X ENMC discute o novo mercado para a área contábil

Por Fabrício Santos

Qual será o novo mercado para a área contábil?  E o perfil do profissional da contabilidade?  Nos últimos 15 anos, a profissão contábil  vem passando por profundas  e significativas mudanças que impactam  diretamente no trabalho dos mais de 520 mil profissionais.

Para acompanhar as mudanças do mercado global, exigiu-se do contador uma atualização no conceito e na forma de se fazer contabilidade: um profissional moderno, que domina vários idiomas e que esteja “antenado” com a constante evolução da profissão.

O Sistema CFC/CRCs tem envidado esforços para que esta nova realidade do mercado seja encarada como uma mudança positiva para os milhares de profissionais brasileiros. Eventos, congressos e fóruns compostos por temas técnico-científicos trazem à tona grandes discussões que visam ao aprimoramento e capacitação desses profissionais.

Nesta 10ª edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista, conceituado evento da classe contábil, que acontecerá de 12 a 14 de agosto, no Hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), um painel, em especial, composto por lideres de entidades ligadas à Contabilidade, chama a atenção pelo tema: “O novo mercado para a área contábil: como se manter neste mercado competitivo?”.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucélia Lecheta, afirma que houve uma evolução muito grande nos últimos anos, tanto na atuação contábil, como nas estruturas físicas e valores humanos nas empresas contábeis. “Saímos de um conceito de pequenos escritórios de contabilidade desorganizados para boas estruturas de empresas contábeis, com excelente nível de gestão e de profissionalismo”, releva.

Já o presidente da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (Anpcont), Ernani Ott, diz que “as grandes transformações que vêm sendo observadas na profissão são resultantes de mudanças na contabilidade, especialmente em face da complexidade dos negócios, do aumento crescente da competitividade das empresas em nível internacional e da consequente necessidade das empresas em contar com informações relevantes e oportunas para subsidiar seu processo decisório”, avalia Ott.

O painel contará, ainda, com a participação da presidente da Federação Internacional dos Contadores (Ifac, sigla em inglês), Olívia Kirtley, da Oficial Principal de Gerenciamento Financeiro do Banco Mundial, Jennifer Thomson, e do presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Fenacon), Mário Elmir Berti, que será o moderador do painel.

O Encontro Nacional da Mulher Contabilista  (ENMC) chega à sua 10ª edição com o lema “Mulher: Energia, Conhecimento e Arte” e  com a proposta de reunir cerca de dois mil participantes oriundos de todo o País. Com uma programação composta pelos mais conceituados profissionais da contabilidade e de outras áreas do conhecimento, o ENMC tem por objetivo de promover o aprimoramento técnico-cultural e desenvolver ações de incentivo à maior participação das profissionais na vida social e política do País.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o evento conta com o apoio da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do grupo Banco Mundial, do Ibracon, da IFac e AICPA. A Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) é a entidade organizadora do evento. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas no endereço www.encontromulher.com.br.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade.

chat