Clique aqui para saber mais sobre a nossa política de privacidade.
FONTE: RECEITA FEDERAL
Por Fernando Rossi
Integrantes do Ministério do Trabalho e da Previdência, da Receita Federal, do INSS e da Caixa Econômica Federal, entidades que desenvolvem conjuntamente a nova forma de apresentação dos dados fiscais e trabalhistas, batizado de eSocial, repactuaram novo cronograma para implantação por parte das empresas.
O eSocial vem sendo testado desde o ano passado, mas ainda provoca temores por possíveis erros de informação em sua fase de implantação, por isso, o aumento de prazo para testes e adaptação das empresas é importante.
Confira os novos prazos para a implantação do eSocial:
Suporte à geração do eSocial:
o Disponibilização do aplicativo para qualificação do cadastro dos trabalhadores existentes nas empresas – março/2014 – Consulta CPF, PIS/NIT e data de nascimento na base do sistema CNIS.
o Manual de especificação técnica do XML e conexão webservice – abril/2014.
o Ambiente de testes para conexão webservice e recepção dos eventos iniciais (pré-produção) – Disponível a partir de maio/2014.
o Ambiente de testes para conexão webservice e recepção do cadastramento inicial dos trabalhadores – disponível a partir de julho/2014.
Cronograma Estimado:
o Obrigatoriedade de prestar a informação via eSocial – módulo empregador doméstico – 120 dias após a publicação da regulamentação da EC 72/2013.
o Implantação do eSocial por fases para o primeiro grupo de empresas – Empresas de Lucro Real:
– Até 31/10/2014 – Cadastramento inicial.
– A partir da competência 10/2014 – Envio dos eventos mensais de folha e apuração dos tributos.
– A partir da competência 01/2015 – Substituição da GFIP.
o Implantação do eSocial com recolhimento unificado – Segurado Especial e Pequeno Produtor Rural – a partir de 1º de maio de 2014.
Cronograma Estimado:
o Implantação do eSocial por fases para o segundo grupo de empregadores – Empresas de Lucro Presumido, Simples Nacional, Entidades Imunes ou Isentas, MEI, Produtores Rurais e demais equiparados às empresas: Está em análise junto aos Ministérios e à Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
o Entes Públicos – Administração Direta, Autárquica e Fundacional da União, Estados, Distrito Federal e Municípios – Cadastramento inicial até 31/01/2015. Entrega da primeira competência do eSocial (01/2015) – até 07/02/2015.
o Substituição da DIRF, RAIS, CAGED e outras informações acessórias e Entrada do módulo da reclamatória trabalhista – A partir do AC 01/2015.