Conselhos Regionais de Contabilidade realizam eleições em novembro

Por Juliana Oliveira
RP1 Comunicação

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) está organizando a maior eleição do Sistema CFC/CRCs já realizada. Nos dias 17 e 18 de novembro, mais de 520 mil profissionais da contabilidade devem participar do processo que escolherá 1/3 (um terço) dos integrantes dos Plenários dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) de todos os Estados e do Distrito Federal.

As eleições dos CRCs ocorrem a cada dois anos para mandatos de quatro anos. Nesta oportunidade, será renovado um terço dos plenários e, em 2017, os outros dois terços. O voto é obrigatório para todos os profissionais da contabilidade e facultado aos maiores de 70 anos.

Para votar, o profissional tem que estar regular com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua jurisdição, inclusive quanto a débitos de qualquer natureza. Diferentemente de como ocorria em outros exercícios, quando o profissional podia regularizar sua situação financeira durante o processo eleitoral, este ano ele tem até o dia 6 de novembro para quitar débitos existentes.

Desde 2009 as eleições ocorrem por meio eletrônico. Para este pleito, foi contratada uma empresa, via licitação, com larga experiência em eleição eletrônica, a Scytl. “Nosso objetivo é tornar cada vez mais simples e eficiente o processo eleitoral”, conta o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional e coordenador da Comissão Eleitoral do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior. Para garantir a lisura e segurança de todo o processo, também foi contratada uma empresa de auditoria de sistema, a Security Labs, que já realizou auditoria eleitoral de várias entidades de classe. “O que há de mais moderno em segurança eleitoral está sendo aplicado. Qualquer chapa inscrita pode solicitar uma apresentação do sistema, que será feita pela Scytl, e estamos capacitando os Regionais para que não haja nenhuma dificuldade em relação ao sistema”, detalha Aécio.

No dia 18 de agosto, a Comissão Eleitoral do CFC realizou treinamento com representantes de todos os CRCs para debater e tirar as dúvidas sobre as normas eleitorais, apresentar o sistema e detalhar o calendário do pleito.

Todo o processo eleitoral ocorre em site específico, o www.eleicaocrc.com.br. Nele consta o campo de votação, o espaço para escolha da jurisdição – o profissional só vota em chapas do seu Estado –, local para esclarecer dúvidas e para trocar e obter nova senha. Se estiver impedido legalmente ou enfermo, o profissional pode justificar o voto. Logo após o encerramento da votação, o site trará um campo para justificativa. A não participação ou não justificativa acarretará multa de R$ 127,20 – o equivalente a 30% do valor da anuidade do técnico em contabilidade no exercício de 2015. O site estará no ar de 8 de outubro a 31 de dezembro.

Com objetivo de unificar as diversas informações sobre o processo eleitoral, a Comissão do CFC elaborou o Manual Eleitoral. Nele, profissionais, membros das Comissões Eleitorais dos CRCs e os próprios CRCs encontrarão a legislação e as orientações sobre o processo. “Fizemos uma atualização de normas, informações e procedimentos que estavam segregadas em diversos documentos e lugares e produzimos um material único, com o intuito de facilitar o acesso a todos os públicos envolvidos no pleito”, conta o vice-presidente Aécio, idealizador do manual. O conteúdo ficará disponível na página da eleição.

Além disso, caso precise de mais esclarecimentos sobre as eleições, o profissional contará com web chat e uma central telefônica, que ficarão disponíveis de 28 de outubro a 24 de novembro, em horário comercial. Um email específico também poderá ser enviado, em qualquer horário, dentro deste período.

As eleições começam no dia 17 de novembro, às 8h, e terminam no dia 18 de novembro, às 18h, horário local. Os resultados serão anunciados, simultaneamente, para todos os Estados e para o DF, logo após o término das eleições em todo o Brasil. “As eleições são um momento muito importante, em que os profissionais escolhem os seus representantes, que determinarão os rumos da profissão no próximo período. Estamos trabalhando muito para que o processo eleitoral esteja à altura da importância que ele tem e estou certo de que será um sucesso”, afirma Aécio.

chat