Seminário de Atualização Profissional traz novidades para contadores

Nos dias 14 e 15 de maio o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo – CRCES – realizou o Seminário de Atualização Profissional, evento idealizado para presentear o Profissional da Contabilidade pelo seu dia, comemorado em 25 de abril.

Com o evento foi possível fornecer atualização aos profissionais sobre assuntos relevantes no cenário contábil, como a Medida Provisória 627 que virou a lei 12.973; a ITG 2002, que dispõe sobre entidades sem fins lucrativos; o prazo para o envio de arquivos PAF-ECF; eSocial; e PIS/COFINS.

O evento teve início com as falas da vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni, e do presidente do CRCES, o contador Carlos Barcellos Damasceno.

A vice-presidente do CRCES, Cristina Langoni, destaca a importância da atualização.

A vice-presidente do CRCES, Cristina Langoni, destaca a importância da atualização.

Durante sua fala a vice-presidente destacou que “um dos objetivos do Conselho é proporcionar informação para os profissionais, a fim de que possam desempenhar suas atividades de acordo com as exigências do mercado”.

Em seguida afirmou que o CRCES tem cumprido seu papel oportunizando atualização, mas o profissional deve fazer sua parte para alcançar o reconhecimento. “Valorização profissional é o que clamamos, mas isso não virá se não nos atualizarmos, de modo que estejamos preparados para os desafios que o mercado coloca a nossa frente”, destacou a vice-presidente.

Já o presidente do CRCES, o contador Carlos Damasceno, iniciou seu pronunciamento alertando que o Conselho não realiza cursos e eventos no mês de abril, em respeito ao excessivo trabalho dos colegas contadores, que neste ano produziram 20 milhões de declarações do Imposto de Renda em todo Brasil. No entanto, deixou claro que o Seminário foi idealizado para presentear os Profissionais da Contabilidade pelo seu dia.

Além disso, o presidente destacou que o CRCES, com eventos como este, “cumpre seu papel de proporcionar o desenvolvimento profissional através da educação continuada, para que os profissionais produzam serviços de qualidade para a sociedade em geral, além de contribuir para a integração entre os profissionais, o que gera troca de experiências”.

O presidente do CRCES, Carlos Damasceno, parabeniza os profissionais durante sua fala.

O presidente do CRCES, Carlos Damasceno, parabeniza os profissionais durante sua fala.

Palestras Dia 14

No dia 14 foram realizadas quatro palestras com os seguintes temas: Medida Provisória 627: impactos do RTT; ITG 2002 – Entidades sem Finalidade de lucros; Sucesso Profissional: Busque dentro de você; e o Workshop: Mudanças na transmissão de arquivos PAF-ECF.

O Doutor Fábio Moraes ministrou a palestra sobre a MP 627 e, logo no início, trouxe a informação de que a medida provisória havia virado a Lei 12.973, aprovada com vetos. Uma das inúmeras novidades apresentadas durante o Seminário.

Fabio Moraes felicitou o CRCES por promover um evento de atualização sobre temas tão atuais e que requerem estudo por parte dos profissionais. “O CRCES está de parabéns pela iniciativa e por proporcionar a educação continuada para os profissionais da contabilidade. Atualização é sempre um desafio.”

Já a palestra sobre a ITG 2002 foi ministrada pelo contador e professor Eduardo Assumpção, que trouxe o assunto com leveza e irreverência. Além disso, o palestrante abriu espaço para perguntas o que tornou o momento mais dinâmico.

Segundo Assumpção “este tipo de evento é importante para o profissional que está desligado das novidades e que, muito ocupado com as rotinas diárias, acaba esquecendo-se do mundo externo”.

“Existem profissionais que vivem das novidades, como nós palestrantes, e existem profissionais que vivem dos trabalhos rotineiros das empresas, então acho importante esse link, pois assim é possível a troca de experiências e atualização”, destacou o palestrante.

Além disso, Eduardo chamou a atenção para o fato de que os contadores são muito atualizados para fins fiscais, até mesmo por questões obrigatórias, mas para questões societárias há muito que se atualizar.

Após foi a vez da palestra motivacional “Sucesso Profissional: busque dentro de você” ministrada por Ronald Carvalho, que tirou muitos risos dos participantes.

E, finalizando o dia, foi a vez do workshop “Mudanças na transmissão de arquivos PAF-ECF” ministrada pelo auditor fiscal da SEFAZ-ES, Leandro Kuster, que deu explicações sobre as falhas no recebimento dos arquivos PAF-ECF no último dia do prazo, em 10 de maio. Segundo Leandro, o servidor teria capacidade para um número específico de recebimentos, mas a quantidade foi bem maior, o que ocasionou problemas no envio dos arquivos.

Palestras Dia 15

No dia 15 foi a vez da palestra “eSocial e seus impactos”, ministrada pelo contador e professor Fernando Sampaio. Em seguida, o professor Fábio Rodrigues ministrou a palestra “Gestão do Risco Fiscal – PIS/COFINS”, finalizando o evento.

Mais de 120 profissionais, entre contadores, advogados, conselheiros e delegados do CRCES,  participaram do Seminário, que foi realizado no auditório do CRCES.

 

Por Fernanda Rossi

 

 

 

 

 

 

chat