Fórum REDESIM trabalha para resolver demandas de Contabilidade no ES

Todo mês a Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES) fomenta uma reunião do Fórum REDESIM, que é composto por associações e sindicatos de contabilidade do estado e representantes de órgãos municipais e estaduais, com a finalidade de sanar dúvidas dos empresários de contabilidade e sugerir soluções para agilizar o trabalho da classe contábil.

O Fórum REDESIM funciona da seguinte forma: as associações levam para as reuniões as demandas que receberam dos profissionais da contabilidade e a JUCEES e órgãos públicos esclarecem as dúvidas e trabalham na tentativa de sanar os problemas.

Na reunião do dia 15 de junho o Fórum discutiu assuntos referentes ao alvará de funcionamento das empresas; custo de alteração contratual para PMEs; alterações no requerimento eletrônico da JUCEES; além de assuntos relacionados a procedimentos internos da Junta. Acompanhe aqui a ata finalizada dessa reunião, em formato de perguntas e respostas.

Já na reunião realizada no dia 13 de julho os assuntos abordados foram: novo pagamento de DUA, em relação ao ECD; domicílio tributário eletrônico instituído pela Lei 10.379/ES; igualdade na análise de Contratos Sociais fora do meio eletrônico; comunicação para a Junta quando da migração do MEI para EI; coordenada geográfica para prestadores do serviço; erros dos órgãos no processo de constituição; além de outras questões. Acompanhe aqui a ata finalizada dessa reunião.

Acompanhe também um comunicado importante do Fórum sobre o SPED, que tem como objetivo orientar sobre o tratamento das exigências do ECD – Sped Contábil, prazo de verificação e pagamento de novas taxas. Do mesmo modo que nas atas das reuniões, a metodologia de perguntas e respostas foi utilizada neste comunicado para facilitar o entendimento de todos. Clique aqui e acesse.

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo apoia iniciativas como essa, que buscam o diálogo e a troca de experiências para a melhoria da qualidade do trabalho da classe contábil.

Assim, a orientação é que os profissionais que tiverem demandas relacionadas a algum tema exposto ou novos temas, que precisem de esclarecimento, procurem a Associação de Contabilidade mais próxima. Confira a lista completa das Associações do ES em http://crc-es.org.br/sindicatos-e-associações

 

Por Fernanda Rossi – Assessora de Comunicação CRCES

chat