O PLANEJAMENTO COMO BASE PARA QUALQUER AÇÃO

A pandemia trouxe uma nova postura para toda a sociedade, mas principalmente para os empresários. Nesses dois anos, foi possível vivenciar uma crise qualificada e que exigiu dos gestores e donos de negócios atitudes rápidas, assertivas e bem estratégicas.

Nesse momento, foi possível identificar que um bom planejamento faz muita diferença no processo e, também, nos resultados. Principalmente, quando não temos perspectivas do que ainda pode acontecer, como foi nesse período de pandemia. Sem falar que no início de um novo ano, por mais que já exista um plano de ações, podem surgir novidades que vão precisar ser ajustadas ao planejamento.

Ter o olhar para a organização das informações, seja em qualquer área, é essencial para atuar no mercado com ações prioritárias, e assim, alcançar resultados positivos. E falando diretamente com o público empresarial, essa organização se torna a base para a elaboração de projetos e processos que visam a qualidade e melhorias fundamentais para os seus devidos fins.

E quando falamos em organização empresarial, a parte financeira é de suma importância, pois trata das medidas adotadas para controlar os orçamentos. Ela tem relação com fluxo de caixa e o acompanhamento de contas a pagar e a receber. É fato que quando as finanças estão organizadas, o negócio tem mais facilidade para lidar com as tarefas diárias e com o cumprimento das fases do planejamento.

O ideal é fazer toda essa organização no início do ano, já que assim será possível fixar os deveres da empresa e acompanhar o plano de acordo com as ações executadas. Um exemplo importante está no recolhimento de tributos e quitação de verbas trabalhistas, que não podem ser esquecidas e as datas estão previamente informadas, com isso, as previsões de início do ano vão proporcionar mais tranquilidade e sustentabilidade para os gestores.

Atualmente existem muitos softwares de gestão que ajudam diretamente nessa questão de planejamento, em que o controle das ações será utilizado também para avaliar o desempenho em determinados períodos e delimitar objetivos. Mas, para monitorar qualquer sistema é necessário uma equipe  de colaboradores alinhada com as informações, trabalhando com interação para analisar todos os pontos.

Ao falar sobre o planejamento como base para qualquer ação estamos dando destaque para a prática da organização dos dados, dos objetivos, dos projetos de cada empresa. É primordial que além do orçamento, os gestores e empresários também assumam a postura de organizar suas equipes, seus propósitos, o foco que será delimitado chegar ao resultado estipulado, para assim conseguir produzir as estratégias corretas e alcançar as vitórias desejadas em todas as áreas.

 

Dani Rodrigues 

Assessora de Comunicação CRCES

chat