CRCES ESTÁ PRESENTE NO COMITÊ DO PROJETO EXCELÊNCIA MUNICIPAL

Na quarta-feira (12/04) o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), Haroldo Santos Filho, esteve presente na reunião do comitê gestor do Projeto Excelência Municipal. Na ocasião foi apresentada a primeira versão da plataforma digital do Projeto Excelência Municipal para uma avaliação colaborativa pelos representantes, onde CRCES é partícipe no comitê gestor do projeto.

   

Sociedade

O presidente Haroldo Santos Filho pondera a necessidade do uso da plataforma. “A importância para a coletividade é absurda. Não adianta gerar números do poder público se eles não podem ser interpretados pela sociedade”, destaca. O planejado é que a plataforma esteja finalizada em outubro e o acesso liberado em novembro.

Entenda a iniciativa, a partir do Espírito Santo em ação

O Excelência Municipal é um web site público que relata os principais dados de desempenho para todos os municípios ao longo do tempo. É um retrato de cada município a cada ano para a comparação dele com ele mesmo. O objetivo é avaliar o esforço do município ao longo do tempo em melhorar os resultados, medidos por indicadores estratégicos em diversas áreas de interesse da sociedade, além de medir a eficiência da gestão pública.

Foram construídos 19 indicadores, divididos em sete áreas: finanças públicas, educação, saúde, emprego e renda, violência, assistência social, habitação e saneamento. A avaliação poderá ser utilizada pela sociedade como um indicador do trabalho realizado pelos gestores dos municípios, reconhecendo os bons resultados e mostrando a oportunidades de melhorias,

O Comitê Gestor é formado pelo Espírito Santo em Ação, CRCES, Instituto Jones do Santos Neves (IJSN), Ministério Público (MPES), Tribunal de Contas, OAB-ES, SEDES, SEFAZ, SEG, SEP, SECTI, Conselho Regional de Economia do Espírito Santo (Corecon-ES).

chat