Consumidor capixaba já pode economizar com aplicativo Menor Preço

Recentemente o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Fazenda, lançou o aplicativo Menor Preço, que possibilita aos usuários comparar os preços de vários produtos dos comércios de todo o Estado. Leia mais sobre o aplicativo e suas funcionalidades abaixo na íntegra:

Consumidor capixaba já pode economizar com aplicativo Menor Preço 

Os capixabas ganharam um poderoso aliado para economizar na hora de ir às compras. Isso porque o Governo do Estado Рpor meio da Secretaria da Fazenda Рlançou, nesta terça-feira (20), o aplicativo Menor Preço. Com ele será possível comparar o preço de diversos produtos em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. No final da pesquisa, o aplicativo ainda orienta como chegar ao local escolhido.

A solenidade de lançamento aconteceu no Palácio Anchieta e contou com a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, de representantes do setor varejista e do presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Jacson Carvalho Leite, representando o Governo do Paraná (PR), que desenvolveu o Menor Preço, em 2016.

‚ÄúEsse aplicativo √© mais uma demonstra√ß√£o do que as novas tecnologias possibilitam para a sociedade e o setor p√ļblico. √Č uma medida para auxiliar os consumidores capixabas. Tamb√©m por meio desta ferramenta poderemos combater a concorr√™ncia desleal feita com sonega√ß√£o fiscal. √Č uma ferramenta que ir√° ajudar o cidad√£o e os comerciantes‚ÄĚ, ponderou o governador Paulo Hartung.

O sucesso do aplicativo chamou a aten√ß√£o do Governo do Esp√≠rito Santo que, em outubro de 2017, assinou um protocolo de inten√ß√Ķes com o Governo do Paran√° para trazer a ferramenta para o Estado. Com isso, o Esp√≠rito Santo passa a ser o primeiro a replicar a tecnologia paranaense.

Além de ser uma prestação de serviços à sociedade, o Menor Preço estimula a concorrência no varejo e combate a sonegação fiscal. Dessa forma, o aplicativo permite ganho efetivo do consumidor na hora das compras.

O secret√°rio Bruno Funchal ressaltou que o Menor Pre√ßo √© uma forma de o Governo do Estado, que fez o dever de casa em rela√ß√£o ao equil√≠brio das contas, ajudar as fam√≠lias capixabas a tamb√©m fazerem isso. ‚ÄúO Menor Pre√ßo vai ajudar o consumidor a pagar mais barato, mostrando quais estabelecimentos est√£o cobrando mais ou menos pelo mesmo produto. Isso estimula a concorr√™ncia no varejo. Para o Governo do Estado o aplicativo tamb√©m √© importante, uma vez que vamos ter o cidad√£o participando mais desse processo, pedindo a nota fiscal. O com√©rcio, por sua vez, vai querer emitir nota fiscal, porque ele vai participar do aplicativo e fazer um marketing do pr√≥prio estabelecimento. Ou seja, temos um conjunto de boas caracter√≠sticas para o Estado, para os contribuintes e para o cidad√£o‚ÄĚ, afirmou.

Funchal tamb√©m destacou a import√Ęncia da parceria com o estado do Paran√° para a implanta√ß√£o do Menor Pre√ßo no Esp√≠rito Santo. ‚ÄúDesde o primeiro momento o Governo do Paran√°, por meio do secret√°rio de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo, se colocou √† disposi√ß√£o para realizarmos uma coopera√ß√£o. A partir da√≠ iniciamos essa parceria e vimos como a Celepar vem trabalhando em uma melhora constante da ferramenta‚ÄĚ.

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, afirmou que a parceria com o Esp√≠rito Santo est√° abrindo a discuss√£o de um modelo de integra√ß√£o nacional do aplicativo. ‚ÄúO Esp√≠rito Santo √© um estado muito evolu√≠do tecnologicamente e tem um governo digital de alta qualidade. No momento em que estabelecemos uma integra√ß√£o de a√ß√Ķes conjuntas para a gest√£o p√ļblica, √© vital para o Paran√° o exerc√≠cio desse projeto piloto, no qual o Esp√≠rito Santo vai desenvolver ainda mais a atividade e vai possibilitar que melhoremos cada vez mais a evolu√ß√£o do Menor Pre√ßo‚ÄĚ, frisou.

F√°cil de usar
Dispon√≠vel gratuitamente para usu√°rios de smartphones nas plataformas iOS e Android, o Menor Pre√ßo compara o quanto custa um mesmo produto em diversos estabelecimentos. Os pre√ßos s√£o atualizados em tempo real, com base nos registros das Notas Fiscais do Consumidor Eletr√īnica (NFC-e). Atualmente, no Estado, 40 mil estabelecimentos j√° aderiram √† NFC-e e emitem uma m√©dia mensal de 7 milh√Ķes notas fiscais.

Entre os produtos disponíveis para consulta no Menor Preço estão os alimentícios, medicamentos, combustíveis, higiene e beleza, vestuário, brinquedos e outros.

Para fazer o comparativo, o consumidor faz a leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente. O usuário pode compartilhar com outras pessoas o resultado da sua busca.

O Menor Preço também permite a criação de listas de produtos, para que o consumidor verifique onde cada item de sua compra está mais barato. Com a lista salva, é possível procurar todos ao mesmo tempo. Para utilizar essa opção é preciso fazer cadastro no site do Programa Nota Paraná (www.notaparana.pr.gov.br). Em breve será possível fazer o cadastro via Facebook ou Google.

O usu√°rio pode estabelecer crit√©rios na hora de fazer sua pesquisa, como a dist√Ęncia entre ele o estabelecimento e a data em que o produto foi vendido. Para consultas simples n√£o √© necess√°rio ser cadastrado. O hist√≥rico da pesquisa realizada e a varia√ß√£o de pre√ßo do produto ficam registrados.

Downloads
No Paran√°, desde seu lan√ßamento, o aplicativo teve mais de 604 mil downloads e mais de 35 milh√Ķes de acessos (registrados via google analytics), e obteve nota de refer√™ncia 4,1 na Google Play e de +4 na Apple Store, em mais de 2.045 avalia√ß√Ķes.

Em 2017 o Menor Pre√ßo foi um dos vencedores da 16¬™ edi√ß√£o do Pr√™mio Excel√™ncia em Governo Eletr√īnico (e-Gov 2017), na categoria e-Servi√ßos P√ļblicos, entre os 89 projetos inscritos. O pr√™mio tem por objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e solu√ß√Ķes de governo eletr√īnico nas administra√ß√Ķes p√ļblicas federal, estaduais e municipais.

Nota Fiscal do Consumidor Eletr√īnica
A Nota Fiscal do Consumidor Eletr√īnica (NFC-e) √© a vers√£o totalmente eletr√īnica dos atuais documentos fiscais em papel utilizados no varejo. A NFC-e abrange, exclusivamente, opera√ß√Ķes comerciais de venda no varejo a consumidor final, de forma presencial ou para entrega em domic√≠lio, ocorridas no Estado. Apesar da obrigatoriedade de credenciamento ao sistema, o in√≠cio da emiss√£o da nota fiscal neste novo modelo pode acontecer at√© o dia 31 de dezembro, em raz√£o de contribuintes possu√≠rem o aparelho ECF.

Saiba mais sobre o Menor Preço
O que √©: Aplicativo criado pelo Governo do Paran√° que compara, pelo celular, pre√ßos de diversos produtos comercializados em estabelecimentos que j√° emitem a Nota Fiscal do Consumidor Eletr√īnica (NFC-e).

Pioneirismo: O Menor Preço é um aplicativo inédito e o Espírito Santo é o primeiro Estado a replicar a tecnologia paranaense

Base de dados: A base usada para o aplicativo s√£o informa√ß√Ķes contidas nas NFC-e emitidas pelos estabelecimentos varejistas.

Atualização dos dados: Os preços são atualizados em tempo real, ou seja, assim que a nota fiscal é emitida, o valor do produto é carregado para o Menor Preço.

Estabelecimentos participantes do Menor Preço: Todos os estabelecimentos que emitem NFC-e. Atualmente, no Estado do Espírito Santo, são mais de 40 mil estabelecimentos.

Credenciamento de estabelecimentos: A participação no Menor Preço acontece de forma automática assim que o contribuinte começa a emitir NFC-e.

Funcionalidades
‚ÄĘ A busca inclui produtos desde eletr√īnicos at√© pre√ßos de combust√≠vel
‚ÄĘ √Č poss√≠vel consultar pre√ßos de estabelecimentos em todo o Estado
‚ÄĘ A consulta √© feita por c√≥digo de barra ou apenas pesquisando pelo nome do produto.
‚ÄĘ Pode criar uma lista de produtos e pesquisar em diversos estabelecimentos
‚ÄĘ Tamb√©m √© poss√≠vel filtrar pre√ßos por valor m√≠nimo e m√°ximo, dist√Ęncia e data da venda.
‚ÄĘ Feita a escolha do estabelecimento, o aplicativo mostra o mapa, os locais mais pr√≥ximos e o caminho a ser seguido para chegar ao endere√ßo.
‚ÄĘ Tamb√©m √© poss√≠vel compartilhar com amigos o resultado da busca.

Cadastro de usuário: Para pesquisas de preços simples não é necessário cadastro, mas para criar listas de compra antes é preciso fazer o cadastro do usuário no site do Programa Nota Paraná www.notaparana.pr.gov.br. Em breve será possível fazer o cadastro via Facebook ou Google.

Abrang√™ncia: O Menor Pre√ßo est√° dispon√≠vel em todo o Estado do Esp√≠rito Santo. Mas, para efeito de pesquisa, o raio de abrang√™ncia √© de at√© 20 quil√īmetros de onde est√° o usu√°rio, que pode optar por reduzir essa dist√Ęncia.

Por Loureta Samora РAssessora de Comunicação da SEFAZ