COMITÊ ADMINISTRADOR

PROGRAMA DE REVISÃO EXTERNA DE QUALIDADE

comite_rev

A Revis√£o Externa de Qualidade, a chamada “Revis√£o pelos Pares”, √© considerada como elemento essencial de garantia da qualidade dos servi√ßos de auditoria independente no √Ęmbito internacional e, por este motivo, foi instalado um Comit√™ Administrador espec√≠fico, denominado¬†Comit√™ Administrador do Programa de Revis√£o Externa de Qualidade (CRE), institu√≠do pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e pelo IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil.
O controle de qualidade constitui um dos pontos centrais da NBC TA – Controle de Qualidade da Auditoria de Demonstra√ß√Ķes Cont√°beis, aprovada pela Resolu√ß√£o CFC n.¬ļ 1.323, de 21 de fevereiro de 2011.
A Instru√ß√£o n¬ļ 308, da Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM), de 14 de maio de 1999, em seu art. 33 prev√™ a obrigatoriedade da revis√£o do controle de qualidade para os contadores e as firmas de auditoria que exer√ßam auditoria independente.
A Revis√£o Externa de Qualidade pelos Pares, adiante denominada de “Revis√£o pelos Pares”, constitui-se em processo de acompanhamento e controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes.
O objetivo da revis√£o pelos pares √© a avalia√ß√£o dos procedimentos adotados pelo Contador que atua como Auditor Independente e pela Firma de Auditoria, daqui em diante denominados “Auditor”, com vistas a assegurar a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. A qualidade ,neste contexto, √© medida pelo atendimento ao estabelecido nas Normas Brasileiras de Contabilidade T√©cnicas e Profissionais editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, na falta destas, nos pronunciamentos do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, e, quando aplic√°vel, nas normas emitidas por √≥rg√£os reguladores.
A “Revis√£o pelos Pares” est√° normatizada pela Resolu√ß√£o CFC n.¬ļ 1323/11 que aprova a NBC PA 03 – Revis√£o Externa de Qualidade pelos Pares.
Esta norma aplica-se, exclusivamente, aos Contadores que exercem a atividade de Auditoria Independente com cadastro na Comiss√£o de Valores Mobili√°rios (CVM) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Fonte: www.cfc.org.br