Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
Em maio, a folha de pagamento ficou indisponível devido a implantação da nova versão do eSocial.
A folha de pagamento de maio/21 foi liberada nesta terça-feira (18) no eSocial doméstico.
Geralmente, a folha é liberada no dia 8, mas excepcionalmente neste mês, foi necessário manter a folha indisponível por mais tempo para permitir que fossem feitas atualizações no eSocial. Contudo, elas foram suspensas.
Assim, já é possível informar a remuneração dos trabalhadores, fechar a folha e emitir a guia DAE. O prazo para fechamento é até o dia 7 de junho.
A entrada em produção do Novo eSocial Simplificado e a obrigatoriedade do envio dos eventos de folha de pagamento para o terceiro grupo, estava prevista para maio.
O Diário Oficial da União já havia publicado uma nota alertando os usuários sobre a necessidade de uma parada temporária do sistema para implantação do novo sistema. Ela ocorreria em dois momentos:
Contudo, o Governo Federal determinou a suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial programa na segunda-feira (17).
A decisão foi tomada após a Dataprev ter reportado problemas na internalização dos eventos da nova versão.
O portal do eSocial informou que os riscos estão sendo avaliados em razão do possível impacto na concessão de benefícios previdenciários, do seguro-desemprego, além do Benefício Emergencial (BEm) e o Auxílio Emergencial aos trabalhadores, o que motivou a suspensão da implantação.