Prestação de Contas Anual é tema de evento para profissionais da área pública

Na última terça-feira, dia 27, o CRCES, por meio da Comissão de Contabilidade Pública realizou a Oficina de Prestação de Contas Anual dos Entes Públicos Municipais, no auditório, destinado a profissionais da contabilidade da área pública e secretários municipais.

O objetivo da oficina foi orientar os entes municipais acerca dos procedimentos necessários para a correta elaboração e envio das prestações de contas anuais, de acordo com a Instrução Normativa nº. 34/2015.

Para a conselheira do CRCES Simone Velten, que também é membro da Comissão de Contabilidade pública, o evento superou em muito as expectativas da comissão, tanto pela presença dos participantes, quanto pela interação que tiveram com os palestrantes.

“Acho que a organização das palestras de forma contínua, em que uma palestra complementava e dava continuidade à outra, foi o grande sucesso para o evento. A sensação da comissão de contabilidade pública é de que o evento foi um sucesso”, destacou a conselheira.

No final do dia, os participantes saíram da oficina sabendo quais são os normativos a que estão subordinados, qual o nível de transparência que as prestação de contas devem alcançar,  quais as responsabilidades individuais no processo de prestação de contas, qual a composição das contas que devem ser encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado, e quais os passos necessários para que os entes públicos municipais possam se planejar para que a prestação de contas possa ser elaborada de forma completa, consistente, cumprindo os prazos estabelecidos.

Cerca de 80 profissionais da área pública prestigiaram o evento. Também estiveram presentes na oficina: Simony Rátis, Janyluce Rezende e Nildemar Botti, membros da comissão de pública.

Confira as fotos do evento em nossa galeria.

chat