COMISSÕES / GRUPOS E PROJETOS
Os membros da comissão foram nomeados pela Portaria CRCES nº 045, de 05/06/2024 e seus objetivos são:
São objetivos da Comissão, conforme orientação do CFC:
• Realização de projetos que visem promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.
• Integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressados no Sistema CFC/CRC’s, com ações focadas na cultura empreendedora e de responsabilidade social, de forma a promover o crescimento da classe contábil e contribuir para a proteção da sociedade.
• Os projetos são divididos em dois pilares:
Estudantes do ensino médio e universitários; e Profissionais que estão ingressando na classe contábil.
• Conteúdos de Ensino:
Diante da quantidade de áreas de atuação do contador, o estudante deve se dedicar à educação continuada desde o início de sua carreira. Nesse sentido, é necessário ter como foco a elaboração contínua de conteúdos de ensino que sejam pertinentes aos estudantes e identificar temas pouco abordados e de extrema relevância, com intuito de complementar o ensino ministrado pelas instituições.
• Ensino Médio – realizar palestras vocacionais voltadas para esse público alvo; a meta é promover tais eventos em, no mínimo, 10% das escolas de ensino médio.
• Programa Fala Aí, Estudante – no Youtube.
• Olimpíada Luca Pacioli – motivar profissionais da contabilidade acadêmicos a cuidar de seu corpo e mente, por meio de atividades esportivas e gincana de conhecimento.
• Exame de suficiência – elaborar conteúdos, dicas e ideias para melhor organização na realização do exame por parte do examinado e, assim, esclarecer pontos importantes sobre a avaliação; tal iniciativa abrange ações presenciais e virtuais, e participação de carteiras em cerimônias realizadas na sede dos regionais.
• Palestra em todos os estados, com o tema: No Comando da Gestão Contábil.
• Minicursos
Coordenador: Bruno da Silva Ribeiro – bruno@bescontabilidade.com.br
O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade.
Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 027, de 12/04/2024.
Clique aqui para acessar o site do PVCC.
Coordenadora: Milza Fernandes Oliveira – pvcc@crc-es.org.br
A comissão busca desenvolver as lideranças femininas nas empresas, nas entidades e no ambiente de negócios, com foco no empreendedorismo e participação política das mulheres. Abrir caminhos para as contabilistas nas organizações por meio de processo de formação de líderes e encorajamento pessoal.
Dar oportunidade para as mulheres discutirem seu papel, como protagonistas, das causas que contribuam para a transformação da sociedade, num ambiente mais humano, participativo, colaborativo e solidário.
Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 056, de 28 de junho de 2024;
Coordenadora: Dani Dornelas – danieledornelas@gmail.com
São objetivos do Projeto Contabilidade Pública:
a) Elaborar e encaminhar ao Grupo de Trabalho da Convergência em Contabilidade Pública (GTCP) do Conselho Federal de Contabilidade sugestões que viabilizem a elaboração de normas, orientações e interpretações técnicas;
b) Proporcionar suporte técnico de consulta aos profissionais capixabas atuantes na Contabilidade Pública, promovendo a uniformização de procedimentos.
c) Promover e incentivar a Educação Continuada dos profissionais atuantes na Contabilidade Pública, através de eventos, cursos, palestras e outros meios eficazes.
d) Promover a realização do Encontro Capixaba de Contabilidade Pública, com periodicidade bienal, objetivando a discussão de temas técnicos e atuais relacionados à profissão contábil e à Contabilidade Pública.
Documentos para Download:
- Modelo – Relatório Análise Demonstrativos Fiscais – Poder Executivo Municipal
- Guia Análise de Prestação de Contas Municipais 2023
- Guia de Orientações Para Avaliações de Prestações de Contas Anuais da Gestão Municipal
Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 066, 04/07/2024;.
Coordenador: Luiz Ricardo de Souza Altoé – rmagestaopublica@gmail.com
Tem a responsabilidade de incentivar a implementação das atividades voltadas para o programa, dentre elas, analisar atividades referentes a prestação de contas dos profissionais anualmente e receber os pedidos de credenciamento de capacitadoras e de cursos. São denominadas capacitadoras as instituições de ensino superior, empresas de auditoria independente e as empresas que se credenciem como capacitadoras que propiciem capacitação profissional.
Tem suas atribuições contidas no item 26 da NBC PG 12(R4).
Clique aqui para mais informações sobre o Programa.
Coordenador: Victor Henrique Ribeiro Lima – victorhrlima@gmail.com
O Grupo de Trabalho de Estudos Tributários criada pela Resolução CRCES nº 479, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 040, de 06 de maio de 2024 tem como objetivos:
I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar nessa área;
II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua nessa área;
III – realizar estudos técnicos referentes à área tributária, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessa área;
IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas às questões tributárias.
Coordenadora: Paula Antonela Vieira Pinto – paulapinto@centrocontabiles.com.br
A Gestão do CRC-ES tem a consciência de que, com a ajuda da Classe Contábil e da Sociedade será mais fácil administrar e, assim, aplicar de forma correta os recursos.
A promoção da transparência pública é um importante passo para o fortalecimento da Classe Contábil, que tem como finalidade prestar os melhores serviços à Sociedade Brasileira.
Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 065, de 28 de junho de 2024.
Clique aqui para mais informações.
Coordenador: Maurílio Correia Santana– maurilio@3mcontabil.com.br
ATAS
2024
2023
- Ata da Reunião – GTFAZ 12/2023
- Ata de Reunião – GTFAZ 04/2023 | Anexo
- Ata de Reunião – GTFAZ 07/2023 | Anexo
2022
- Ata de Reunião – GTFAZ 07/2022 | Anexo
- Ata de Reunião – GTFAZ 08/2022
- Ata de Reunião – GTFAZ 10/2022
- Ata de Reunião – GTFAZ 11/2022
2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 01/2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 02/2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 03/2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 04/2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 05/2021
- Ata de Reunião – GTFAZ 06/2021
CALENDÁRIOS
ATAS
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 17
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 16
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 15
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 14
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 13
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 12
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 10
- Ata da Reunião – Fórum Redesim 09
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 08
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 07
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 06
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 05
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 04
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 03
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 02
- Ata de Reunião – Fórum Redesim 01
CALENDÁRIOS
DOCUMENTOS
À Comissão Permanente Sustentabilidade e ASG – Ambiental, Social e Governança CRCES criada pela Resolução CRCES nº 484, de 25 de julho de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 076, de 20 de agosto de 2024 compete:
I – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Plano de Gestão de Logística Sustentável do CRCES;
II – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema de Gestão Socioambiental – SGSA do CRCES;
III – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ do CRCES;
IV – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema Governança do CRCES;
V – propor eventos e ações, sempre que necessário, para atendimento aos itens I, II e III deste artigo.
Coordenadora: Carla Cristina Tasso – carla@tassoconsultoria.com.br
DOCUMENTOS
A Comissão tem como objetivos:
I – promover a aproximação do CRCES com os contadores que atuam na área Eleitoral;
II – realizar palestras aos profissionais de contabilidade responsáveis pela escrituração
contábil dos partidos políticos, como também aos responsáveis pela prestação de contas de campanha
eleitoral, com orientação para o correto procedimento contábil, no intuito de facilitar e dignificar o trabalho da
categoria;
III – sugerir ritos e metas de fiscalização a respeito das prerrogativas legais dos
profissionais da contabilidade devidamente registrados neste CRCES;
IV – promover a aproximação com os órgãos e entidades envolvidos no processo eleitoral,
como Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal Regional Eleitoral e demais que tenham relação com a
contabilidade eleitoral, realizando parcerias e trabalhos conjuntos.
E seus membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 067, de 04 de julho de 2024.
Coordenador: Tiago Batista Cardoso – tiago.cardoso@outlook.com.br
O Grupo de Estudos Técnicos do Terceiro Setor criada pela Resolução CRCES nº 477, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 028, de 12 de abril de 2024 tem como objetivos:
I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar no Terceiro Setor;
II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua nessa área;
III – realizar estudos técnicos referentes ao Terceiro Setor, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessa área;
IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Terceiro Setor;
V – priorizar o processo de operação da gestão contábil, fiscal e de constituição das entidades que compõem esse nicho de mercado, bem como o cumprimento das obrigações acessórias;
VI – atuar junto às entidades sem fins lucrativos que compõem o grupo econômico do Terceiro Setor com a finalidade de proporcionar o aprimoramento e o aperfeiçoamento das entidades, participando de eventos, cursos, seminários, palestras, mentorias, entre outros, sendo estes presenciais ou virtuais.
VII – fomentar a atividade contábil e o exercício da profissão, promovendo a integração da categoria com a sociedade civil e as organizações do Terceiro Setor;
VIII – divulgar a legislação do novo marco regulatório das organizações da sociedade civil (OSC) e o impacto na contabilidade aplicada às entidades sem fins lucrativos;
IX – estimular a inclusão da matéria de Contabilidade aplicada ao Terceiro Setor no currículo dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino deste Estado.
Coordenadora: Soleane Souza de Oliveira Viana – vixsoll@gmail.com;
A Comissão de Auditoria e Perícia criada pela Resolução CRCES nº 478, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 029, de 12 de abril de 2024 tem como objetivos:
I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar no campo da auditoria e/ou da perícia;
II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua na área de auditoria e/ou de perícia;
III – realizar estudos técnicos referentes à auditoria e à perícia, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessas áreas;
IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria e/ou perícia contábeis;
V – fomentar a cooperação técnica e promover a interação entre os profissionais que atuam nas áreas de auditoria e/ou perícia contábeis;
VI – desenvolver estudos acerca de assuntos que sejam de interesse para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais da contabilidade que atuam ou desejam atuar nas áeas de auditoria e/ou perícia contábeis, indicando cursos, palestras e demais iniciativas dessa natureza;
VII – atuar junto ao Poder Judiciário na divulgação dos Cadastros Nacional e Regional de Peritos Contadores.
Coordenadora: Tamires Endringer Depes – tamires@groupexpertise.com.br