Financiamento do BNDES poderá ajudar empresas a melhorar seus produtos

As empresas brasileiras de qualquer porte terão, a partir de agora, mais facilidade para ter acesso às soluções tecnológicas que poderão melhorar seus produtos. Isso poderá ser feito por meio de uma nova modalidade de financiamento, lançada hoje (4) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES): o BNDES Soluções Tecnológicas.

O banco informou, por meio da assessoria de imprensa, que poderão ser financiados testes, ensaios, certificações, modificações de layout para melhoria do processo organizacional, treinamentos para o usuário final da tecnologia, entre outros itens. Já o financiamento à pesquisa e ao desenvolvimento de novas tecnologias não serão objeto da nova linha de crédito, porque contam com outros instrumentos de apoio da instituição, esclareceu a assessoria.

O chefe do Departamento de Suporte e Controle Operacional da Área de Operações Indiretas do BNDES, Edson Moret, destacou, em entrevista à Agência Brasil, que a grande vantagem para as micro, pequenas e médias empresas é facilitar o acesso para soluções tecnológicas que, segundo ele, vão gerar uma inovação futuramente.

Moret acrescentou que, como o produto é distribuído via agentes financeiros credenciados do banco, “há facilidade para as micro, pequenas e médias empresas acessarem esses financiamentos, porque é muito difícil acessarem o BNDES no Rio de Janeiro”. Ele ressaltou que esse produto pode ser acessado nas agências bancárias de qualquer cidade do Brasil. “A capilaridade é muito maior, para que os pequenos empresários possam acessar e, naturalmente, fazer inovações.”

Incidem sobre o novo produto a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada pelo BNDES em suas operações e da ordem de 6% ao ano até junho, mais 1,5%, e 0,1% de custo de intermediação financeira. Essas condições valem para micro, pequenas e médias empresas. Para empresas médias-grandes e grandes empresas, a taxa é TJLP mais 1,2% mais 0,5% de intermediação financeira.

O prazo de amortização máximo será 60 meses, incluindo 24 meses de carência. A participação máxima do BNDES é de 70% dos itens financiáveis para micro, pequenas e médias empresas e de 50% para médias-grandes e grandes empresas.

O BNDES Soluções Tecnológicas será operado via rede de agentes bancários credenciada do banco. No momento, estão sendo credenciados fornecedores públicos e privados, que poderão divulgar suas soluções no portal www.bndes.gov.br/solucoestecnologicas.

Por: Alana Gandra

Fonte: Agência Brasil/ Portal Contábeis

chat