COMISSÕES / GRUPOS E PROJETOS

Os membros da comissão foram nomeados pela Portaria CRCES nº 007, de 28/01/2025 e seus objetivos são:

São objetivos da Comissão, conforme orientação do CFC:
• Realização de projetos que visem promover e incentivar a formação de lideranças comprometidas com a valorização profissional.
• Integração dos estudantes e dos profissionais recém-ingressados no Sistema CFC/CRC’s, com ações focadas na cultura empreendedora e de responsabilidade social, de forma a promover o crescimento da classe contábil e contribuir para a proteção da sociedade.
• Os projetos são divididos em dois pilares:
Estudantes do ensino médio e universitários; e Profissionais que estão ingressando na classe contábil.
• Conteúdos de Ensino:
Diante da quantidade de áreas de atuação do contador, o estudante deve se dedicar à educação continuada desde o início de sua carreira. Nesse sentido, é necessário ter como foco a elaboração contínua de conteúdos de ensino que sejam pertinentes aos estudantes e identificar temas pouco abordados e de extrema relevância, com intuito de complementar o ensino ministrado pelas instituições.
• Ensino Médio – realizar palestras vocacionais voltadas para esse público alvo; a meta é promover tais eventos em, no mínimo, 10% das escolas de ensino médio.
• Programa Fala Aí, Estudante – no Youtube.
• Olimpíada Luca Pacioli – motivar profissionais da contabilidade acadêmicos a cuidar de seu corpo e mente, por meio de atividades esportivas e gincana de conhecimento.
• Exame de suficiência – elaborar conteúdos, dicas e ideias para melhor organização na realização do exame por parte do examinado e, assim, esclarecer pontos importantes sobre a avaliação; tal iniciativa abrange ações presenciais e virtuais, e participação de carteiras em cerimônias realizadas na sede dos regionais.
• Palestra em todos os estados, com o tema: No Comando da Gestão Contábil.
• Minicursos

Coordenador: Breno Machado Batista da Silva brenomachado1996@gmail.com


O PVCC visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações de voluntariado para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A classe contábil disponibilizará seus conhecimentos em ações sociais de voluntariado organizado, registrando, mensurando e avaliando os resultados das atividades voluntárias empreendidas pelos profissionais da Contabilidade.

Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 027, de 12/04/2024 .

Clique aqui para acessar o site do PVCC.

Coordenadora: Milza Fernandes Oliveira – milza@groupexpertise.com.br


A comissão busca desenvolver as lideranças femininas nas empresas, nas entidades e no ambiente de negócios, com foco no empreendedorismo e participação política das mulheres. Abrir caminhos para as contabilistas nas organizações por meio de processo de formação de líderes e encorajamento pessoal.
Dar oportunidade para as mulheres discutirem seu papel, como protagonistas, das causas que contribuam para a transformação da sociedade, num ambiente mais humano, participativo, colaborativo e solidário.

Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 027, de 31 de março de 2025;

Coordenadora: Dani Dornelas – danieledornelas@gmail.com


São objetivos do Projeto Contabilidade Pública:

a) Elaborar e encaminhar ao Grupo de Trabalho da Convergência em Contabilidade Pública (GTCP) do Conselho Federal de Contabilidade sugestões que viabilizem a elaboração de normas, orientações e interpretações técnicas;
b) Proporcionar suporte técnico de consulta aos profissionais capixabas atuantes na Contabilidade Pública, promovendo a uniformização de procedimentos.
c) Promover e incentivar a Educação Continuada dos profissionais atuantes na Contabilidade Pública, através de eventos, cursos, palestras e outros meios eficazes.
d) Promover a realização do Encontro Capixaba de Contabilidade Pública, com periodicidade bienal, objetivando a discussão de temas técnicos e atuais relacionados à profissão contábil e à Contabilidade Pública.

Documentos para Download:

Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 066, 04/07/2024;.

Coordenador: Luiz Ricardo de Souza Altoé – rmagestaopublica@gmail.com


Tem a responsabilidade de incentivar a implementação das atividades voltadas para o programa, dentre elas, analisar atividades referentes a prestação de contas dos profissionais anualmente e receber os pedidos de credenciamento de capacitadoras e de cursos. São denominadas capacitadoras as instituições de ensino superior, empresas de auditoria independente e as empresas que se credenciem como capacitadoras que propiciem capacitação profissional.

Tem suas atribuições contidas no item 26 da NBC PG 12(R4).

OS MEMBROS FORAM NOMEADOS PELA Portaria CRCES nº 034, de 25/04/2025..

Clique aqui para mais informações sobre o Programa.

Coordenador: Victor Henrique Ribeiro Lima – victorhrlima@gmail.com


O Grupo de Trabalho de Estudos Tributários criada pela Resolução CRCES nº 479, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 040, de 06 de maio de 2024 tem como objetivos:

I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar nessa área;

II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua nessa área;

III – realizar estudos técnicos referentes à área tributária, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessa área;

IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas às questões tributárias.

Coordenadora: Paula Antonela Vieira Pinto – paulapinto@centrocontabiles.com.br


A Gestão do CRC-ES tem a consciência de que, com a ajuda da Classe Contábil e da Sociedade será mais fácil administrar e, assim, aplicar de forma correta os recursos.
A promoção da transparência pública é um importante passo para o fortalecimento da Classe Contábil, que tem como finalidade prestar os melhores serviços à Sociedade Brasileira.

Os membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 065, de 28 de junho de 2024.

Clique aqui para mais informações.

Coordenador: Maurílio Correia Santana– maurilio@3mcontabil.com.br

 

 

À Comissão Permanente Sustentabilidade e ASG – Ambiental, Social e Governança CRCES criada pela Resolução CRCES nº 484, de 25 de julho de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 076, de 20 de agosto de 2024 compete:

I – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Plano de Gestão de Logística Sustentável do CRCES;

II – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema de Gestão Socioambiental – SGSA do CRCES;

III – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ do CRCES;

IV – elaborar, implantar e rever, sempre que necessário, o Sistema Governança do CRCES;

V – propor eventos e ações, sempre que necessário, para atendimento aos itens I, II e III deste artigo.

Coordenadora: Carla Cristina Tasso – carla@tassoconsultoria.com.br

DOCUMENTOS


A Comissão tem como objetivos:

I – promover a aproximação do CRCES com os contadores que atuam na área Eleitoral;

II – realizar palestras aos profissionais de contabilidade responsáveis pela escrituração
contábil dos partidos políticos, como também aos responsáveis pela prestação de contas de campanha
eleitoral, com orientação para o correto procedimento contábil, no intuito de facilitar e dignificar o trabalho da
categoria;

III – sugerir ritos e metas de fiscalização a respeito das prerrogativas legais dos
profissionais da contabilidade devidamente registrados neste CRCES;

IV – promover a aproximação com os órgãos e entidades envolvidos no processo eleitoral,
como Ordem dos Advogados do Brasil, Tribunal Regional Eleitoral e demais que tenham relação com a
contabilidade eleitoral, realizando parcerias e trabalhos conjuntos.

E seus membros foram nomeados pela Portaria CRCES nº 067, de 04 de julho de 2024.

Coordenador: Tiago Batista Cardoso – tiago.cardoso@outlook.com.br

 

O Grupo de Estudos Técnicos do Terceiro Setor criada pela Resolução CRCES nº 477, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 028, de 12 de abril de 2024 tem como objetivos:

I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar no Terceiro Setor;

II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua nessa área;

III – realizar estudos técnicos referentes ao Terceiro Setor, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessa área;

IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Terceiro Setor;

V – priorizar o processo de operação da gestão contábil, fiscal e de constituição das entidades que compõem esse nicho de mercado, bem como o cumprimento das obrigações acessórias;

VI – atuar junto às entidades sem fins lucrativos que compõem o grupo econômico do Terceiro Setor com a finalidade de proporcionar o aprimoramento e o aperfeiçoamento das entidades, participando de eventos, cursos, seminários, palestras, mentorias, entre outros, sendo estes presenciais ou virtuais.

VII – fomentar a atividade contábil e o exercício da profissão, promovendo a integração da categoria com a sociedade civil e as organizações do Terceiro Setor;

VIII – divulgar a legislação do novo marco regulatório das organizações da sociedade civil (OSC) e o impacto na contabilidade aplicada às entidades sem fins lucrativos;

IX – estimular a inclusão da matéria de Contabilidade aplicada ao Terceiro Setor no currículo dos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino deste Estado.

Coordenadora: Soleane Souza de Oliveira Viana – vixsoll@gmail.com;

 

A Comissão de Auditoria e Perícia criada pela Resolução CRCES nº 478, de 11 de abril de 2024 e teve seus membros nomeados pela Portaria CRCES nº 100, de 28 de novembro de 2024 tem como objetivos:

I – promover a aproximação entre o CRCES e os profissionais contábeis que atuam ou que desejam atuar no campo da auditoria e/ou da perícia;

II – desenvolver ações em busca do conhecimento e da educação continuada do profissional da contabilidade que atua na área de auditoria e/ou de perícia;

III – realizar estudos técnicos referentes à auditoria e à perícia, em consonância com as Normas Brasileiras de Contabilidade, bem como promover encontros e publicar artigos, visando favorecer o conhecimento científico dos profissionais contábeis que atuam nessas áreas;

IV – redigir pareceres para o Conselho Diretor do CRCES, em relação às audiências públicas relativas às Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à auditoria e/ou perícia contábeis;

V – fomentar a cooperação técnica e promover a interação entre os profissionais que atuam nas áreas de auditoria e/ou perícia contábeis;

VI – desenvolver estudos acerca de assuntos que sejam de interesse para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos profissionais da contabilidade que atuam ou desejam atuar nas áeas de auditoria e/ou perícia contábeis, indicando cursos, palestras e demais iniciativas dessa natureza;

VII – atuar junto ao Poder Judiciário na divulgação dos Cadastros Nacional e Regional de Peritos Contadores.

Coordenadora:  Tamires Endringer Depes – tamires@groupexpertise.com.br

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