sistema alvará online permiti pedir três licenças com um único protocolo

O auditório do Sescon-ES ficou lotado com mais de 80 profissionais da contabilidade que participaram da oficina “Alvará Online Mais Fácil”.

O sistema, elaborado pela Subsecretaria de Tecnologia de Informação (Sub-TI) da Prefeitura de Vitória, permite pedir três licenças – os Alvarás Ambiental, Sanitário e de Localização e de Funcionamento – com um único protocolo, também com uma única apresentação de documentos.

Durante a manhã de quarta-feira, dia 28, os participantes da oficina foram impactados com a capacitação ministrada.  Eles aprovaram a qualificação, que vai economizar tempo e gastos para dar entrada nos processos, que não serão mais de papel, mas virtuais.

O evento de capacitação teve muita procura e em pouco tempo as vagas foram preenchidas, por isso, acontecerá novamente o mais breve possível.
A capacitação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), em parceria com o CRCES e o Sescon-ES.

Para a profissional da contabilidade, Lorrane de Souza Barboza,”essa mudança será excelente para nós. Gastamos muito tempo para resolver com a entrega presencial de documentos no município. Cada saída do motoboy custa R$ 15. E ele vai muitas vezes. O sistema não é complicado e já mantém a lógica dos processos existentes. Então é mais fácil”.

Balanço

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade informa que quase 30 mil Alvarás de Localização e Funcionamento foram emitidos, desde 2015, em até 48 horas. Após a implantação do sistema, a expectativa é deixar de abrir mais de 14 mil processos de papel por ano.

Solenidade

O tema da solenidade de abertura da oficina foi “desburocratização”. O evento contou com a presença do prefeito de Vitória, Luciano Rezende, do presidente do CRCES, Roberto Schulze, da presidente do Sescon-ES, Dolores de Fátima Moraes Zamperlini e do presidente da ACV, Mário Zan Barros.

O prefeito falou que Vitória é destaque no País, segundo a revista Exame, como melhor cidade para se investir. “A tecnologia é o melhor caminho para melhorar nossos serviços. Vamos avançar cada vez mais com o Alvará Mais Fácil. Os contadores são anjos da guarda dos empreendedores”, elogiou.

 

A contadora Luciene Zanon ficou surpresa com a qualidade do atendimento aos profissionais em Vitória. “É muito bom, comparado a outras cidades. Vai ficar melhor com a possibilidade de abrir os processos virtuais”.

O secretário de Desenvolvimento da Cidade, Henrique Valentim, acredita que, em breve, não terá processos de papel para pedir alvará. “O prefeito sempre diz que precisamos sempre usar a inteligência para tornar os serviços mais ágeis para as pessoas. Vamos aprimorar, com a ajuda de vocês, o sistema, que foi elaborado pela Prefeitura de Vitória”, disse.

Sem burocracia

Na opinião do presidente do CRCES, Roberto Schulze. “O Alvará Mais Fácil é uma excelente iniciativa da Prefeitura para tornar muito mais rápido o processo de constituição de empresas no município, permitindo ao empresário iniciar seu empreendimento sem a burocracia que ainda encontramos em outras cidades. É preciso lembrar que a informação prestada pela empresa, através de seu contador, é considerada como verdadeira, implicando em responsabilidades pelas mesmas”, ressaltou Schulze.

“A tecnologia é o melhor caminho para melhorar nossos serviços. Vamos avançar cada vez mais com o Alvará Mais Fácil”, disse o prefeito Luciano Rezende