SEMINÁRIO REALIZADO EM VITÓRIA PELO CFC E CGU ABORDOU PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Na quinta-feira (9/8), o CRCES sediou mais uma etapa do Seminário Regional de Participação e Controle Social, fruto da parceria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), firmada em 2017, que tem o objetivo de fomentar a criação de ouvidorias em todo o Brasil e de informar os gestores sobre as boas práticas de governança, o evento também é conhecido por Seminário de Transparência e Controle Social.

Para cerimônia de abertura, a mesa de autoridades foi composta pelo Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do ES, Glauco Soares Ferreira; a Ouvidora-Geral do Estado do ES, Aldicéia Lima Silva Andrade; o Ouvidor-Geral da União, Gilberto Waller Junior; o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio Cunha de Almeida (na ocasião representando o presidente Zulmir Ivânio Breda); o presidente do CRCES, Roberto Schulze e o Secretário de Estado de Controle e Transparência do ES, Marcos Pugnal.

Na plateia prestigiando o evento, o Conselheiro do CFC, Carlos Barcellos Damasceno, o conselheiro do CRCES, Helder Catarino, os secretários de Controle e Transparência dos municípios de Vila Velha/ES, André Almeida, e Eliezer Soares de Cariacica/ES, acompanhado do Ouvidor-Geral, Ronaldo Dutra.

Essa parceria do CFC e o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), retomou as atividades, no dia 12 de abril, em Cuiabá (MT), com os Seminários Regionais de participação e Controle Social, conhecido por Seminário de Transparência e Controle Social.

 

Com a mesma metodologia utilizada nos eventos realizados no ano passado, o Seminário, que já reuniu mais de  dois mil profissionais e percorreu diversas capitais.  O objetivo é, também, informar a sociedade sobre a importância da comunicação entre os entes federados e a população beneficiada pelos serviços públicos.

O CFC, sempre atento aos anseios dos profissionais da contabilidade e à importância do trabalho desses profissionais para o desenvolvimento social e econômico do País, vem desenvolvendo importantes ferramentas sociais como a Ouvidoria; o subprograma Rede Nacional de Cidadania Fiscal (Observatórios Sociais), mantido pelo Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC); e o Portal da Transparência.

O Conselho foi um dos primeiros parceiros do Observatório Social do Brasil (OSB), que tem o objetivo de estimular os profissionais a liderarem o processo de criação e operacionalização desses Observatórios nos municípios.  Atualmente há 126 observatórios sociais, que agem de forma preventiva, no fluxo de processos, antes que os recursos sejam gastos, em 16 estados brasileiros.

A Ouvidoria do CFC, por sua vez,  entra no seu quarto ano de funcionamento e já recebeu mais de 5 mil manifestações sobre os mais diversos assuntos ligados à área contábil, com destaque para as áreas de Registro e Fiscalização. Em 2016, a Ouvidora implantou um sistema totalmente informatizado que agilizou o atendimento e o prazo de resposta.

Cuiabá foi a primeira capital do ano a receber o evento que passará por mais nove cidade brasileiras. Além de Cuiabá, as capitais que receberão o Seminário são Belo Horizonte (MG), 13/9; Goiânia (GO), 25/10; e Porto Velho (RO), 29/11. O Seminário já aconteceu em Fortaleza (CE), 5/4; Curitiba (PR), 10/5; Florianópolis (SC), 21/6; Salvador (BA), 12/7; Recife (PE), 26/7; Vitória (ES), 9/8;

O seminário, que também conta com o apoio dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), é aberto aos profissionais da contabilidade, entidades públicas e à sociedade.

 

chat