SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

É o conjunto de atividades e tarefas que devem ser executadas para garantir a conformidade de acordo com os requisitos estabelecidos.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

  • Capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
  • Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente;
  • Abordar riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;
  • Capacidade de demonstrar conformidade com requisitos especificados de sistemas de gestão da qualidade.

O QUE É ISO?

International Organization for Standardization, entidade de padronização e normatização, criada em Genebra, na Suíça, em 1947, que tem como missão promover o desenvolvimento da padronização das atividades com ela relacionadas no mundo e, em seus objetivos, facilitar a troca de serviços e bens, para promover a cooperação a nível intelectual, científico, tecnológico e econômico.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi o primeiro dos Conselhos Federais de Fiscalização do exercício profissional a certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, conforme requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO 9001, sendo o seu primeiro certificado emitido em 26/12/2007, pela British Standards Institution (BSI).

Com isso, desde então tem incentivado os Conselhos Regionais de Contabilidade a providenciarem a certificação, vista como Boa Prática de Gestão e Governança.

Em capacitação específica no ano de 2018 o CFC então relacionou como “Dever de Casa” aos Regionais as seguintes ações:

  • Instituir Comissão de Conduta
  • Instituir Comissão de Governança
  • Instituir Comissão de Gestão de Riscos
  • Elaborar e aprovar Carta de Serviços ao Cidadão
  • Elaborar e aprovar Plano Anual de Contratações
  • Elaborar e aprovar Política e Plano de Gestão de Riscos
  • Elaborar e aprovar Plano de Logística Sustentável
  • Elaborar e aprovar Regimento Interno da Comissão de Conduta
  • Identificar as práticas de Governança de acordo com o Referencial Básico de Governança do TCU
  • Instituir Sistema de Gestão da Qualidade

De todas as tarefas acima, apenas o Sistema de Gestão da Qualidade ainda não foi implantado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.

Neste sentido, quando da elaboração da Proposta Orçamentária do Exercício de 2021, faremos a previsão de contratação de empresas atuantes em Consultorias de gestão da qualidade e certificação ISO 9001:2015.

Certificar as atividades e processos das atividades finalísticas de Registro, Fiscalização e Desenvolvimento Profissional e atividades meio do CRCES, para demonstrar qualidade nos serviços prestados em prol da profissão contábil.

Estabelecer padrões de normatização, orientação e controle das ações relacionadas ao registro e à fiscalização do exercício da profissão contábil, bem como à regulamentação da Educação Continuada, visando à melhoria e à eficácia do Sistema Contábil Brasileiro, garantindo o comprometimento com os requisitos aplicáveis. (R003)

– Promover a capacitação e a valorização dos colaboradores, estimulando o crescimento pessoal e profissional, visando habilitá-los ao desenvolvimento de suas atividades.
– Assegurar a melhoria contínua e a otimização dos processos internos, promovendo a excelência nos serviços e a satisfação dos clientes internos e externos, por meio da gestão da qualidade.
– Aprimorar canais de comunicação, estimulando a gestão e a disseminação da informação e do conhecimento, visando atender às necessidades da instituição, do profissional contábil e da sociedade.
– Apoiar, assessorar e acompanhar os Conselhos Regionais no cumprimento das suas atividades institucionais.
– Promover, com eficiência, ações direcionadas ao registro, à fiscalização, à normatização e ao desenvolvimento da profissão contábil. (R003)

chat