Emoção no Lançamento do Balanço Socioambiental 2014

Na última terça-feira, 24, o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), por meio do Setor de Comunicação, realizou evento para o Lançamento do Balanço Socioambiental 2014, no auditório do Regional.

O Balanço Socioambiental (BS) é uma peça de comunicação que tem como objetivo prestar contas à sociedade sobre as ações e desempenho do Regional durante o ano em questão, sendo de fundamental relevância para o planejamento e gestão do Conselho. O tema desta edição é “Vencer com a Contabilidade” e traz histórias de profissionais que ultrapassaram barreiras para trabalhar com a profissão escolhida.

Durante a solenidade de lançamento, a mesa de autoridades foi ocupada pelo presidente do CRCES Carlos Barcellos Damasceno, pelo coordenador da Comissão para a Elaboração do Balanço Socioambiental Reinaldo Marques, pelo membro da Associação Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) Valcemiro Nossa, pelo vice-presidente de Controle Interno do CRCES Carlos Darlan Patil e pelo coordenador da 6ª Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas do ES (TCE-ES) Rubens César Baptista de Almeida.

DSCF4830 (Copy)

Autoridades e participantes durante execução do Hino Nacional

Fala de autoridades
Após a composição da mesa, os participantes colocaram-se em posição de respeito para a execução do Hino Nacional e, em seguida, durante a fala das autoridades, Valcemiro Nossa destacou os objetivos da ABRACICON, dentre os quais estão: promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico da Ciência Contábil. Destacou também eventos realizados, bem como as publicações produzidas pelos próprios membros da associação.

DSCF4852 (Copy)

Valcemiro Nossa durante fala em nome da ABRACICON

Na sequência, o presidente do CRCES destacou a importância do Balanço Socioambiental dizendo que “uma das principais formas de expressão da responsabilidade social e empresarial está na divulgação do Balanço Socioambiental, que pode ser compreendido como uma ferramenta de apresentação de informações que explicita as características da relação entre a organização e a sociedade”.

DSCF4857 (Copy)

Presidente do CRCES fala sobre a importância do Balanço Socioambiental

Além disso, destacou que as Resoluções 1.003 e 1.409 do CFC dispõem sobre as informações que devem ser apresentadas no balanço de responsabilidade socioambiental, que, embora não seja obrigatório, ganha a cada dia mais importância no mundo corporativo.

Destacou ainda que o BS, entregue durante o evento, representa a filosofia do CRCES, seus princípios e valores e é basicamente o relatório que mostra para o profissional da contabilidade o que o Conselho faz pela categoria. Ao final de sua fala agradeceu o trabalho da equipe do CRCES envolvida no lançamento do BS e de todos os profissionais que encaminharam histórias através do concurso cultural para serem publicadas na peça.

Fala dos profissionais
A solenidade também contou com o depoimento dos seis profissionais, que tiveram suas histórias divulgadas no BS 2014: João Valdir Stelzer, Luzimar Pagotto, Lucimar Cardozo, Salete Santos, Neuza Dias e Hélio Carneiro.

DSCF4946 (Copy)

Os seis profissionais e o presidente do CRCES durante entrega de lembranças, após as falas.

Foi um momento emocionante, pois todos contaram suas trajetórias de vida, citando as dificuldades, acidente, doenças e problemas financeiros, mas que, com muita garra, foram superados com a com contabilidade.

Além disso, os profissionais agradeceram a oportunidade de terem suas histórias publicadas no BS e de terem a oportunidade de falar sobre suas trajetórias, elogiaram a iniciativa do CRCES, que por meio dessa ação, valorizou os Profissionais da Contabilidade do estado.

Palestra
Outro momento emocionante foi a palestra ministrada pelo coordenador da Comissão de Acessibilidade do TCE-ES, o advogado João Estevão Silveira Filho, portador de uma deficiência visual conhecida como baixa visão.

DSCF4952 (Copy)

O palestrante João estevão fala sobre Inclusão

Com o tema “Atitudes Inclusivas Responsáveis” a palestra foi um momento de reflexão sobre como a sociedade é exclusiva em relação aos portadores de necessidades especiais, que são 45 milhões só no Brasil. Durante toda a palestra a mestre de cerimônia fez a audiodescrição das telas, ou seja, descreveu o conteúdo de cada tela da apresentação, para que o palestrante pudesse explicá-la.

João Estevão explicou ainda que é função do TCE-ES fiscalizar órgãos públicos que não disponibilizam corretamente serviços de acessibilidade para a população, como rampas e calçadas.  Além disso, destacou que cada um de nós pode fazer a diferença, apenas respeitando os direitos das pessoas com algum tipo de deficiência, como não estacionar em vagas próprias para este público, por exemplo.

Coquetel e Patrocínios
Foi um evento marcante para o CRCES, pelas histórias emocionantes de superação e pela palestra que trouxe reflexão aos participantes do evento. Após, foi servido um coquetel para finalizar o evento em grande estilo.

Cerca de 60 pessoas prestigiaram o Lançamento do Balanço Socioambiental 2014, que só pode ser realizado graças ao patrocínio de empresas parceiras do Regional: Alterdata Tecnologia em Informática; Fucape Business School; Wolters Kluwer Prosoft; Apollo Sistemas e Athenas 3000.

Confira aqui as fotos do evento.

 

Por Fernanda Rossi – Assessora de Comunicação CRCES

chat