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No Acórdão nº 2.690/2016/Plenário o Tribunal de Contas da União (TCU) recomenda a elaboração de um planejamento para investimento no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação, contemplando as ações associadas as metas, indicadores e objetivos estratégicos.
Assim, em 2017 o CRCES publicou a primeira versão do então Plano de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e deu início aos investimentos tecnológicos necessários, por ordem de prioridade estabelecida em Comitê.
Em 2020, com mais experiência e, considerando os avanços dos normativos de tecnologia, o Comitê sentiu a necessidade de unificar o plano de investimentos em Comunicação ao plano de tecnologia, transformando o PDTI em PDTIC – Plano de Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Com a implantação deste PDTIC, o CRCES, além de atender aos órgãos reguladores, ainda espera gerenciar e melhorar os níveis de qualidade dos serviços de TIC, além de reforçar e gerar valor por meio da atuação estratégica da TIC, favorecendo a adoção de novas tecnologias e a inovação de seus processos e serviços.
A Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do CRCES tem como principais objetivos:
A metodologia de elaboração adotada baseou-se no Guia de Elaboração de PDTIC do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP).
Para melhor representar nossas necessidades, foram necessárias algumas adaptações, levando em consideração a realidade do Regional e Estrutura organizacional, seguindo as seguintes etapas:
Para a priorização das demandas levantadas junto às áreas, os critérios predefinidos têm valores que variam de 1 até 3. Cada necessidade tem sua pontuação por meio da multiplicação dos valores definidos para cada critério, de forma que quanto maior for esse número, mais prioritária é a necessidade.
A matriz GUT utiliza três conceitos:
O quadro abaixo indica o critério qualitativo correspondente a cada valor referente aos conceitos do GUT.
A força de trabalho de tecnologia da informação do CRCES não dispõe de empregados no cargo de analista ou desenvolvimento de sistemas, neste sentido, considerando o porte do Regional, vários sistemas de gerenciamento das atividades finalísticas estão em desenvolvimento pelo Conselho Federal de Contabilidade e para a gestão tecnológica das atividades meio realizamos contratações de empresas especialistas em consultoria e direito de uso.