O XXVII ENECIC promete ficar para a história do ES

FONTE: ASSESSORIA CRC-ES

XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis

e o Ano da Contabilidade no Brasil

Nos próximos dias 09, 10, 11 e 12 de julho, o SESC de Guarapari será palco do XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Contábeis (ENECIC), que terá como tema “Contabilidade e Finanças no Mundo dos Negócios: Perspectivas e Desafios”.

 

O evento está sendo realizado pelo Centro Acadêmico Livre de Ciências Contábeis (CALCIC), da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Além disso, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) e a Fucape Business School estão atuando como parceiros do evento, através de patrocínio, com a aquisição de estande, e dando apoio operacional à comissão organizadora.

 

Como o evento acontece no estado o CRC-ES não está medindo esforços para conceder o apoio que os organizadores necessitam, desde questões relacionas à agenda de palestrantes, passando pela assessoria de comunicação do evento, até a divulgação e convite de autoridades para participação da solenidade de abertura.

 

A abertura do evento contará com a presença do presidente do CFC, o contador Juarez Domingues Carneiro, que ministrará a palestra sobre a campanha de valorização profissional “2013: Ano da Contabilidade”. Também estará presente na solenidade a presidente do CRC-ES, Cristina Amélia Fontes Langoni, além de autoridades da contabilidade e do cenário político local.

 

No decorrer do evento acontecerá um ato público em prol da valorização da classe contábil. Os estudantes passarão pelas ruas de Guarapari ao som de trio elétrico e cornetas, e segurando cartazes para chamar a atenção da sociedade para essa questão.

 

A Campanha Nacional

O CFC em parceria com outras instituições da classe contábil lançou neste ano a campanha nacional de valorização profissional, intitulada “2013: Ano da Contabilidade”, cujo lançamento oficial foi realizado em sessão solene do Congresso Nacional, no dia 18 de março.

 

A ideia é que 2013 seja um marco na história da Contabilidade brasileira. Diante disso, a Campanha está sendo desenvolvida por meio de ações sistematizadas e organizadas, inclusive na grande mídia.

 

A profissão contábil atualmente se destaca no cenário econômico, político e social, sendo uma das cinco profissões mais demandadas no mercado de trabalho em todo o mundo. Além disso, é a linguagem universal dos negócios e também uma das maiores difusoras da responsabilidade socioambiental.

 

O Projeto 2013: Ano da Contabilidade tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do profissional da Contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do país, fortalecendo a imagem da classe como indispensável nas empresas, no setor público e nas entidades do terceiro setor.

 

Esse projeto tem o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) e sindicatos filiados, do Instituto dos Auditores independentes do Brasil (Ibracon), das Federações estaduais e seus sindicatos filiados, das demais entidades da classe contábil e de renomadas empresas de auditoria. Dessa forma, lideranças e organizações ligadas à profissão estão se unindo para que toda a sociedade reconheça o verdadeiro papel do profissional da Contabilidade.

 

Segundo Juarez Carneiro “os contadores e técnicos de todo o país tem agora a oportunidade de registrar seu nome em mais um capítulo da história da Contabilidade no Brasil”.

 

A campanha já tem um site www.anodacontabilidade.org.br, em que os Conselhos Regionais de Contabilidade estão inserindo as ações realizadas em prol do Ano da Contabilidade em seus respectivos estados.

 

Programação do evento

O ENECIC contará com uma agenda bem diversificada em que será possível escolher entre palestras, minicursos, talk shows, além de apresentação de trabalhos científicos e agendas culturais.

 

Palestrantes renomados participarão desse evento como: o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do ES, Cristina Amélia Fontes Langoni; o fundador da marca COBRA D’�?GUA, Lucas Izoton; entre outros.

 

Além disso, os participantes poderão conferir novidades na feira de estandes.

 

Inscrições

As inscrições cabem em qualquer bolso, sendo que os participantes podem escolher entre as opções de hospedagem e também de alojamento na hora de se inscreveram no evento.

 

Aqueles que querem tranquilidade não são obrigados a pagar pelas festas, pois é possível comprar esse pacote separadamente. Outro atrativo é a forma de pagamento, que pode ser dividida no cartão de crédito.

 

De acordo com a comissão organizadora a expectativa é de que, aproximadamente, 800 pessoas participem do evento, entre profissionais e estudantes de ciências contábeis e, também, de áreas afins.

 

O período para as inscrições foi encerrado, mas ainda podem ser feitas via contato com o financeiro do evento, através do e-mail financeiro@enecic.com.br.

 

 

Para mais informações acesse o site www.enecic.com.br ou faça contato através do e-mailgeral.enecic@gmail.com

chat