II SGPC APRESENTA EXPERIÊNCIAS INOVADORAS PARA GESTÃO EMPREENDEDORA

Organizar, planejar e executar atividades integram o dia a dia do profissional contábil. Essas são a base da gestão empreendedora, o que requer atitude responsável e uma combinação de ações eficientes para que o resultado final seja satisfatório para todos os envolvidos, sejam empresários ou clientes. Com o intuito de enriquecer os debates nessa área tão fundamental para os contadores, o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES) organizou o II Seminário de Gestão da Profissão Contábil.

Realizado no dia 27 de outubro, o Seminário teve como foco ações inovadoras promovidas pelo profissional contábil, que são a base da gestão empreendedora. Também foram objetivos proporcionar experiências inovadoras na área comportamental, elencar dicas para se alcançar resultados mais eficientes nas atividades do dia a dia, além de estabelecer diálogos e debates enriquecedores.

Gerenciamento

Nesta segunda edição, o enfoque foi para o gerenciamento dos processos nas empresas, o relacionamento e a sucessão, incluindo e reflexão sobre os negócios e até mesmo a forma de se viver. Quando se fala em gestão, o profissional contábil é um dos agentes principais nesse cenário, fato que exige constantes atualizações, sejam legais, paralegais, econômicas, políticas e tecnológicas. “O Seminário está dentro das nossas diretrizes de educação continuada e tem o foco em gestão. São informações para subsidiar a tomada de decisão de quem empreende”, disse o presidente do CRCES, Haroldo Santos Filho, na abertura do evento.

dscf3769   dscf3771 dscf3764

Com um público expressivo, cerca de 120 profissionais, o espaço do auditório no CRCES foi reconfigurado para um modelo de espaço integrador, que proporcionou estabelecer uma rede de relacionamentos profissionais, conhecida como networking, entre os participantes.

O Vice-Presidente de Fiscalização, Roberto Schulze representando o Setor de Desenvolvimento Profissional do CRCES lembrou a importância do evento. “É uma oportunidade para que o profissional saia da rotina de discussão dos assuntos técnicos de obrigações que o profissional tem, e trazer mais reflexões sobre o cotidiano como empresários, como gestores. Precisamos inovar sempre.” afirmou Roberto Schulze.

dscf3756   dscf3752

Programação

Na programação do Seminário, houve espaço para palestras, apresentações de cases e propostas de novas atitudes comportamentais. Logo no início, o evento ofereceu aos participantes um saboroso café de boas vindas. Em seguida, a programação da manhã teve prosseguimento com a palestra: “Sucessão Familiar nas Empresas”, proferida pelo palestrante Annor da Silva Junior. Para o especialista, não existe uma fórmula única para sucessão nas empresas, mas o importante é preparar todos os atores envolvidos no processo: sucedido, sucessor e a própria empresa.

dscf3799   dscf3794

Às 11 horas, já estava no palco o palestrante Valcemiro Nossa, que abordou o tema “Como Criar e Gerenciar os Processos nas Empresas de Contabilidade nos Tempos Atuais”. Para demonstrar os resultados na prática do dia a dia, durante a palestra, seu colega Aridelmo Teixeira apresentou para plateia um case de implantação de processos nas empresas de contabilidade nos tempos atuais.

dscf3821    dscf3835

Para isso, dois empresários contábeis foram convidados a compartilhar suas experiências na criação e gerenciamento dos processos. A todo momento, eles eram provocados por Aridelmo Teixeira a relatarem as dificuldades e benefícios que a mudança operacional impõe na rotina de uma empresa contábil que almeja a eficiência nos processos contábeis.

dscf3867   dscf3861

dscf3840

Reaprender

Após o intervalo para o almoço foi a vez da palestra “Reaprender a Aprender” com José Luiz Jansen de Mello Neto, que provocou os participantes para reflexão comportamental. Em tempos muito acelerados, em que as mudanças acontecem freneticamente, o palestrante usa das “provocações fraternas”, segundo ele, para mostrar que hoje o maior desafio nas organizações é colaborar para inovar. Através de um conteúdo humanista, mostrou que é crucial voltar o olhar para si mesmo.

dscf3908   dscf3896

O II Seminário de Gestão da Profissão Contábil continuou inovando com temas comportamentais. Por fim, na palestra “Como utilizar o ‘Coaching’ nas Organizações Contábeis”, a palestrante Kátia Cyrlene de Araújo Vasconcelos apresentou ao público um pouco do universo da relação entre as pessoas e as exigências para quem exerce liderança, ou seja, gestão de pessoas.

dscf3932   dscf3945

Todos os palestrantes foram agraciados com um certificado emitido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo.

 

paula0   dscf3881

dscf3921   dscf3955

Encerrando a programação foi oferecido no Espaço Cultural do CRCES um happy hour para os participantes como forma de confraternização.

dscf3961   dscf3956

chat