CRCES REALIZA CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS

Na terça-feira (23), foi um dia marcado por muito aprendizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES). Os Conselheiros do Regional participaram de uma série de treinamentos sobre os procedimentos de fiscalização no exercício da profissão contábil. Os novos membros foram instruídos acerca dos processos de fiscalização e atuação nas câmaras, a fim de que estejam aptos para a relatoria de processos.

Boas-vindas

Pela manhã, o presidente do CRCES, Roberto Schulze deu boas vindas aos Conselheiros e agradeceu a presença de todos. O presidente ressaltou a importância do trabalho realizado. “É de suma importância para os novos conselheiros e para os que tiveram o mandato renovado, conhecer sobre toda a legislação, para assim exercerem precisamente o trabalho de Conselheiro. E esses treinamentos não se encerram hoje. Isso que tivemos foi só um início de trabalho”, explicou.

Os Conselheiros participaram de treinamento sobre a Resolução CFC 1309/2010, coordenado pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Reinaldo Marques. Nesta capacitação o chefe do setor de Fiscalização, Rodrigo Sanz explicou e esclareceu dúvidas sobre processos e julgamentos, demonstrando na prática como estes funcionam.

“O objetivo principal de realizarmos esse treinamento foi capacitar os novos conselheiros, em virtude da eleição da nova diretoria. Os conselheiros que julgam os processos na primeira instância e os que fazem a revisão em segunda instância tiveram a oportunidade de participar desse treinamento“, explica Rodrigo Sanz.

Fiscalização Eletrônica

Além de conhecer sobre as principais resoluções utilizadas para relatar processos, foram apresentados os Manuais de Fiscalização e de Redação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e outras práticas realizadas durante a abertura e fechamento de um processo. Os Conselheiros aprenderam como funciona a fiscalização eletrônica e seus trâmites.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Reinaldo Marques coordenou e participou do treinamento, e elogia a iniciativa do Regional de realizar essa capacitação. “Muito boa iniciativa, porque assim o CRCES se aproximou mais dos Conselheiros, e a receptividade foi muito boa também. Então, eu tenho certeza que de que esse treinamento vai ser bem proveitoso”, explicou Reinaldo Marques.

Competência das Câmaras

À tarde, com os membros integrados nos grupos de trabalho de cada câmara e com a participação de funcionários do Regional, que mostraram efetivamente o funcionamento do órgão deliberativo específico, aconteceu a instrução para os Conselheiros atuarem nas devidas competências de cada câmara, conforme determina o Regimento Interno (Resolução CRCES N.° 342/2014).

O dia de treinamentos foi muito enriquecedor para os Conselheiros do Regional. Segundo o conselheiro Walterleno Noronha foi de grande valor essa ação do CRCES. “Foi uma iniciativa fantástica, porque deu uma base para os conselheiros terem segurança no trabalho que estão fazendo. O treinamento é fundamental para uma boa gestão”, afirma o conselheiro.

“É claro que é muito importante a reunião, porque assim como eu existem outros conselheiros que foram eleitos pela primeira vez, então foi a primeira explicação de como funciona os processos e quais procedimentos serão adotados. Eu achei bem explicativo,” conselheira Mônica Fernanda Santos Porto Pires.

“Foi muito bom e muito esclarecedor. E agora é tirar as dúvidas e colocar em prática”, conselheiro Rodrigo Sangali.