Abertura oficial do IX ENMC marcada por momentos emocionantes

FONTE: ASSESSORIA CRC-ES

Por Fernanda Rossi

Entre os dias 27 e 29 de novembro, em uma iniciativa ousada, foram realizados três eventos de contabilidade a bordo do transatlântico MSC Preziosa, dos quais participaram aproximadamente 80 profissionais do Espírito Santo. Foram  o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), o Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis e o Fórum de Administração Pública Responsável.

Abertura oficial do IX ENMC marcada por momentos emocionantes

ENMC13+002

 

“Ousadia e coragem, seu nome é mulher.” Esta frase, apresentada no vídeo de abertura do IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), já sinalizava como seria o restante do evento, realizado a bordo do transatlântico MSC Preziosa, entre os dias 27 e 29 de novembro.

Ao término do vídeo deu-se início à composição da mesa de honra que foi ocupada  pelo presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; pelo comandante do navio, Giuliano Bossi; pelo anfitrião do evento e presidente do CRC-SP, Luiz Fernando Nóbrega; pela presidente da ABRACICON, Maria Clara Cavalcante Bugarim; e pelo presidente da FBC, José Martonio Alves.

 Também fizeram parte da mesa o presidente da FENACON, Valdir Pietrobon; o conselheiro do IBRACON, Eduardo Antonio Serrano; o presidente da CTOC, António Domingues de Azevedo; o detentor da medalha Joaquim Lyra, José Maria Martins Mendes; e o presidente da Associação Nacional de Promotores de Fundações, o promotor Marcelo Henrique dos Santos.

ENMC13+004

Interpretação do Hino Nacional surpreende

Após a composição da mesa, os participantes levantaram-se para a execução do Hino Nacional, o momento, emocionante por si só, recebeu um toque especial ao ser interpretado pelo músico, arranjador e compositor Davi Valente.

Davi foi diagnosticado, ainda criança, com uma má formação nos membros superiores, o que comprometeu o desenvolvimento de suas mãos, mas isso não impediu que o seu amor pela música fosse abalado.

Estudou música e aprendeu a tocar teclado com os pés. Dono de uma simpatia contagiante e detentor de uma belíssima voz comoveu os participantes que ouviam-no interpretar o Hino Nacional. Um verdadeiro exemplo a ser admirado.

Descontração: Juarez no comando do navio 

Também houve muita descontração na abertura, como o momento em que o presidente do CFC, Juarez Carneiro, recebeu das mãos do capitão do navio, Giuliano Bossi, uma âncora, simbolizando que Juarez, daquele momento em diante, estaria no comando do MSC Preziosa.

Juarez agradeceu a homenagem e em seguida o capitão brincou: “Se acontecer algo durante o evento a culpa agora é do Juarez”, o que rendeu boas risadas aos espectadores.

 Pronunciamentos das autoridades

O presidente do CRC-SP e anfitrião do evento, Luiz Fernando Nóbrega, foi o primeiro a se pronunciar, momento em que destacou a grandiosidade do evento, não só pelo seu tamanho, inovação e infraestrutura, mas porque visa engrandecer e valorizar a classe contábil.

Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e coordenadora do ENMC, Maria Clara Bugarim, destacou que participar do Encontro Nacional “é um momento que proporciona o encontro da mulher contabilista consigo mesma, com antigas colegas e com as mais recentes”, além de contribuir para integração das profissionais com seus familiares.

Após, o presidente do CFC, Juarez Carneiro, iniciou seu pronunciamento cumprimentando as autoridades presidentes e também todas as mulheres contabilistas pela participação no evento.

Destacou as ações realizadas neste ano em virtude da Campanha 2013: Ano da Contabilidade, que tem como objetivo principal a busca pelo reposicionamento do profissional perante a sociedade e anunciou que, em dezembro, acontecerá o lançamento da campanha “2014: Ano Mundial da Contabilidade”, na Itália, durante o Congresso de Contabilidade.

Juarez destacou também que o Conselho Federal de Contabilidade entregará um conjunto de propostas dos profissionais da contabilidade para a presidente Dilma Rousseff contendo sugestões de melhoria que abordará temas como: a reforma tributária; a nova contabilidade pública; a prestação de contas de entidades esportivas, em decorrência da realização da Copa do mundo e das Olimpíadas no Brasil; além de outros assuntos de interesse da classe.

Finalizou sua fala destacando o orgulho em ter participado de todas as edições do ENMC realizadas e disse que no evento que aconteceu em Florianópolis lançou a seguinte questão: Que segredo tem guardado a mulher para fazer tão bem, tantas coisas, ao mesmo tempo?

“Fiz um editorial com essa questão no ENMC realizado em Florianópolis e após 15 anos ainda não consegui a resposta”, finalizou Juarez.

 Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis e Fórum de Administração Pública Responsável

 Paralelamente ao IX ENMC foram realizados o Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis e o Fórum de Administração Pública Responsável, em auditórios distintos, dos quais participaram, aproximadamente, 300 profissionais da área pública, recém-formados em ciências contábeis e também estudantes.

Ao todo participaram dos três eventos aproximadamente 2000 profissionais e estudantes.

 

chat