Plano de Integridade

O programa de integridade é o conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. A integridade pública está associada ao compromisso com a conduta ética, à conformidade de processos e ações e ao respeito pelo serviço público, o que requer ações preventivas e, muitas vezes, mudanças culturais e institucionais.

O Decreto n.º 9.203, de 22 de novembro de 2017, em seu artigo 3º, traz a integridade como um dos princípios da governança pública. Nesse sentido, o CRCES instituiu seu Plano de Integridade. O Plano de Integridade do CRCES fundamenta-se em princípios, valores e padrões normativos do setor público, busca sistematizar as políticas, os instrumentos e as áreas responsáveis pela integridade na entidade, assim como os seus principais riscos, medidas e áreas de atenção, demonstrando o compromisso da Alta Administração com a integridade pública, em estrita observância à missão, à visão e aos valores presentes no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs.

O Plano de Integridade do CRCES foi aprovado pela Resolução CRCES nº 389, de 28 de março de 2019.

Atualmente, o acompanhamento e desenvolvimento das atividades em relação ao Plano de Integridade é realizado pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos – GIRC, nomeado pela Portaria CRCES nº 103, de 16 de agosto de 2022.

Clique aqui para acessar o Plano de Integridade do CRCES.

chat