Profissionais da área pública participam do SINCASP-ES

Nos dias 27 e 28 de agosto, 65 profissionais participaram do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor público (SINCASP-ES), que foi realizado com o objetivo de promover atualização sobre temas importantes para o setor público.

Durante a solenidade de abertura do evento, fizeram parte da mesa de honra o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCES, Antônio Carlos Rocha, que representou no ato, o presidente do CRCES, Carlos Barcellos Damasceno; o coordenador nacional do Sincasp, Professor Jorge Lopes, PHD; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do ES (TCE-ES), Domingos Augusto Taufner;  o deputado estadual, Rodrigo Coelho do Carmo; e o Secretário de Controle e Transparência do Estado do ES, Marcelo Zenkimer.

DSCF6987_1024x768

Autoridades da mesa de honra, durante execução do Hino Nacional

Após a composição da mesa, deu-se a execução do Hino Nacional, e em seguida o representante do CRCES, Antônio Carlos Rocha, declarou a abertura do evento, seguido pelo  início das falas das autoridades.

O professor Jorge Lopes foi o primeiro a falar e iniciou dando as boas-vindas aos participantes, além disso, agradeceu o empenho da coordenadora estadual do SINCASP, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCES, Cristina Langoni, e da coordenadora da Comissão de Contabilidade Pública do CRCES, Simony Ratis, na realização do evento. Destacou a importância da contabilidade em outros países, dizendo que o contador é valorizado e bem remunerado, e que precisa acontecer da mesma forma no Brasil.

Em seguida Domingos Taufner destacou que os temas tratados no evento são de suma importância para a atuação do contador tanto da área pública, quanto privada. Além disso, enfatizou a parceria do Tribunal com o CRCES, dizendo que rendeu bons frutos, no ano passado, e que o TCE-ES está cumprindo o seu papel de fiscalizar e orientar junto à sociedade.

O deputado estadual Rodrigo Coelho, que é contador por formação, citou um trecho do livro “O pequeno príncipe” para exemplificar a importância da atuação do contador, e disse que a contabilidade requer questionamentos. “O contador não pode se limitar à assinatura de  documentos, ele precisa saber o porquê e para que, antes de decidir se assinará ou não”, destacou o deputado.

Rodrigo Coelho completou sua fala dizendo que gostaria que houvesse mais profissionais na área pública e menos nos escritórios e destacou o orgulho que sente em fazer parte da profissão. “Tenho muito orgulho em ser um Profissional da Contabilidade e gostaria que houvesse mais profissionais atuando na área de gestão pública junto comigo”, finalizou Coelho.

Em seguida o secretário de Controle e Transparência do ES falou do respeito que tem pela categoria, já que desempenha um papel relevante para a sociedade, além de afirmar que conta com excelentes profissionais da área, em sua secretaria.

O secretário Marcelo Zenkimer continuou dizendo que “a atuação do contador no momento que o país passa é excepcional, e que o papel do profissional no auxilio do controle das contas públicas tem se tornado fundamental”.

Para finalizar as falas o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCES, Antônio Carlos Rocha, cumprimentou as autoridades que fizeram parte da mesa e os participantes do SINCASP.

Antônio Carlos destacou que o CRCES tem trabalhado para que o profissional busque a cada dia o desenvolvimento e a atualização. Falou que as mudanças nos setores público e privado têm sido frequentes e, por isso, a capacitação se torna essencial, para que o profissional da contabilidade faça a diferença no mercado de trabalho e que mantenha sua capacidade técnica.

Ao todo o evento contou com seis palestras e dois painéis sobre temas importantes e atuais como transparência, licitações, contratos, nova contabilidade aplicada ao Setor Público, entre outros, todos ministrados e conduzidos por profissionais renomados, como os professores Marilson Dantas, Diogo Duarte, Luciano Zanzoni, Vitor Maciel, Paulo Henrique Feijó, João Eudes, Elizangela Santos, além das professoras Simone Velten e Simony Ratis.

Também estiveram presentes no evento o conselheiro do CRCES Renato Ferron, o vereador de Vitória Serjão, o presidente da ASCOVV, Rodrigo Sangali, o presidente da ACV, Mario Zan, e o delegado do CRCES em Nova Venécia, Ednilson Zotelle.

Além do apoio da Comissão de Contabilidade Pública do CRCES na organização do evento, o patrocínio da Fucape Business School foi essencial para a realização do mesmo.

Confira mais fotos do evento e nossa Galeria de fotos.

Por Fernanda Rossi – Assessora de Comunicação CRCES

Colaboração: Érika Viana

chat