro e pequenas empresas se estruturarem.

O diretor Técnico do Sebrae-ES, Benildo Denadai sugeriu a realização de uma série de palestras regionais sobre eSocial, ampliando junto a classe contábil o alcance da informação sobre o tema.