Painel realizado na Multivix/Serra debate sobre NOCLAR

Representando a classe contábil, o vice-presidente de Fiscalização do CRCES, Roberto Schulze, participou na última quinta-feira (11/05) do painel de debates sobre o NOCLAR, que é a nova regra para o Código de Ética da Categoria, que está em discussão no CFC, e prevista para entrar em vigor em julho/2017. Permitindo que o contador informe aos órgãos competentes inconformidades ou ilegalidades encontradas nas empresas e demais entidades para as quais presta serviço.

O evento aconteceu na Faculdade Multivix Campus Serra e apresentou a interpretação e avaliação da sua aplicação no ambiente brasileiro em discussão no CFC. Estavam presentes turmas do curso de Ciências Contábeis e os professores Francinei Marques Marcelino (idealizador do evento) que apresentou o painel: NOCLAR Resposta ao Descumprimento de Leis e Regulamentos e Alexandre Thiebaut que apresentou aspectos jurídicos da mudança. O painel também discutiu quais serão os possíveis impactos no dia a dia do contador e do auditor independente.

Roberto Schulze

O objetivo do painel foi discutir como os profissionais de contabilidade devem se preparar para as mudanças previstas no NOCLAR, e quais são os impactos no dia a dia do contador e auditor independente.

Diego da Silva Figueiredo

Diego da Silva Figueiredo, aluno do 8º período de Ciências Contábeis, na Multivix/Serra acredita que a discussão foi de suma importância porque vai contribuir com uma grande valorização para o profissional da contabilidade. “O assunto precisa ser abordado porque é uma norma que vai entrar em vigor, é bom se antecipar, para depois quando passar a valer a gente não ser pego de surpresa e já estar inteirado do assunto”, completa.

Suelen Cristine Batista Cruz

Suelen Cristine Batista Cruz, aluna do 6º período de Ciências Contábeis na Multivix/Serra afirma que nos eventos em que são discutidas novas legislações são válidas as opiniões de outros profissionais porque enriquece o aprendizado.

Francinei Marques

Francinei Marques, professor de Ciências Contábeis na Multivix/Serra explica que o tema é importante para que os alunos levem a discussão para as empresas, e com isso elas vejam como vão se preparar na estruturação no próprio sistema de Compliance, dos códigos de conduta e dos próprios códigos de ética em função do novo código de ética do contador.

“A relevância desse evento pedagógico é trazer para a sala de aula experiências da vivência prática de profissionais, como o Roberto Schulze do CRCES, da aplicação do código de ética no dia a dia das organizações e do profissional contábil“, ressalta Francinei.

Roberto Schulze explica que o NOCLAR é um complemento ao que os profissionais contábeis já possuem no código de ética da profissão; ao dar ao profissional a condição de relatar fatos que são contrários à legislação. Segundo Roberto, o profissional deve buscar constantemente a atualização.

chat