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Organizar, planejar e executar atividades integram o dia a dia do profissional contábil. Essas são a base da gestão empreendedora, o que requer atitude responsável e uma combinação de ações eficientes para que o resultado final seja satisfatório para todos os envolvidos, sejam empresários ou clientes. Com o intuito de enriquecer os debates nessa área tão fundamental para os contadores, o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) organizou o II Seminário de Gestão da Profissão Contábil.
Realizado no dia 27 de outubro, o Seminário teve como foco ações inovadoras promovidas pelo profissional contábil, que são a base da gestão empreendedora. Também foram objetivos proporcionar experiências inovadoras na área comportamental, elencar dicas para se alcançar resultados mais eficientes nas atividades do dia a dia, além de estabelecer diálogos e debates enriquecedores.
Gerenciamento
Nesta segunda edição, o enfoque foi para o gerenciamento dos processos nas empresas, o relacionamento e a sucessão, incluindo e reflexão sobre os negócios e até mesmo a forma de se viver. Quando se fala em gestão, o profissional contábil é um dos agentes principais nesse cenário, fato que exige constantes atualizações, sejam legais, paralegais, econômicas, políticas e tecnológicas. “O Seminário está dentro das nossas diretrizes de educação continuada e tem o foco em gestão. São informações para subsidiar a tomada de decisão de quem empreende”, disse o presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho, na abertura do evento.
Com um público expressivo, cerca de 120 profissionais, o espaço do auditório no CRCES foi reconfigurado para um modelo de espaço integrador, que proporcionou estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais, conhecida como networking, entre os participantes.
O Vice-Presidente de Fiscalização, Roberto Schulze representando o Setor de Desenvolvimento Profissional do CRCES lembrou a importância do evento. “É uma oportunidade para que o profissional saia da rotina de discussão dos assuntos técnicos de obrigações que o profissional tem, e trazer mais reflexões sobre o cotidiano como empresários, como gestores. Precisamos inovar sempre.” afirmou Roberto Schulze.
Programação
Na programação do Seminário, houve espaço para palestras, apresentações de cases e propostas de novas atitudes comportamentais. Logo no início, o evento ofereceu aos participantes um saboroso café de boas vindas. Em seguida, a programação da manhã teve prosseguimento com a palestra: “Sucessão Familiar nas Empresas”, proferida pelo palestrante Annor da Silva Junior. Para o especialista, não existe uma fórmula única para sucessão nas empresas, mas o importante é preparar todos os atores envolvidos no processo: sucedido, sucessor e a própria empresa.
Às 11 horas, já estava no palco o palestrante Valcemiro Nossa, que abordou o tema “Como Criar e Gerenciar os Processos nas Empresas de Contabilidade nos Tempos Atuais”. Para demonstrar os resultados na prática do dia a dia, durante a palestra, seu colega Aridelmo Teixeira apresentou para plateia um case de implantação de processos nas empresas de contabilidade nos tempos atuais.
Para isso, dois empresários contábeis foram convidados a compartilhar suas experiências na criação e gerenciamento dos processos. A todo momento, eles eram provocados por Aridelmo Teixeira a relatarem as dificuldades e benefícios que a mudança operacional impõe na rotina de uma empresa contábil que almeja a eficiência nos processos contábeis.
Reaprender
Após o intervalo para o almoço foi a vez da palestra “Reaprender a Aprender” com José Luiz Jansen de Mello Neto, que provocou os participantes para reflexão comportamental. Em tempos muito acelerados, em que as mudanças acontecem freneticamente, o palestrante usa das “provocações fraternas”, segundo ele, para mostrar que hoje o maior desafio nas organizações é colaborar para inovar. Através de um conteúdo humanista, mostrou que é crucial voltar o olhar para si mesmo.
O II Seminário de Gestão da Profissão Contábil continuou inovando com temas comportamentais. Por fim, na palestra “Como utilizar o ‘Coaching’ nas Organizações Contábeis”, a palestrante Kátia Cyrlene de Araújo Vasconcelos apresentou ao público um pouco do universo da relação entre as pessoas e as exigências para quem exerce liderança, ou seja, gestão de pessoas.
Todos os palestrantes foram agraciados com um certificado emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.
Encerrando a programação foi oferecido no Espaço Cultural do CRCES um happy hour para os participantes como forma de confraternização.