REGISTROS

Selecione na listagem abaixo a opção desejada:

 

Registro Profissional

CERTIDÃO DE APROVAÇÃO EM EXAME DE SUFICIÊNCIA

Aprovação em Exame somente é exigida para quem concluiu o curso de Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade após 14/06/2010.

De acordo com o Edital, ocorrendo aprova√ß√£o, os Conselhos Regionais de Contabilidade emitir√£o, sem √īnus para o candidato, a Certid√£o de Aprova√ß√£o no Exame de Sufici√™ncia. Para emiss√£o da Certid√£o ser√£o necess√°rios:

– Solicita√ß√£o por escrita do candidato, devendo constar a categoria e a data da publica√ß√£o do resultado no Di√°rio Oficial da Uni√£o (site: www.crc-es.org.br ‚Äď Registro ‚Äď Formul√°rios e Modelos – Requerimento para Certid√£o de Aprova√ß√£o em Exame de Sufici√™ncia);

РCópia autenticada do documento de identidade;

– C√≥pia autenticada do certificado, diploma ou declara√ß√£o da Institui√ß√£o de Ensino, comprovando que a conclus√£o do curso ocorreu em¬†data anterior √† realiza√ß√£o do Exame.‚ÄĚ

A certidão poderá ser solicitada no ato da solicitação do registro.

Obs.: As c√≥pias podem ser simples, podendo ser utilizado o carimbo de C√ďPIA CONFERE COM ORIGINAL.

 

REGISTRO ORIGIN√ĀRIO

– Requerimento online (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos on-line ‚Äď Solicitar Registro), taxas de registro profissional, taxa da Carteira de Identidade Profissional e anuidade proporcional com 50% de desconto por se tratar de 1¬į Registro, instru√≠do com:

I – 02 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco;

II РOriginal e cópia, que será autenticada pelo CRC, dos seguintes documentos:

  1. a) diploma de conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, devidamente registrado por órgão competente ou histórico escolar e certidão/declaração do estabelecimento de ensino que deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e data de colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.
  1. b) documento de identidade;
  1. c) comprovante de regularidade com o serviço militar obrigatório para aqueles do sexo masculino e com idade inferior a 46 anos;
  1. d) título de eleitor;
  1. e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  1. f) comprovante de endereço residencial recente; e
  1. g) aprovação no Exame de Suficiência para os formados após 14/06/10.

 

ALTERAÇÃO DEFINITIVA DE CATEGORIA

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Formul√°rios de Registro ‚Äď Requerimento de Registro Profissional ‚Äď Altera√ß√£o definitiva de Categoria), taxa de registro profissional e taxa da Carteira de Identidade Profissional, instru√≠do com:

I РOriginal e cópia, que será autenticada pelo CRC, do diploma devidamente registrado, por órgão competente, ou histórico escolar e certidão/declaração do estabelecimento de ensino que deverá conter a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado. A certidão/declaração deverá apresentar: nome do requerente, data de nascimento, filiação, nome do curso concluído e colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerada para fins de atendimento deste item.

II – 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco;

III Рcomprovante de endereço residencial recente.

  • 1¬ļ Para altera√ß√£o de categoria, faz-se necess√°ria √† aprova√ß√£o no Exame de Sufici√™ncia, quando a altera√ß√£o for de t√©cnico em contabilidade para contador, dos bachar√©is que conclu√≠ram o curso ap√≥s 14/6/2010.
  • 2¬ļ Para a altera√ß√£o de categoria, o profissional contador ou t√©cnico em contabilidade dever√° estar regular no CRC.

 

REGISTRO TRANSFERIDO

I – Requerimento (site: www.crc-es.org.br ‚Äď Servi√ßos ‚Äď Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro Profissional – Registro Transferido), taxas de registro profissional e taxa da Carteira de Identidade Profissional, instru√≠do com:

II – 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco; e

III Рcomprovante de endereço residencial recente.

Obs.: Será concedida transferência de Registro Profissional baixado, desde que não possua débitos no CRC de origem e a anuidade proporcional, se houver, será devida ao CRC do novo domicílio profissional.

 

COMUNICA√á√ÉO DE EXERC√ćCIO PROFISSIONAL EM OUTRA JURISDI√á√ÉO (ANTIGO REGISTRO SECUND√ĀRIO)

Requerimento eletr√īnico no site no CRC de origem, dentro do link: ‚ÄúServi√ßos on-line ‚Äď Comunica√ß√£o do exerc√≠cio profissional em outra jurisdi√ß√£o‚ÄĚ.

 

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro Profissional ‚Äď Restabelecimento de Registro), taxa de Registro Profissional, anuidade proporcional e taxa da Carteira de Identidade Profissional, para aquele que n√£o a possui, instru√≠do com:

I ‚Äď 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco; e

II ‚Äď comprovante de endere√ßo residencial recente.

Obs.: Caso o Registro Profissional baixado possua débitos de anuidades ou multa, será necessária a respectiva regularização para o restabelecimento.

 

BAIXA DE REGISTRO PROFISSIONAL

I – Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento para Baixa de Registro Profissional Cont√°bil), ¬†e comprovante de n√£o atua√ß√£o na √°rea cont√°bil (Contracheque, crach√°, CTPS ou qualquer outro documento que demonstre a atual forma de atua√ß√£o).

II – N√£o deixe de informar no ato do preenchimento do requerimento a atividade exercida atualmente.

III – Solicitada a baixa at√© 31 de mar√ßo, ser√° devida a anuidade proporcional ao n√ļmero de meses decorridos, ap√≥s a data mencionada ser√° devida a anuidade integral.

 

CANCELAMENTO POR FALECIMENTO

A comprovação do falecimento do profissional será feita mediante a apresentação de certidão de óbito ou por outro meio que constitua a prova do fato jurídico.

 

ALTERAÇÃO DE NOME OU NACIONALIDADE

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro Profissional – Altera√ß√£o de nome), taxa de Registro Profissional e taxa da Carteira de Identidade Profissional, instru√≠do com:

I РOriginal e cópia, que será autenticada pelo CRC, da certidão de casamento ou de separação judicial ou de divórcio, ou certificado de nacionalidade ou certidão de nascimento averbada, conforme a situação; e

II ‚Äď 2 (duas) fotos 3×4 iguais, recentes, de frente, coloridas e com fundo branco;

III‚Äď comprovante de endere√ßo residencial recente.

Obs.: Para a alteração de nome ou nacionalidade, o contador ou técnico em contabilidade deverá estar regular no CRC.

 

2ª VIA DE CARTEIRA DE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Requerimento online (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos on-line ‚Äď Solicitar Carteira), taxa de carteira de identidade profissional, 01 foto 3√ó4, colorida e com fundo branco, e situa√ß√£o regular.

 

CERTIDÃO DE REGULARIDADE

Dever√° ser emitida atrav√©s do site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos on-line ‚Äď outros servi√ßos ‚Äď emitir certid√Ķes, acesso ao publico.

Obs.: A certidão somente é emitida para o profissional que se encontra em situação Regular.

 

REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO DE EMPRES√ĀRIO/ MEI / EIRELI

– Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Registro de Empres√°rio), ap√≥s a comprova√ß√£o de recolhimento de taxas e anuidade proporcional, instru√≠do com:

I Рcomprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);

II – Uma via original do ato constitutivo e/ou altera√ß√Ķes devidamente registrados no √≥rg√£o competente, podendo ser apresentado c√≥pia simples e o original a ser autenticado pelo CRC.

Obs.: Para o Registro de Empresário o titular contador ou técnico em contabilidade deverá estar regular no CRC.

 

REGISTRO DE EMPRES√ĀRIO/ MEI / EIRELI ‚Äď FILIAL

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Registro de Empres√°rio Filial), ap√≥s a comprova√ß√£o de recolhimento de taxa, instru√≠do com:

  1. comprovação de registro cadastral no CRC de origem;
  1. comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ); e
  1. c√≥pia do requerimento de empres√°rio e/ou altera√ß√Ķes devidamente registrados no √≥rg√£o competente.

Obs.: Para o Registro de Filial de Empresário, o titular contador ou técnico em contabilidade deverá estar regular no CRC.

 

RESTABELECIMENTO DE REGISTRO DE EMPRES√ĀRIO/ MEI / EIRELI

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Restabelecimento de Registro Cadastral), instru√≠do com:

I ‚Äď comprovante de pagamento da taxa de restabelecimento e anuidade proporcional;

III ‚Äď c√≥pia do requerimento de empres√°rio, bem como de suas altera√ß√Ķes, devidamente registrados no √≥rg√£o competente, no caso de Organiza√ß√£o Cont√°bil de Responsabilidade Individual;

Obs.: Para o Restabelecimento do Registro Cadastral de Empresário, o titular contador ou técnico em contabilidade deverá estar regular no CRC.

 

BAIXA DE REGISTRO DE EMPRES√ĀRIO

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Baixa/Cancelamento de Registro Cadastral), instru√≠do com:

I ‚Äď comprovante de interrup√ß√£o das atividades (Declara√ß√£o de Imposto de Renda de Pessoa Jur√≠dica‚Äď Inativa, Certid√£o de Baixa de Inscri√ß√£o Municipal ou outro documento h√°bil).

 

Registro de Escritório Individual

BAIXA DE ESCRIT√ďRIO INDIVIDUAL

Requerimento de baixa Org. Cont√°bil (Servi√ßos-Formul√°rios ‚Äď Baixa de Reg. Cadastral), situa√ß√£o regular do Escrit√≥rio e do Profissional.

 

Registro de Sociedade

REGISTRO CADASTRAL DEFINITIVO SOCIEDADE

Requerimento (site:¬†www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚ÄstRequerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Registro de Sociedade Cont√°bil), ap√≥s a comprova√ß√£o de recolhimento de taxas e anuidade proporcional, instru√≠do com:

  1. comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  2. uma via original do contrato social e/ou altera√ß√Ķes devidamente registrados no √≥rg√£o competente;
  3. original e cópia, que será autenticada pelo CRC, de documento de identidade oficial, cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de registro no respectivo conselho de classe dos sócios não Contadores ou técnicos em Contabilidade.

 

REGISTRO CADASTRAL DE SOCIEDADE – FILIAL

Requerimento (site: www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Requerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Registro de Sociedade Filial), ap√≥s a comprova√ß√£o de recolhimento de taxa, instru√≠do com:

  1. comprovante de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ);
  1. original e cópia, que será autenticada pelo CRC, de documento de identidade oficial, cartão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de registro no respectivo conselho de classe dos sócios não Contadores ou técnicos em Contabilidade.
  1. uma via original do contrato social e/ou altera√ß√Ķes devidamente registrados no √≥rg√£o competente;

 

COMUNICA√á√ÉO DE EXERC√ćCIO PROFISSIONAL EM OUTRA JURISDI√á√ÉO (ANTIGO REGISTRO SECUND√ĀRIO)

Requerimento eletr√īnico no site no CRC de origem, dentro do link: ‚ÄúServi√ßos on-line‚ÄĚ e situa√ß√£o regular da empresa e dos s√≥cios.

 

RESTABELECIMENTO REGISTRO CADASTRAL SOCIEDADE

Requerimento (site:¬†www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚ÄstRequerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Restabelecimento de Registro Cadastral), instru√≠do com:

I ‚Äď comprovante de pagamento da taxa de restabelecimento e anuidade proporcional;

II ‚Äď c√≥pia dos atos constitutivos, bem como de suas altera√ß√Ķes, ou do contrato consolidado, devidamente registrados no √≥rg√£o competente, no caso de Organiza√ß√£o Cont√°bil de Responsabilidade Coletiva;

III ‚Äď c√≥pia do requerimento de empres√°rio, bem como de suas altera√ß√Ķes, devidamente registrados no √≥rg√£o competente, no caso de Organiza√ß√£o Cont√°bil de Responsabilidade Individual; e

IV ‚Äď comprovante de registro profissional no respectivo conselho de classe dos s√≥cios n√£o Contadores ou t√©cnicos em Contabilidade, no caso de Organiza√ß√£o Cont√°bil de Responsabilidade Coletiva.

OBS.: Para requerer o restabelecimento do Registro Cadastral, a Organização Contábil, o titular/sócios e os responsáveis técnicos deverão estar regulares no CRC.

 

ALTERAÇÃO REGISTRO CADASTRAL DE SOCIEDADE

Requerimento (site:¬†www.crc-es.org.br – Servi√ßos – Formul√°rios ‚ÄstRequerimento de Registro para Organiza√ß√£o Cont√°bil ‚Äď Altera√ß√£o cadastral), ap√≥s a comprova√ß√£o de recolhimento de taxas e anuidade proporcional, instru√≠do com:

I ‚Äď comprovante de pagamento da taxa de altera√ß√£o; e

II ‚Äď documenta√ß√£o que originou a altera√ß√£o.

Obs.: Somente se procederá à averbação se a Organização Contábil, o titular/sócios e os responsáveis técnicos estiverem regulares no CRC.

Obs.: A altera√ß√£o decorrente de mudan√ßa de endere√ßo ser√° efetuada sem √īnus para o requerente.

 

BAIXA REGISTRO CADASTRAL DE SOCIEDADE

Requerimento (Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Baixa de Reg. Cadastral), comprovante de interrup√ß√£o das atividades da empresa, situa√ß√£o regular dos s√≥cios e da empresa, c√≥pia autenticada da altera√ß√£o contratual registrada no √≥rg√£o competente (no caso de ter alterado os objetivos) e declara√ß√£o de IRPJ – inativa, certid√£o de baixa, etc.

 

CANCELAMENTO REGISTRO CADASTRAL DE SOCIEDADE

Requerimento (Servi√ßos – Formul√°rios ‚Äď Baixa de Reg. Cadastral ‚Äď Cancelamento de Reg. cadastral), c√≥pia autenticada do Distrato Social registrado no √≥rg√£o competente e situa√ß√£o regular da empresa e dos s√≥cios.