Evento do CRCES em parceria com OCB/ES gera conhecimentos sobre Sociedades Cooperativas

Na manhã desta segunda-feira (03/07) o Presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho, fez a abertura do evento Aspectos Contábeis e Jurídicos das Sociedades Cooperativas no auditório do Conselho. Estavam presentes o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira; os palestrantes Haynner Batista Capettini e Dorly Dickel; com uma plateia de contadores e advogados profissionais especializados na área de cooperativa.

O presidente do CRCES, Haroldo, enfatizou que a temática do Cooperativismo é atual e pujante. Durante seu discurso ele resgatou fatos sobre a história do Cooperativismo que se confunde com a história do Cooperativismo no Espírito Santo.

“Isso se dá porque a primeira Cooperativa foi a de Laticínios em Cachoeiro, em 1938, e o Cooperativismo é tão forte que ela está ativa até hoje. São várias as que ainda estão, e penso que o Cooperativismo é uma grande solução para a crise atual”, ressaltou Haroldo.

O superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira explicou que a contabilidade de cooperativa é muito específica e complexa.Ele foi o convidado para fazer a saudação de abertura do evento.

“Nós da OCB-SESCOOP/ES, prezamos pela questão da capacitação contínua da área de gestão, na área contábil, tributária e nos aspectos gerais e jurídicos”, afirma Carlos.

Haynner Batista, advogado e consultor jurídico da OCB/ES, considera que a parceria visar trazer para os profissionais da área contábil conhecimentos e esclarecimentos específicos sobre a relação desses profissionais com as cooperativas.

“O cooperativismo é um modelo societário que assemelha alguns pontos a outros, mas têm muitas particularidades e a OCB tem o compromisso de divulgar esses detalhes para chamar atenção para alguns conteúdos que o profissional deve observar para aperfeiçoar o serviço dele às cooperativas”, acrescenta Haynner.

O palestrante Dorly Dickel, contador, administrador de empresas e membro da OCB em nível nacional, explicou a importância da educação continuada e da capacitação dos profissionais, uma vez que o aprendizado que é visto aqui não é visto nas universidades, porque é bem específico.

“A contabilidade das sociedades cooperativas possui particularidades que diferenciam entre as demais empresas, e a gente traz esse trabalho nessa parceria entre CRCES e OCB/ES. Aproximando os interesses dos profissionais do CRC em relação à capacitação e o papel do SESCOOP da OCB na educação continuada”, conclui Dorly.

Após as palestras, os profissionais presentes participaram diretamente encaminhando diversas perguntas sobre o tema aos palestrantes. As mesmas foram respondidas prontamente.

O contador Roberto Schulze fez o encerramento do evento e, na ocasião, fez também a entrega de um certificado de participação a Rayner Santos, gerente de desenvolvimento Cooperativista, que na oportunidade representou o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

O contador, Roberto Schulze, entregando o certificado de participação a Rayner Santos, gerente de desenvolvimento Cooperativista, representando o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira

Haynner Batista Capettini recebeu o certificado das mãos de Gustavo Bernardes, analista contábil da OCB/ES; e Dorly Dickel recebeu o certificado da diretora do SESCON, Laudenete Trezena da Silva.

Haynner Batista Capettini recebendo o certificado das mãos do Gustavo Bernardes, analista contábil da OCB/ES

Dorly Dickel recebendo o certificado da diretora do SESCON, Laudenete Trezena da Silva

O evento teve a inscrição social e através dela  foram arrecadados itens de higiene: sabão em pó e álcool gel  Os produtos serão doados à Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (ACACCI).