FOMENTA ES – Oportunidades para micro e pequenas empresas

Acontecerá nos dias 02 e 03 de dezembro o Fomenta ES – oportunidades para as micro e pequenas empresas e as políticas de desenvolvimento, no Centro de Convenções.

O Fomenta é um evento promovido pelo SEBRAE ES, que visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, fortalecendo a economia local através de palestras e oficinas, promovendo a aproximação entre os pequenos empreendedores e os grandes compradores da administração pública, além de capacitar os gestores municipais. Uma troca na qual o resultado é o crescimento de todos!

Em paralelo ao FOMENTA, acontece o I Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento. Esse encontro é uma troca de informações e boas práticas de gestão entre Agente de Desenvolvimento e Gestores Municipais com o foco no desenvolvimento sustentável para o seu município.

Contamos com a participação dos empresários locais e gestores municipais para juntos construirmos um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, trazendo benefícios para a administração municipal e para a geração de emprego e renda do seu município.

fomenta

PROGRAMAÇÃO – DIA 02 DE DEZEMBRO

FOMENTA Estadual
08:30hs Credenciamento e Coffe Break
09:00hs Abertura Oficial
09:30hs Palestra “Processos licitatórios segundo a Lei da Micro e pequena empresa (Lei Geral 123/2006) e as Políticas de Desenvolvimento” –  Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, ex Ministro do STF – Supremo Tribunal Federal e atualmente atua como consultor jurídico.
11:00hs: Case de sucesso do Prefeito Eduardo Medeiros Cabral de Cristália/MG, ganhador da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2013.
12:00hs Almoço
14:00hs: Palestra de Compras Sustentáveis – Dra Ana Maria Vieira dos Santos Neto – Ministério de Planejamento.

14:00hs: Palestra de Agricultura Familiar –  Luis Pivovar, consultor do Sebrae Nacional.

16:00hs/18:00hs: Oficina para Microempreendedor Individual – MEI – Saulo Cabral de Lacerda Junior, consultor Sebrae/ES.

16:00hs/18:00hs: Oficina para empresários das Micro e Pequenas Empresas – MPE – Lâina Pessimilio Caser e Luciana Patrocínio Borlini, consultoras Sebrae/ES.

16:00hs / 18:00hs: Oficina “Como participar de um pregão eletrônico no SIGA” – SEGER

O dia todo:  Aprendendo a se cadastrar no SIGA como fornecedor (stand tira dúvidas);
O dia todo:  6 Stands tira dúvidas para Bancos Públicos;
PROGRAMAÇÃO – DIA 03 DE DEZEMBRO
09:00hs Palestra “Painel sobre a Lei 12.846 – Como a Lei Anticorrupção afeta o pequeno empresário” – Giuliana Biaggini Diniz Barbosa – Controladoria Geral da União
09:00hs Palestra sobre “Linhas de Financiamento – BNDES” – Nelson Tortosa – Gerente do Departamento de Relacionamento com agentes Financeiros e outras Instituições.
10:00hs Oficina “Como participar de um pregão eletrônico no SIGA” – SEGER
10:30hs Palestra sobre Compras Governamentais, pela visão do Tribunal de Contas –   Auditor Gustavo Rodrigues- Tribunal de Contas do ES
12:00hs Almoço
14h às 16h: Oficina “Como participar de um pregão eletrônico no SIGA” – SEGER

16h às 18h Oficina “Alterações da Lei Geral – Capítulo de compras   governamentais.” – Fabrine  Schwanz Dias, consultora Sebrae/ES
O dia todo:  5 Stands tira dúvidas para Bancos Públicos
PROGRAMAÇÃO – DIA 03 DE DEZEMBRO
I ENCONTRO DE AGENTE DE DESENVOLVIMENTO DO ES
08h30 Credenciamento
09h00 Coffe Break
09h30 Abertura oficial – José Eugênio Vieira (SUP SEBRAE)
10h Mesa redonda ” A importância do Desenvolvimento Local”: André Spínola (SEBRAE NA); Mário Correa (SEBRAE ES); Nery Ross (Secretário de Desenvolvimento Estadual); Prof. Arlindo Villaschi  (UFES);
11h30 Debate
12h Almoço
14h Experiências do Estado – Ações dos Agentes: Joel Santana (Rede de Integração); Sílvia Damasceno (Pinheiros Rumo ao Desenvolvimento Sustentável); Wanderleia Mendes  (Atuação do Ciampe) e Gabriela Siqueira (Cadastro de Fornecedores Local)
15h Palestra: O Desenvolvimento Territorial – Rafael Lucchesi