No Acórdão nº 2.690/2016/Plenário o Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda a elaboração de um planejamento para investimento no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, contemplando as ações associadas as metas, indicadores e objetivos estratégicos.

Assim, em 2017 o CRCES publicou a primeira versão do então Plano de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e deu início aos investimentos tecnológicos necessários, por ordem de prioridade estabelecida em Comitê.

Em 2020, com mais experiência e, considerando os avanços dos normativos de tecnologia, o Comitê sentiu a necessidade de unificar o plano de investimentos em Comunicação ao plano de tecnologia, transformando o PDTI em PDTIC – Plano de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Com a implantação deste PDTIC, o CRCES, além de atender aos órgãos reguladores, ainda espera gerenciar e melhorar os níveis de qualidade dos serviços de TIC, além de reforçar e gerar valor por meio da atuação estratégica da TIC, favorecendo a adoção de novas tecnologias e a inovação de seus processos e serviços.

A Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do CRCES tem como principais objetivos:

  • Prover um planejamento estratégico em Tecnologia da Informação e Comunicação para o Conselho Regional de Contabilidade do ES com base nas melhores práticas de gestão;
  • Simplificar processos, consolidar tecnologias e sistemas proporcionando maior integração e visando um melhor alinhamento as necessidades do CRCES com a consequente economia de custos;
  • Buscar a qualidade na entrega e na prestação dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação tanto para a Classe Contábil tanto para os colaboradores deste Regional;
  • Acompanhar os avanços tecnológicos bem como as melhores formas e aplicá-los às empresas públicas;
  • Garantir a segurança das informações, principalmente quanto a sua integridade e disponibilidade;
  • Ser um meio eficaz e eficiente de comunicação tanto internamente como externamente.

A metodologia de elaboração adotada baseou-se no Guia de Elaboração de PDTIC do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).

Para melhor representar nossas necessidades, foram necessárias algumas adaptações, levando em consideração a realidade do Regional e Estrutura organizacional, seguindo as seguintes etapas:

 

  • Elaboração e criação de Arte Gráfica;
  • Atualização de Software;
  • Suporte CFTV;
  • Elaboração de documentos para os Departamentos do CRCES;
  • Elaboração de relatório para os Departamentos do CRCES;
  • Suporte à E-Mail Marketing;
  • Suporte de TIC à Fiscalização Eletrônica;
  • Instalação e suporte à Hardware;
  • Suporte à Impressão de Documentos;
  • Suporte às Impressoras e Multifuncionais;
  • Instalação de Aplicação;
  • Instalação e configuração de Sistema Operacional;
  • Liberação de Acesso;
  • Manutenção Rotineira à infraestrutura de TIC;
  • Suporte ao Microsoft Office;
  • Orientações e Instruções de TIC;
  • Suporte ao Portal Transparência;
  • Suporte aos Profissionais;
  • Suporte à Infraestrutura do Sistema Prosoft;
  • Suporte à Infraestrutura, acessos e Banco de Dados do Sistema SPW;
  • Suporte aos Ramais;
  • Remanejamento de Equipamento de TIC nas dependências do CRCES;
  • Suporte ao Serviço de E-mail;
  • Suporte ao Serviço de Internet;
  • Suporte e manutenção dos Serviços da Rede Interna;
  • Disparos de SMS Marketing via ferramenta adquirida;
  • Suporte aos Eventos do CRCES;
  • Suporte e desenvolvimento do Website do CRCES;
  • Suporte ao Windows;
  • Demais atividade inerentes ao Setor de TIC

Para a priorização das demandas levantadas junto às áreas, os critérios predefinidos têm valores que variam de 1 até 3. Cada necessidade tem sua pontuação por meio da multiplicação dos valores definidos para cada critério, de forma que quanto maior for esse número, mais prioritária é a necessidade.

A matriz GUT utiliza três conceitos:

  • Gravidade: qual é o impacto quando a necessidade de TIC é atendida?
  • Urgência: qual é a expectativa de entrega da necessidade?
  • Tendência: se nada for feito, qual é o agravamento de não executar a necessidade de TIC?

O quadro abaixo indica o critério qualitativo correspondente a cada valor referente aos conceitos do GUT.

 

Comitê PDTIC – Plano de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação

Instituído pela Portaria CRCES nº 020/2020

A força de trabalho de tecnologia da informação do CRCES não dispõe de empregados no cargo de analista ou desenvolvimento de sistemas, neste sentido, considerando o porte do Regional, vários sistemas de gerenciamento das atividades finalísticas estão em desenvolvimento pelo Conselho Federal de Contabilidade e para a gestão tecnológica das atividades meio realizamos contratações de empresas especialistas em consultoria e direito de uso.

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