Pesquisa fornecerá dados para elaboração de Indicadores de Ambiente Regulatório

Visando melhorias estruturais de ambiência de negócios, a Findes através do Observatório do Ambiente de Negócios
Ideies РInstituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo РSistema Findes, realiza uma pesquisa de ambiente regulatório, cujo objetivo é medir o nível de burocracia nos municípios do Espírito Santo.

Lembramos que os profissionais da contabilidade transferidos n√£o devem responder a pesquisa.

Essa pesquisa engloba as 78 Prefeituras, Cart√≥rios de Registro de Im√≥veis e Cart√≥rios de Notas, a Secretaria de Fazenda do Estado do Esp√≠rito Santo (SEFAZ), a Receita Federal,¬†o Corpo de Bombeiros e¬† profissionais da contabilidade. Para realizar o levantamento das informa√ß√Ķes, ser√£o aplicados question√°rios espec√≠ficos para os √≥rg√£os citados acima. As informa√ß√Ķes levantadas nessa pesquisa constituir√£o Indicadores de Ambiente Regulat√≥rio que ser√£o elaborados pelo Observat√≥rio do Ambiente de Neg√≥cios. Esses indicadores abordar√£o temas relacionados ao tempo de processos, ao custo dos impostos e √† complexidade tribut√°ria.

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), apoia esta iniciativa do Observatório do Ambiente de Negócios Ideies, visando a melhoria do ambiente de negócios no Estado.