Painel reúne contadores públicos para elaboração de proposta sobre o novo Sistema Cidades

O Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRCES), com o apoio da Comissão de Contabilidade Pública (CCP) realizou nessa terça-feira (25/04), dia do Profissional da Contabilidade, o painel: Desafios do envio da prestação de contas via Sistema Cidades. O evento contou com a participação de 72 profissionais de contabilidade.

Contadores públicos de autarquias e prefeituras participaram do evento

O evento teve como um dos objetivos realizar um levantamento das dificuldades dos municípios e dos órgãos do Estado no envio da Prestação de Contas para o TCEES utilizando a nova plataforma recém implantada, denominada como “Sistema Cidades”.

Simony Rátis

 

Simony Rátis, integrante da Comissão, explica que a proposta do Painel foi fazer um trabalho de grupo levantando as dificuldades recorrentes dos contadores públicos, para no final gerar um documento formal com a chancela do CRCES, pedindo apoio para resolver os problemas identificados.

Vanessa Gomes

Vanessa Gomes Nunes, contadora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz,  ressalta a relevância do evento. “O painel mostrou que o problema é geral. Só tenho a elogiar o CRCES e gostaria que esse evento fosse feito mais vezes, com referência ao contador público”, comenta.

 

Orquestrando as necessidades

 

Elizeu Crisostomo e Simone Velten

Segundo a vice-presidente de Controle Interno, e integrante da Comissão, o evento foi construtivo, depende agora dos encaminhamentos que serão dados. Foi feito o trabalho de orquestrar as necessidades e encaminhar, mas como será recebido no TCEES, nesse momento cabe à atuação do presidente do Tribunal para levar essas demandas para determinados atores.

Contador e professor Elizeu Crisostomo, membro da CCP, demonstrou satisfação pela grande participação dos presentes e pelo envolvimento dos profissionais dos municípios.

Felipe Soares

Felipe Soares Simões, aluno do 6º período de Ciências Contábeis na UFES, relata que foi muito interessante observar o debate com os contadores públicos com intuito de chegar a um consenso para encaminhar uma proposta.

Fernando Assunção

O Painel gerou a elaboração de um relatório final do trabalho e na próxima reunião da Comissão de Contabilidade Pública vai ser formalizado um ofício, que deverá ser entregue para as três entidades: a Associação dos Municípios do Estado (AMUNES), o TCEES, e o Governo do Estado. Só para o Tribunal de Contas são mais de 40 reivindicações. “Seria bom que o Tribunal pudesse ouvir nossa proposta para entender a dificuldade que estamos passando. A expectativa é que a situação melhore. Porque estamos fazendo nossa parte”, explica o contador público da Prefeitura de Vitória, Fernando Assunção de Oliveira.

Soleane de Oliveira

“Devido ao envio das prestações de contas, através do novo sistema realmente verificamos que o profissional está precisando de ajuda. Hoje quem é o responsável por enviar essas informações é o contador de cada município. Ainda mais que existem prefeituras em que um contador trabalha para vinte órgãos. O profissional precisa gerenciar tudo. Por isso foi elaborado o documento”, explica Soleane de Oliveira, membro da Comissão de Contabilidade Pública.

 

Lucélia e Patrícia

As contadoras Luciléia de Fátima e Patrícia de Andrade Barbeta, ambas da Secretaria de Turismo do Estado o evento foi esclarecedor. “O evento foi muito produtivo, focou em várias necessidades que temos. Houve muitos problemas na parte da prestação de contas no sistema via Cidades, e a intenção é melhorar. O CRCES está de parabéns. É muito importante ter encontros voltados para os contadores públicos”, comenta Patrícia.

 

Grupo de discussão

A dinâmica do painel aconteceu de forma a criar uma interação entre os participantes. Logo após as apresentações dos painelistas, os profissionais se organizaram em grupos para discutir as propostas.

Warlen Luís Miranda

Warlen Luís Miranda, membro da CCP e representante da Empresa que desenvolve Software para Gestão Pública explicou que a iniciativa do evento partiu da Comissão. “Sabíamos da dificuldade dos municípios e sentimos falta de uma comunicação entre as instituicões, contadores, CRCES e Tribunal de Contas. O Conselho fez a mediação entre partícipes para tirar dúvidas sobre questões de treinamentos para o Sistema Cidades”, ressalta.

O evento teve uma “inscrição social” para cada participante e arrecadou diversas fraldas geriátricas que serão doadas posteriormente para uma Instituição Assistencial credenciada.

chat