Solenidade abre o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista em Foz do Iguaçu

A 10ª edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC) abriu a sua programação, na noite do dia 12 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), com uma solenidade marcada pelo compromisso das autoridades presentes, na mesa de cerimônia, com a classe contábil e também pela beleza do espetáculo cultural “Lenda das Cataratas”, uma alegoria sobre a força do amor que fez surgir as fascinantes cataratas no rio Iguaçu. A cerimônia teve ainda a execução do Hino Nacional pelas cordas da Orquestra Paranaense de Viola Caipira (FAG).

Alessandro publico noite reduzida 1

Realizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), o X ENMC recebe, de 12 a 14 de agosto, dois mil participantes para discutir temas da área contábil, analisar assuntos voltados à liderança e gestão de pessoas e, como é tradição nos Encontros Nacionais, debater relevantes questões relacionadas ao universo feminino.

Alessandro mesa noite reduzida 2

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucélia Lecheta, foi a primeira a se dirigir aos participantes. Ela iniciou seu pronunciamento, durante a abertura do Encontro, citando a música Emoções, do “rei” Roberto Carlos, para descrever seu sentimento: “Falo em nome dos mais de 33 mil colegas profissionais da contabilidade do Paraná, que, com toda certeza, se sentem orgulhosos da presença de cada um de vocês neste evento”, disse.

Lucélia dedicou um agradecimento especial a todos os envolvidos na organização – os colegas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), funcionários e conselheiros do CRCRPR, comissões da Mulher Contabilista de todo o Brasil e membros das demais entidades e empresas envolvidas na organização –, e finalizou seu pronunciamento exaltando a natureza e a hospitalidade de Foz do Iguaçu, desejando que todos os participantes partam, ao fim do evento,  “com a certeza de que valeu a pena estar aqui”. Em discurso emocionado, a presidente do CRCPR manifestou ainda o seu desejo de que “aqueles que vieram de outros estados levem consigo muitas saudades do meu Paraná”.

Em seguida, a coordenadora Nacional do Projeto Mulher Contabilista e presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, falou aos participantes e lembrou que, no Brasil, as mulheres profissionais da Contabilidade vêm evoluindo, ano após ano, de forma quantitativa e qualitativa. “Após a crescente ocupação das vagas nos cursos de formação universitária, do aumento do número de registros no Sistema CFC/CRCs e da maior participação em cursos de pós-graduação, podemos constatar também a forte presença das mulheres no movimento empreendido, em todo o território nacional, pela Academia Brasileira e pelas Academias Regionais de Ciências Contábeis, objetivando elevar o nível técnico-científico da profissão, por meio do desenvolvimento das Ciências Contábeis”, afirmou Maria Clara.

Alessandro mesa noite reduzida 1

A presidente da Abracicon fez questão de mencionar também a participação de profissionais do sexo masculino. “Em nenhum momento, este evento deixou de incluir ou de incentivar a presença dos homens”, disse. Maria Clara destacou ainda a presença efetiva das entidades integrantes do Sistema CFC/CRCs, de entidades parceiras – como a Fenacon, o Ibracon e a FBC – e a representação de entidades internacionais, como a Federação Internacional de Contadores (Ifac), o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal (Otoc) e o Banco Mundial.

O próximo a se pronunciar foi Mário Elmir Berti, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), que falou em nome das entidades contábeis brasileiras. “Estamos aqui para trocar experiências, para adquirir conhecimento, que é tão importante, especialmente, nesse momento em que há ameaças à nossa profissão”, afirmou Berti, referindo-se à crise econômica. Ele ressaltou, porém, que nunca a profissão contábil foi tão necessária para contribuir com a saúde das empresas brasileiras.

O presidente da Fenacon falou ainda sobre as habilidades das profissionais da Contabilidade, que trabalham com números e cálculos, mas sem deixar de lado a intuição e a sensibilidade. “Sinto-me aqui à frente de um grande jardim”, disse Berti, dirigindo-se às participantes do evento e declamou um poema de Gabriel Garcia Marques.

Por sua vez, a presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac), Olivia Kirtley, agradeceu ao presidente do CFC, Martonio Coelho, e à presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, pelo convite para participar do XENMC. “Sinto-me feliz por estar aqui esta noite”, disse.

Primeira mulher à frente da Ifac, Olivia Kirtley afirmou que considera um fato muito especial falar em um evento dedicado às mulheres, que reúne mais de duas mil profissionais de todo o Brasil. Ela contou que, quando cursou a faculdade, na região central dos Estados Unidos, há mais de 40 anos, a contabilidade era uma carreira dominada por homens, e disse que este foi o seu primeiro grande desafio. “Com os desafios, vêm as oportunidades”, ponderou. Fazendo uma ponte com o tema do XENMC, disse que energia, conhecimento e arte são essenciais para transformar as oportunidades em sucesso. Ela afirmou que não há substituto para a competência, mas afirmou que é necessário mais que isso. “É necessário ter coragem”, finalizou.

Posteriormente, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clovis de Souza Pereira, ressaltou, em breve pronunciamento, que o momento vivido pelo país tende a favorecer os profissionais de contabilidade. “A atual situação brasileira é propícia a fortalecer a classe contábil, que deve ser mais bem valorizada. Está provado que não é possível realizar políticas públicas de maneira adequada sem o trabalho criterioso desses profissionais”, afirmou. O prefeito disse ainda que a criatividade, característica marcante nas mulheres e, especialmente, das mulheres contabilistas, é indispensável para apontar alternativas para que o País e as empresas saiam da crise.

Encerrando os pronunciamentos, o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, lembrou o amadurecimento das mulheres na área da Contabilidade e falou sobre o atual e justo reconhecimento das profissionais, destacando a importância da participação feminina em eventos como o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, “que têm a finalidade de ampliar fronteiras, de permutar experiências, de enriquecer o currículo, de sondar os rumos e as oportunidades do mercado de trabalho, de ampliar as relações profissionais”.

Sr. Martonio 2 reduzida- silvio

Martonio Coelho ressaltou também a relevância do evento por se tratar de um esforço de promoção da reflexão e do compartilhamento do conhecimento técnico, científico e social, “constituindo-se em uma rara oportunidade para o desenvolvimento de ideias que permeiam o novo conceito de como se fazer Contabilidade”.

Mesa da cerimônia

A mesa de cerimônia foi composta pelo presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho; pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta; pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Clóvis de Souza Pereira; pela coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista e presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim; pela presidente da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), Olivia Kirtley; pelo bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, António Domingues de Azevedo; pela presidente do Conselho Diretor do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês), Tommye Barie; pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Elmir Berti; pela diretora Financeira e Executiva da Itaipu Binacional, Margaret Mussoi Luchetta Groff; pelo presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro; e pelo presidente da Diretoria Nacional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior; e pelos detentores da “Medalha Mérito Contábil João Lyra” Antônio Carlos Nasi e José Maria Martins Mendes.

Por Maristela Girotto – Comunicação CFC
Juliana Oliveira – RP1 Comunicação
Adriana Magalhães – Comunicação CRCPR
Foto: Levi Ker

Fonte: site CFC

chat