Encontro de Professores garante atualização e troca de experiências

No último sábado, 01, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Espírito Santo realizou o I Encontro de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do ES com o tema “Os desafios no ensino das ciências contábeis no mundo contemporâneo”.

Na abertura do evento a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, a contadora Cristina Amélia Fontes Langoni, acolheu os participantes com uma fala de boas-vindas, além disso, destacou que o dia seria de aprendizado e discussão sobre as metodologias de ensino das ciências contábeis nas faculdades.

 

DSCF3483_1024x768

Cristina Langoni dá as boas-vindas aos professores

 

“Espero que neste dia possamos nos atualizar e pensar novas maneiras de ministrar as ciências contábeis nas instituições de ensino, quebrando paradigmas e promovendo momentos mais interessantes para os alunos”, destacou a vice-presidente.

Após foi realizado o workshop “O ensino das IFRSs e Finanças”, ministrado pelo mestre em Contabilidade Internacional Nabil Ahmad Mourad, que fez uma contextualização sobre os países que já adotam as IFRSs.

 

DSCF3494_1024x768

Nabil Mourad explica a necessidade de capacitação técnica para a doação das IFRSs no Brasil

 

Nabil também fez um alerta de que apesar da maioria dos países no mundo já utilizarem a Contabilidade Internacional, alguns, como o Brasil, não têm técnicos suficientes para que as IFRSs sejam realmente adotadas.

“Os profissionais do Brasil não tem o hábito de estudo e atualização, por isso, as mudanças muitas vezes não acontecem realmente. É adotada em Lei, mas, muitas vezes, não é adotada no dia a dia das empresas”, destacou Mourad.

Ainda durante o workshop, os professores fizeram, como exercício, a análise da grade curricular do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino brasileira e constataram que estava desatualizada e que não preparava o estudante para o mercado de trabalho.

Na parte da tarde aconteceu o painel “Desafios da educação contemporânea”, apresentado pelos educadores Cristina Langoni e João Adoris Pandolfi. Durante o painel foram apresentados pontos importantes sobre a atuação do profissional no cenário atual e a importância que a faculdade tem para a formação do futuro profissional.

Ainda durante o painel foram destacadas as demandas crescentes no dia a dia do professor, bem como as dificuldades que os professores enfrentam para conseguirem se capacitar. Ao final foram propostas reflexões para os professores e coordenadores sobre o aprendizado e troca de experiências com os alunos no ambiente acadêmico.

 

DSCF3551_1024x768

Professores que prestigiaram o evento

 

O evento aconteceu na sede do CRCES e contou com a participação de aproximadamente 20 professores de ciências contábeis de diferentes instituições de ensino do estado.

 

Por Fernanda Rossi – Assessora de comunicação CRCES

chat