Evento do CRCES em parceria com OCB/ES gera conhecimentos sobre Sociedades Cooperativas

Na manhã desta segunda-feira (03/07) o Presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho, fez a abertura do evento Aspectos Contábeis e Jurídicos das Sociedades Cooperativas no auditório do Conselho. Estavam presentes o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira; os palestrantes Haynner Batista Capettini e Dorly Dickel; com uma plateia de contadores e advogados profissionais especializados na área de cooperativa.

O presidente do CRCES, Haroldo, enfatizou que a temática do Cooperativismo é atual e pujante. Durante seu discurso ele resgatou fatos sobre a história do Cooperativismo que se confunde com a história do Cooperativismo no Espírito Santo.

“Isso se d√° porque a primeira Cooperativa foi a de Latic√≠nios em Cachoeiro, em 1938, e o Cooperativismo √© t√£o forte que ela est√° ativa at√© hoje. S√£o v√°rias as que ainda est√£o, e penso que o Cooperativismo √© uma grande solu√ß√£o para a crise atual”, ressaltou Haroldo.

O superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira explicou que a contabilidade de cooperativa é muito específica e complexa.Ele foi o convidado para fazer a saudação de abertura do evento.

“N√≥s da OCB-SESCOOP/ES, prezamos pela quest√£o da capacita√ß√£o cont√≠nua da √°rea de gest√£o, na √°rea cont√°bil, tribut√°ria e nos aspectos gerais e jur√≠dicos”, afirma Carlos.

 

Haynner Batista, advogado e consultor jurídico da OCB/ES, considera que a parceria visar trazer para os profissionais da área contábil conhecimentos e esclarecimentos específicos sobre a relação desses profissionais com as cooperativas.

“O cooperativismo √© um modelo societ√°rio que assemelha alguns pontos a outros, mas t√™m muitas particularidades e a OCB tem o compromisso de divulgar esses detalhes para chamar aten√ß√£o para alguns conte√ļdos que o profissional deve observar para aperfei√ßoar o servi√ßo dele √†s cooperativas”, acrescenta Haynner.

O palestrante Dorly Dickel, contador, administrador de empresas e membro da OCB em n√≠vel nacional, explicou a import√Ęncia da educa√ß√£o continuada e da capacita√ß√£o dos profissionais, uma vez que o aprendizado que √© visto aqui¬†n√£o √© visto nas universidades, porque √© bem espec√≠fico.

“A contabilidade das sociedades cooperativas possui particularidades que diferenciam entre as demais empresas, e a gente traz esse trabalho nessa parceria entre CRCES e OCB/ES. Aproximando os interesses dos profissionais do CRC em rela√ß√£o √† capacita√ß√£o e o papel do SESCOOP da OCB na educa√ß√£o continuada”, conclui Dorly.

Após as palestras, os profissionais presentes participaram diretamente encaminhando diversas perguntas sobre o tema aos palestrantes. As mesmas foram respondidas prontamente.

O contador Roberto Schulze fez o encerramento do evento e, na ocasião, fez também a entrega de um certificado de participação a Rayner Santos, gerente de desenvolvimento Cooperativista, que na oportunidade representou o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

O contador, Roberto Schulze, entregando o certificado de participação a Rayner Santos, gerente de desenvolvimento Cooperativista, representando o superintendente da OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira

Haynner Batista Capettini recebeu o certificado das mãos de Gustavo Bernardes, analista contábil da OCB/ES; e Dorly Dickel recebeu o certificado da diretora do SESCON, Laudenete Trezena da Silva.

Haynner Batista Capettini recebendo o certificado das m√£os do Gustavo Bernardes, analista cont√°bil da OCB/ES

 

Dorly Dickel recebendo o certificado da diretora do SESCON, Laudenete Trezena da Silva

O evento teve a inscri√ß√£o social e atrav√©s dela ¬†foram arrecadados itens de higiene: sab√£o em p√≥ e √°lcool gel ¬†Os produtos ser√£o doados √† Associa√ß√£o Capixaba Contra o C√Ęncer Infantil (ACACCI).