Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
No último sábado, 01, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo realizou o I Encontro de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do ES com o tema “Os desafios no ensino das ciências contábeis no mundo contemporâneo”.
Na abertura do evento a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni, acolheu os participantes com uma fala de boas-vindas, além disso, destacou que o dia seria de aprendizado e discussão sobre as metodologias de ensino das ciências contábeis nas faculdades.
“Espero que neste dia possamos nos atualizar e pensar novas maneiras de ministrar as ciências contábeis nas instituições de ensino, quebrando paradigmas e promovendo momentos mais interessantes para os alunos”, destacou a vice-presidente.
Após foi realizado o workshop “O ensino das IFRSs e Finanças”, ministrado pelo mestre em Contabilidade Internacional Nabil Ahmad Mourad, que fez uma contextualização sobre os países que já adotam as IFRSs.
Nabil também fez um alerta de que apesar da maioria dos países no mundo já utilizarem a Contabilidade Internacional, alguns, como o Brasil, não têm técnicos suficientes para que as IFRSs sejam realmente adotadas.
“Os profissionais do Brasil não tem o hábito de estudo e atualização, por isso, as mudanças muitas vezes não acontecem realmente. É adotada em Lei, mas, muitas vezes, não é adotada no dia a dia das empresas”, destacou Mourad.
Ainda durante o workshop, os professores fizeram, como exercício, a análise da grade curricular do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino brasileira e constataram que estava desatualizada e que não preparava o estudante para o mercado de trabalho.
Na parte da tarde aconteceu o painel “Desafios da educação contemporânea”, apresentado pelos educadores Cristina Langoni e João Adoris Pandolfi. Durante o painel foram apresentados pontos importantes sobre a atuação do profissional no cenário atual e a importância que a faculdade tem para a formação do futuro profissional.
Ainda durante o painel foram destacadas as demandas crescentes no dia a dia do professor, bem como as dificuldades que os professores enfrentam para conseguirem se capacitar. Ao final foram propostas reflexões para os professores e coordenadores sobre o aprendizado e troca de experiências com os alunos no ambiente acadêmico.
O evento aconteceu na sede do CRCES e contou com a participação de aproximadamente 20 professores de ciências contábeis de diferentes instituições de ensino do estado.
Por Fernanda Rossi – Assessora de comunicação CRCES